Não resta a menor dúvida que o ser humano está pagando um preço muito alto na saúde por causa do chamado tempos modernos. Se antes tínhamos mais tempo livre e menos conforto, em contrapartida tínhamos mais saúde porque éramos obrigados a fazer mais atividade física naturalmente. Íamos para o trabalho a pé ou de bicicleta, tirávamos duas horas de almoço desfrutadas em casa, comíamos menos, a comida era caseira e raros eram os obesos, fato facilmente comprovado em qualquer foto de rua dos anos 50. Hoje não falta oportunidade para ficar com o corpo sem se movimentar. Oito horas deitado, sentamos para tomar café da manhã, ir para o trabalho é de carro ou de ônibus porque agora tudo é longe, trabalha-se sentado e volta-se para casa de condução. Depois, assiste-se as notícias ruins da TV antes de ficar de novo na horizontal. Não há corpo que agüente isso e o sedentarismo com as conseqüências nefastas à saúde veio junto com esses tempos modernos.
Não resta também a menor dúvida que o nível de informação e o acesso a ela melhorou de tal modo que uma grande parcela da população tem consciência dos males causados pelo sedentarismo. Sendo assim, as academias de ginástica passaram a ser o meio mais eficaz de se promover a atividade física que falta na vida diária do ser humano. Para atender esse mercado emergente quase todas procuram se reciclar oferecendo novas atividades para um público cada vez mais exigente. Entretanto, antes de se optar por uma academia é preciso saber se é isso mesmo que está procurando e se a escolhida tem o seu perfil para não desistir no mês seguinte.
Veja as vantagens e desvantagens para quem opta por um desses estabelecimentos.
Vantagens: 1) Geralmente existe bastante oferta de atividades tais como musculação, step, ginástica localizada, spinning, natação, alongamento, jump entre outras. É impossível não gostar de nenhuma, mas é preciso escolher a mais parecida com você. Quem gosta de seguir um programa rígido geralmente prefere a musculação enquanto quem é mais expansivo opta pelas atividades em grupo. 2) Além de mexer o corpo saindo do sedentarismo ainda tem a parte social que é um fundamento importante nesses dias conturbados e apressados que ninguém tem tempo para conversar com ninguém até mesmo no trabalho onde as pessoas passam a maior parte do tempo. 3) A maioria das academias trabalha com o sistema de preço único para qualquer atividade. Além disso, quem pretende não desistir logo nos primeiros meses costuma fazer boas negociações reduzindo esses valores pagando antecipado. 4) Para os adolescentes academia é lugar ideal. Primeiro por conta da vitalidade natural precisando gastar toda essa energia. Em segundo lugar eles têm a necessidade de estar em grupo seja para “jogar conversa fora” ou “azarar”, como eles falam. Não importa. É válido. Normalmente quando parte deles resolve mudar de academia todos vão juntos. 5) Pode-se conseguir preços ainda melhores em horários ociosos.
Possíveis desvantagens: 1) Em horários mais concorridos a atenção profissional pode ficar prejudicada. 2) No caso da musculação pode ter que ficar aguardando a vez para usar determinado aparelho além do inconveniente da limpeza não ser totalmente assegurada. 3) Os tímidos podem ficar deslocados e não se sentirem bem com tanta gente olhando. 4) Para algumas pessoas tendo que se deslocar podem perder o estímulo principalmente se a academia não for perto de casa ou do trabalho. 5) Os mais velhos podem ficar pouco à vontade porque normalmente exigem mais atenção.
Como o maior problema que as academias hoje enfrentam é a rotatividade, alguns trabalhos bem conduzidos têm tentado mostrar os motivos que mais contribuem para elevar os números da aderência. Entre eles estão as academias que oferecem mais de 10 programas diferentes mesmo, com preços mais elevados, menor quantidade de alunos por professor e vários horários disponíveis de atividades mais vigorosas como spinning, boas esteiras e aulas mais animadas. O fator companhia de amigos e/ou familiares também conta bastante. Tomar a decisão de fazer ginástica só depende de cada um porque os governos e os órgãos competentes que gastam fortunas com as doenças não estão nem um pouco preocupados com o cidadão. Os programas bem sucedidos como o “Agita São Paulo” e o “Lazer Ativo” deveriam ser copiados, mas por enquanto é cada um por si.
Cartas para:
lcmoraes@compuland.com.br - Luiz Carlos de Moraes CREF1 RJ
003529
Para Refletir: A paciência e a flexibilidade com as coisas são as maiores virtudes. Como a água tão maleável que destrói as rochas podemos dobrar os inflexíveis. Moraes 2009.
Sobre a Ética: Não precisamos nos preocupar com os maus profissionais. Como o bêbado eles caem sozinhos. Moraes 2009.
|