Lesões esportivas: como prevenir

Atleta alongando - NIH

Você já ouviu falar dos muitos benefícios da atividade física para a saúde. Além de melhorar seu condicionamento físico, a prática de exercícios e esportes também pode melhorar sua auto-estima, coordenação e disciplina (particularmente em crianças). Porém, esses benefícios podem ter um preço: lesões esportivas. Afortunadamente, você pode prevenir muitas lesões esportivas com precauções simples.

Esportes de contato, como futebol, oferecem riscos óbvios de lesões. “Os maiores índices de leões ocorrem em esportes que envolvem contatos e colisões”, diz Dra. Lynne Haverkos, pediatra no NIH (National Institutes of Health). “Lesões na cabeça são as mais sérias e em torno de 21% das lesões cerebrais traumáticas em crianças no EUA está relacionada a esportes e atividades recreativas como ciclismo e skate”, explica Dra. Lynne Haverkos.

PUBLICIDADE

É por isso que a primeira coisa que você precisa se certificar é se está usando os equipamentos de segurança apropriados para seu esporte. 

Porém, qualquer parte do seu corpo pode se lesionar durantes esportes ou exercícios físicos. Muitas lesões envolvem o sistema músculo esquelético: músculos, ossos e tecidos relacionados, como cartilagens. “Torções e distensões estão entre as lesões mais comuns”, explica Dra. Haverkos, adicionado “joelhos, tornozelos e pulsos são as articulações mais comumente lesionadas”.

Equipamentos podem influenciar nesses tipos de lesões também. Desde calçados apropriadados para corrida, até os patins corretos para patinação, bons equipamentos que se ajustam perfeitamente podem ajudar a prevenir muitos problemas.

Lesões esportivas em jovens e crianças

As pessoas tendem a ter diferentes tipos de lesões. Os ossos, músculos, tendões e ligamentos de atletas jovens, por exemplo, ainda estão em crescimento e mais susceptíveis a lesões. Suas placas de crescimento são mais fracas que os ligamentos e tendões próximos.

PUBLICIDADE

Crianças que ainda estão aprendendo um esporte possuem maior risco de lesões. Elas podem ser mais susceptíveis a quedas ou colisões porque o corpo ainda não está treinado para se mover da forma correta para o esporte. Caso seu filho pratique esportes, certifique-se que ele está sendo orientado por um profissional qualificado, que o ensinará a técnica correta. Também verifique se o equipamento esportivo do seu filho se ajusta apropriadamente, e que ele o está usando da forma correta. Além disso, veja se o local da prática esportiva é seguro. Campo de futebol esburacado e traves do gol sem manutenção podem causar lesões sérias.

Dra. Haverkos diz que o ideal é que as crianças sejam agrupadas de acordo com seu nível de habilidade e tamanho, não pela idade. Se isso não for possível, deve-se elaborar atividades para acomodar crianças com diferentes níveis de habilidade. Quando duas crianças da mesma idade, mas diferentes níveis de maturidade física, competem entre si, a menos madura fisicamente terá maior risco de lesão.

Outro erro que os pais frequentemente cometem é forçar seus filhos em um nível de competição para o qual eles não estão preparados. Dra. Haverkos diz: “competição deve ser menos importante do que se divertir e socializar. O esporte fornece formas valiosas de estar fisicamente ativo, desenvolver habilidade, sociabilizar e se divertir”.

Pais e treinadores nunca devem forçar uma criança com dor. “Se você forçar lesões leves, elas podem agravar e ficar graves”, diz Dra. Haverkos.

Lesões esportivas em adultos

As crianças não são as únicas que sofrem lesões esportivas. Mais adultos do que nunca praticam esportes. Menos ágeis e fortes do que na juventude, adultos são mais propensos a lesões do que imaginam.

Você tem mais probabilidade de se machucar se não se manteve em forma. Pessoas que param de praticar atividades físicas por meses e retornam com exercícios físicos vigorosos, de forma súbita, correm mais risco de lesões. Outros com maior risco de lesões são as que acumulam toda a atividade nos finais de semana, os chamados “atletas de final de semana”.

“São as mudanças súbitas que realmente pegam as pessoas, os aumentos súbitos na atividade física”, diz Dra. Martha Murray do Children’s Hospital em Boston.

Caso esteja parado por um tempo, não tente fazer muita atividade física quando retornar. “Você deve pensar em qualquer participação esportiva como algo para o qual precisa se preparar”, diz Dra. Murray. Seja qual for a sua idade e nível esportivo, é importante treinar seus músculos e articulações de modo que tenham força, resistência e flexibilidade. “Comece devagar e então aumente gradualmente seu nível de treinamento de modo que esteja pronto para o esporte”, ela diz.

Aprender a escutar seu corpo ajudará a evitar lesões. “Se você tiver dor quando estiver fazendo uma atividade, pare”, orienta Dra. Murray.

Você pode se machucar extrapolando na quantidade de atividade física, mesmo que não tenha dor. “Se você estiver bem durante a atividade física, mas seu corpo fica dolorido a noite e bem no dia seguinte, então provavelmente é o seu organismo se adaptando. Porém, se sentir dolorido por 3 dias, então deve estar forçando muito”, diz Dra. Murray.

Praticar esportes diferentes, em dias variados, usando grupos musculares distintos (chamado cross-training) ajuda a prevenir lesões. “Esportes diversos podem sobrecarregar diferentes grupos musculares. Se você fizer cross-training, dará aos músculos e articulações mais chance de recuperação”, explica Dra. Murray. Procure uma mistura completa de condicionamento cardiovascular, treinamento de força e exercícios de flexibilidade.

Aquecimento antes da atividade, como alongamentos e jogging leve, reduz as chances de estiramento muscular e outras lesões. Certifique-se também de fazer o desaquecimento, ou volta à calma. Por exemplo, depois de uma corrida, quando os tecidos do corpo estão mais quentes e flexíveis, é a ocasião mais segura de alongar para trabalhar sua flexibilidade.

Não deixe a possibilidade de lesões o assustar. Já sabemos muito sobre como diminuir o risco de lesões. E os benefícios que você obtém dos esportes e exercícios físicos são muito importantes para ignorar.

Saiba mais:
Importância e benefícios da atividade física na saúde
Exercício físico e atividade física - Importância para a saúde
Dor no Joelho - Síndrome Patelofemoral
Tríade da Mulher Atleta
Atletas de final de semana - Lesões de fim de semana
Escute seu corpo
Cross-training para prevenir lesões e melhorar técnica
Corredores devem fazer cross-training?
Alongamentos
Desaquecimento para recuperação rápida
Aquecimento e Desaquecimento, ou volta à calma
Como tornar exercícios físicos um hábito para a sua saúde
Exercício irregular
Malhar não precisa complicar
Malefícios da atividade física sem orientação
Lesões por superuso x Lesões traumáticas
Há problema em concentrar seu treinamento esportivo quase todo no final de semana?


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2015, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH - National Institutes of Health