Mova-se para a sua saúde! 
Ficar ativo ao longo do dia aumenta sua expectativa de vida

Mulher andando de bicicleta - National Cancer Institute Image Gallery

Teve um dia exaustivo? Acha que precisa sentar e descansar? Deveria mudar de ideia. Se você é como a maioria das pessoas, gasta mais da metade do tempo durante o dia sentado ou inativo: no trabalho, escola, dirigindo, vendo TV, etc. Talvez seja hora de levantar e se mover mais.

Cientistas estimam que pessoas acima de 12 anos gastam mais da metade do tempo, entre 8 e 10 horas diárias, sentadas e fazendo coisas que requerem pouca energia. O que há de mau nisso? Comportamento sedentário está relacionado a menor expectativa de vida e uma vasta gama de problemas médicos. 

PUBLICIDADE

Estudos têm mostrado que sempre que você se movimenta está melhorando suas chances de boa saúde. “Alguns de nós são de certa forma forçados a um estilo de vida sedentário por causa do trabalho, estudo ou trânsito”, diz Dra. Donna Spruijt-Metz, que estuda a obesidade infantil na University of Southern California. “Porém, pesquisas sugerem que quebrar o tempo sedentário até em pequenos períodos de atividade, como levantar da sua mesa e dar uma volta, está associado a melhor circunferência da cintura e outros indicativos de boa saúde”.

Quando você está fisicamente ativo, mesmo por pouco tempo, seu corpo está trabalhando. “Você está engajando uma ampla variedade de sistemas do seu corpo quando se movimenta”, diz Dr. Charles E. Matthews, que estuda atividade física e o risco de câncer no National Institutes of Health (NIH). “Seus músculos estão contraindo, você mantém seu equilíbrio e resiste à força da gravidade”.

Dr. Charles E. Matthews diz: “quando você está sentado, as contrações musculares e resistência do seu corpo à gravidade diminuem”. Quando você fica sentado por longos períodos, seu corpo se adapta à demanda reduzida de atividade física e desacelera seu metabolismo. Com o metabolismo mais lento, você queima menos calorias e aumenta as chances de que a energia extra seja armazenada como gordura.

PUBLICIDADE

A melhor forma de elevar seu metabolismo é simplesmente se movendo. Quanto mais se mover, melhor. Um novo estudo comandado pelo Dr. Steven Moore na NIH examinou dados de mais de 650 mil adultos, a maioria com mais de 40 anos de idade. Os pesquisadores descobriram que atividade física no tempo livre estava relacionada a expectativa de vida maior, independente de quanto a pessoa pesava.

“Descobrimos que mesmo um pouco de atividade física, equivalente a 10 minutos por dia de caminhada, estava associado a um ganho de quase 2 anos na expectativa de vida. Altos níveis de atividade física, equivalente a 45 minutos diários de caminhada, estavam associados a ganho de 4 anos ou mais na expectativa de vida. Já pessoas obesas e sedentárias perdiam em torno de 7 anos de vida comparados às com peso normal e ativas fisicamente” , diz Dr. Moore.

Os muitos benefícios da atividade física moderada ou vigorosa têm sido muito estudados. Atividade física de intensidade moderada a intensa faz seu coração bater mais forte e eleva os níveis de “bom” colesterol (HDL). Além disso, fortalece seus ossos e músculos, e diminui o risco para vários problemas de saúde como: AVC, diabetes, certos tipos de câncer, osteoporose e artrite.

É por isso que especialistas recomendam que adultos procurem praticar pelo menos 2h30m semanais de exercícios físicos de intensidade moderada, ou 1h15m semanais de exercícios físicos de intensidade vigorosa. Você poderia se exercitar em intensidade moderada 5 dias da semana por 30 minutos, ou 3 dias nas semana por 45 a 60 minutos.

