O que são labirintite e desordens de equilíbrio
Uma desordem de equilíbrio, cujo tipo mais conhecido é a labirintite, é qualquer distúrbio que faça com que a pessoa sinta-se instável,
tonta, atordoada, ou com sensação de movimento, flutuação ou de girar.
Um órgão no ouvido interno chamado labirinto é uma parte importante do sistema vestibular (de equilíbrio). O labirinto interage com outros sistemas do corpo, como o visual e músculo-esquelético, para manter a posição do corpo. Esses sistemas, juntamente com o cérebro e sistema nervoso, podem ser a fonte de problemas de equilíbrio. Quando ocorre inflamação nos labirintos acontece a labirintite, uma das desordens do equilíbrio. O sistema vestibular interage com o visual para manter objetos em foco quando a cabeça está movendo. Receptores nas articulações e músculos também são importantes para manter o equilíbrio. O cérebro recebe, interpreta e processa as informações desses sistemas que controlam o equilíbrio.
Sintomas da labirintite e desordens de equilíbrio
Quando o equilíbrio está prejudicado, a pessoa tem dificuldade de manter a orientação. Por exemplo, pessoas com labirintite ou outra desordem de equilíbrio podem sentir
a “sala rodando” e não ser capazes de caminhar sem cambalear, ou podem não conseguir nem se levantar. Alguns dos sintomas de labirintite e outras desordens de equilíbrio são:
* Sensação de vertigem ou tontura.
* Queda ou sensação de que está caindo.
* Visão turva.
* Desorientação.
Algumas pessoas também podem sentir náusea, vômito, diarréia, desmaio, alterações no batimento cardíaco e pressão sanguínea, medo, ansiedade, ou pânico. Algumas reações aos sintomas são fadiga, depressão, e diminuição da concentração. Os sintomas podem aparecer e desaparecer em curtos períodos de tempo,
ou podem durar por bastante tempo.
Causas da labirintite e outras desordens de equilíbrio
A labirintite pode ser causada por infecção (viral ou bacteriana), lesão na cabeça, alergia, desordens na circulação sanguínea afetando o ouvido interior ou cérebro, ou reação a certos remédios. Outras possíveis causas de desordens de equilíbrio são doenças, envelhecimento, problemas cerebrais, ou lesões no sistema visual ou músculo-esquelético. Sinais conflitantes ao cérebro sobre a sensação de movimento podem causar cinetose, uma doença caracterizada pela sensação de enjôo e/ou náusea quando se anda em qualquer meio de transporte. Alguns sintomas da cinetose são tontura,
sudorese, náusea, vômito e desconforto generalizado. Desordens de equilíbrio podem ser decorrentes de problemas em qualquer uma dessas quatro áreas:
* Labirintos (labirintite).
* Desordem vestibular central, um problema no cérebro e nervos conectados.
* Desordem sistêmica, um problema do corpo e não da cabeça ou cérebro.
* Desordem vascular ou problemas de circulação sanguínea.
Tipos de desordens de equilíbrio
Alguns tipos de desordens de equilíbrio são labirintite, vertigem posicional paroxística benigna (VPPB), doença de Ménière, neuronite vestibular e fístula perilinfática.
Vertigem posicional paroxística benigna (VPPB) é uma sensação intensa de vertigem que ocorre devido a mudança de postura específica na cabeça. A causa da vertigem posicional paroxística benigna é desconhecida, mas ela poderia ser ocasionada por infecção no ouvido interior, lesão na cabeça ou envelhecimento.
Labirintite é uma infecção ou inflamação no ouvido interior que causa tonteira e perda de equilíbrio.
Doença de Ménière é uma desordem no equilíbrio do fluido do ouvido interno que causa episódios de vertigem, perda de audição, zumbido no ouvido, e sensação de ouvido cheio. A causa da doença de Ménière é desconhecida.
Neuronite vestibular é uma infecção, geralmente viral, do nervo vestibular.
Fístula perilinfática é um vazamento do fluido do ouvido interno para o ouvido médio. Ela pode ocorrer depois de lesão na cabeça, esforço físico vigoroso, ou
ser de causa desconhecida.
Diagnóstico da labirintite e outras desordens de equilíbrio
O diagnóstico das desordens de equilíbrio pode ser complicado porque há muitos tipos
diferentes (labirintite, VPPB, doença de Ménière, neuronite vestibular, fístula perilinfática) e porque outras condições médicas
-- incluindo infecções no ouvido, alterações na pressão sanguínea, e alguns problemas de visão
-- e alguns medicamentos podem contribuir para os problemas de equilíbrio. Uma pessoa experimentando tontura deve procurar um médico, preferencialmente otorrinolaringologista, para avaliação. O otorrinolaringologista geralmente obtém um histórico médico detalhado e faz exame físico. Ele também pode pedir mais testes baseados nos sintomas do paciente e condição de saúde.
Tratamento da labirintite e outras desordens de equilíbrio
Há várias opções de tratamento para as desordens de equilíbrio. Uma opção inclui tratamento para a doença ou desordem que possa estar contribuindo para o problema de equilíbrio, como infecção no ouvido, derrame ou esclerose múltipla. O tratamento individual varia e será baseado nos sintomas, histórico médico, saúde geral, exame médico, e resultados dos testes médicos.
Outra opção de tratamento inclui exercícios de retreinamento de equilíbrio (reabilitação vestibular). Os exercícios incluem movimentos da cabeça e corpo especificamente desenvolvidos para o paciente. Essa forma de terapia visa promover compensação para a desordem de equilíbrio.
Para pessoas diagnosticadas com doença de Ménière, pode ajudar mudança na dieta reduzindo a ingestão de sódio. Para algumas pessoas, reduzir o álcool, cafeína e evitar a nicotina também podem ajudar. Alguns antibióticos e remédios são usados para tratar a doença de Ménière.
|