Por que engordamos depois da meia-idade?

Homem correndo com biossensor - NIH News

Você sabia que em média os norte-americanos de 50 anos são 13 kg mais pesados do que quando eram jovens? Esse ganho de peso ocorre apesar da maioria das pessoas tender a comer menos com essa idade.

PUBLICIDADE

Dr. Jay H. Chung e colegas do NIH (National Institutes of Health) acham que identificaram alterações que podem explicar por que engordamos depois da meia-idade. Em estudos laboratoriais com animais, eles descobriram que uma enzima conhecida como DNA-PK desacelera nosso metabolismo, tornando gordura mais difícil de queimar. 

A equipe de cientistas descobriu que músculos de camundongos e macacos não mostram muita atividade da enzima DNA-PK até a meia-idade, quando então sua atividade atinge o pico.

Poderia o bloqueio da elevação dessa enzima promover a queima de gordura? Para responder essa pergunta os pesquisadores usaram uma droga que impede o funcionamento da enzima. Quando alimentados com dieta rica em gordura, camundongos obesos que receberam a droga não engordaram tanto quando os outros, e ainda ficaram protegidos da diabetes tipo 2. A droga também elevou o nível de condicionamento físico dos camundongos obesos e de meia-idade.

PUBLICIDADE

“Nossa sociedade costuma atribuir o ganho de peso na meia-idade à falta de exercícios, estilo de vida ruim e falta de força de vontade. Porém, esse estudo mostra que existe uma programação genética pilotada por uma superatividade enzimática que promove ganho de peso e perda de capacidade para exercícios na meia-idade”, diz Dr. Chung.

Essas descobertas foram demonstradas somente em animais. E esse tipo de droga não foi testado em humanos. Pode ser que ela não funcione em pessoas, ou tenha efeitos colaterais sérios. Até que essas questões sejam respondidas, não há pílula mágica para nos livrar do ganho de peso associado à meia-idade. Enquanto isso, siga as orientações para alimentação balanceada e atividades físicas.

Saiba mais:
Idade e metabolismo: Como evitar ganho de peso ao envelhecer
O elixir da vida longa é fazer exercício, comer pouco e meditar
Leptina e Obesidade
Obesos produzem menos hormônio da fome
Sinais cerebrais e neurobiologia da obesidade
Metamorfose Humana - Mudanças com a idade
Musculação , anti-envelhecimento e emagrecimento
Atividade física regular e controle de peso
Sedentarismo - Conceito, como largar e começar atividade física
Como praticar mais atividades físicas
Dicas para uma alimentação saudável
Riscos da obesidade para a saúde


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: copyright © 201
7
por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH - National Institutes of Health