Embora os benefícios da atividade física sejam claros, menos se sabe sobre o impacto a longo prazo do sedentarismo. Um estudo patrocinado pelo NIH, e conduzido por Dr. Matthews, descobriu que extensos períodos de tempo sentado pode cobrar um preço na expectativa de vida, mesmo que você se exercite. Um estudo de uma década examinou mais de 240 mil adultos. “Mesmo aqueles que se exercitavam bastante, 7 horas ou mais por semana, tinha risco elevado de morte por doenças cardiovasculares se também assistissem muita TV (mais de 7 horas por dia)”, diz Dr. Matthews. “Isso sugere que quantidade substancial de exercício físico nem sempre pode proteger contra os efeitos adversos de ficar muito tempo sentado”.

“Comportamento sedentário não é simplesmente o oposto de atividade física”, diz Dr. John Jakicic, que estuda a biologia do exercício na University of Pittsburgh. “Não é como se ou está sentando fazendo nada ou está fisicamente ativo. Existe uma zona cinza que inclui atividade leve, como levantar, caminhada causal ou ir ao mercado fazer compras."

Cientistas têm tido dificuldade de monitorar precisamente quanto tempo e em que intensidade as pessoas estão se movimentando a cada dia. Mais de uma década atrás, a maioria dos estudos sobre atividade física se baseava em relatórios respondidos pelas própria pessoas, o que pode ser impreciso.

Atualmente, tecnologias móveis, como smartphones e monitores eletrônicos de atividade, estão ajudando os cientistas a obter dados melhores. Os participantes dos estudos usam aparelhos pequenos por todo o dia. Esses aparelhos fornecem dados sobre o que as pessoas estão de fato fazendo ao longo do dia.

“É realmente o comportamento sedentário que provoca danos à saúde? O é a falta de atividade física na intensidade certa que é o problema? Não acredito que já tenhamos a resposta”, diz Dr. John Jakicic. Com a ajuda de novas tecnologias, os cientistas estão procurando as respostas.

“Baseado nas descobertas que temos visto em vários estudos até agora, acredito que é uma combinação de menores níveis de comportamento sedentário e maiores de atividade física que fornecem mais benefícios.”, diz Dr. Matthews.

“Você pode alterar sua rotina apenas um pouco por dia, de modo que se mova mais fique menos tempo sentado”, diz Dra. Donna Spruijt-Metz. “Não use o telefone celular ou email quando pode dar uma caminhada para falar com alguém pessoalmente. Obtenha um pedômetro e tente dar 10 mil passos por dia. Há muitas formas de se movimentar mais sem ir à academia de ginástica”.

A conclusão é: procure oportunidades de ficar ativo ao longo do dia. Mova-se o máximo que puder.

Saiba mais:
Como praticar mais atividades físicas
Sedentarismo
Como tornar exercícios físicos um hábito para a sua saúde
Como motivar sedentário a praticar exercícios físicos
Mudanças no estilo de vida, da saúde à doença
Hábitos Saudáveis de Vida
Atividade física regular e controle de peso
Benefícios da corrida para a saúde
Exercício físico e atividade física - Importância para a saúde
Exercício físico - Benefícios à saúde e emagrecimento
Atividade física e qualidade de vida
Elixir da vida longa é fazer exercício, comer pouco e meditar
Exercício físico na terceira idade - Benefícios
Benefícios dos exercícios físicos para idosos
Exercícios Físicos e Diabetes
Ficar em forma sem frescura
Exercício irregular
Malhar não precisa complicar
Malefícios da atividade física sem orientação
Somente 10 razões para praticar exercícios físicos
Disciplina para correr: "Eu sou o comandante da minha alma"
Caminhe! Caminhar ajuda a emagrecer e melhorar o condicionamento cardiovascular
Diabetes tipo 2: Como prevenir
Atividade física é associada à diminuição do risco para vários tipos de câncer
Você pode aumentar seu tempo de vida?
Superando as barreiras para praticar atividades físicas


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2014, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH - National Institutes of Health