O que é molusco contagioso?
O molusco contagioso é causado por um vírus e geralmente causa doença de pele leve. O vírus afeta somente a camada externa da pele (epitelial) e não circula pelo corpo e pessoas saudáveis.
O vírus causa caroços em forma de pequenas bolhas brancas ou rosas. Na maioria das pessoas eles variam de 2 a 5 milímetros de diâmetro e podem aparecer em qualquer local do corpo, sozinhos ou em grupo. Geralmente não há dor, embora possa coçar, inchar e/ou abrir feridas.
Molusco contagioso geralmente desaparece dentro de 6 a 12 meses sem tratamento e sem deixar cicatrizes. Algumas vezes ele pode permanecer até 4 anos.
Como as pessoas são infectadas por molusco contagioso?
O vírus que causa molusco contagioso se espalha de pessoa para pessoa ao tocar o local infectado na pele. O vírus também pode se espalhar a tocar uma superfície com o vírus, como toalha, roupa ou brinquedo. Uma vez que a pessoa tem o vírus, ele pode se espalhar para outras partes do corpo ao tocar ou coçar um caroço e então tocar outra parte do corpo. Molusco contagioso também pode se espalhar de uma pessoa para a outra através de contato
sexual, como uma doença
sexualmente transmissível.
Embora o vírus teoricamente possa se espalhar através de piscinas, saunas, banheiras ou outros ambientes quentes e úmidos, isso nunca foi provado. Pesquisas indicam que é mais provável que o vírus se espalhe através de toalhas compartilhadas na piscina ou sauna do que através da água.
O que devo fazer se achar que tenho molusco contagioso?
Se você tiver irritação incomum na pele, bolhas, caroços ou feridas que não desaparecem em alguns dias, procure um médico. Ele poderá fazer o diagnóstico e discutir as opções de tratamento
Como evitar
ser contaminado pelo molusco contagioso?
A melhor forma de ajudar a evitar a contaminação por molusco contagioso e seguir bons hábitos de higiene. Não toque nenhuma parte da pele (sua ou de outras) com bolhas ou caroços. Boa higiene das mãos é a melhor maneira de evitar muitas infecções, inclusive a por molusco contagioso. Para mais informações, leia o artigo
“Lavar as mãos - Por que é importante?”
Caso eu esteja contaminado, como evitar passar molusco contagioso para outras pessoas?
É importante manter a área com as bolhas limpa e coberta com roupa ou bandagem, de modo que outras pessoas não a
toquem. Porém, quando não houver risco de outras pessoas entrarem em contato com a sua pele, como quando dorme sozinho à noite, descubrir as bolhas ajuda a manter sua pele saudável.
Não compartilhe toalhas, roupas ou itens pessoais. Se você tiver bolhas na área genital, evite atividades sexuais até consultar um médico.
Por quanto tempo o molusco contagioso fica no corpo da pessoa infectada?
O vírus vive somente na pele e quando as bolhas somem o vírus desaparece também. Molusco contagioso não é como o vírus da
herpes, o qual pode permanecer adormecido no corpo por longos períodos e então reaparecer.
Como é o tratamento para molusco contagioso?
Você deve discutir as opções de tratamento com seu médico. Geralmente não é necessário tratamento, uma vez que as bolhas desaparecem por si mesmas
dentro de 6 a 12 meses, embora possa demorar até 4 anos. Para prevenir que o virus se espalhe para outras pessoas ou outras áreas do corpo, é importante manter cada bolha coberta.
O tratamento é mais difícil em pessoas com o sistema imunológico enfraquecido (como as com o
vírus HIV ou que recebem medicamentos para câncer). Para essas pessoas, o melhor tratamento parece ser ajudar a fortalecer o sistema imunológico.
Saiba
mais:
Lavar as mãos - Por que é importante?
Condiloma Acuminado ou Verruga Genital
Doenças sexualmente transmissíveis - DST
Herpes genital - Sintomas, tratamento, prevenção
Herpes - Cura e tratamento
Herpes - Contágio e prevenção
Herpes zoster - Sintomas, causas, tratamento
DSTs mais comuns, sintomas
Camisinha masculina contra DSTs
Infecção HPV -
Papilomavírus Humano - O que é, tratamento
Proteção contra HPV
Verrugas vulgares, comuns, genitais, planas, filiformes, plantares
Verrugas - Tratamento e prevenção
Dermatite de Contato
Dermatite herpetiforme
Psoríase - O que é essa doença de pele
Psoríase - Fotos, causa, sintomas, diagnóstico
Psoríase - O que é, causas, sintomas e tratamento
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:
|
Créditos:
Tradução:
© 2013 Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: CDC - Center for Disease Control and Prevention
|