Obesidade: causas e consequências

Balança - CDC

Obesidade é uma questão de saúde complexa. Ela é resultante de uma combinação de causas e fatores, incluindo comportamento individual e genética. O comportamento pode incluir padrões alimentares, atividade física, sedentarismo e uso de medicamentos. Fatores adicionais em nossa sociedade que contribuem para a obesidade incluem o ambiente alimentar e de atividades físicas, educação e promoção e propagandas de alimentos. 

PUBLICIDADE

Obesidade é uma preocupação séria, uma vez que está associada com piora da saúde, redução na qualidade de vida e contribui para várias doenças líderes em fatalidades como diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Comportamento e obesidade

Comportamentos que influenciam a obesidade incluem padrões alimentares e atividade física regular. O equilíbrio energético entre a quantidade de calorias consumidas de alimentos e bebidas e aquelas que o corpo utiliza para atividades pode prevenir o ganho de peso em excesso. Uma alimentação saudável enfatiza o consumo de grãos integrais, frutas, verduras, legumes, carnes magras, e laticínios com pouca gordura. O “Physical Activity Guidelines for Americans” recomenda que adultos pratiquem semanalmente pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada ou 75 minutos de atividade física vigorosa, ou uma combinação de ambas, conjuntamente com 2 dias de treinamento de força.

Ter um padrão alimentar saudável e praticar atividades físicas regularmente também é importante por causa dos benefícios físicos a longo prazo e prevenção de doenças crônicas como diabetes tipo 2 e doenças cardiovasculares.

Genética obesidade

Mudanças genéticas nas populações humanas ocorrem somente muito lentamente para serem responsáveis pela epidemia de obesidade. Porém, as variações de como as pessoas respondem ao ambiente que promove pouca atividade física e consumo de alimentos muito calóricos sugerem que os genes influenciam o desenvolvimento da obesidade.

PUBLICIDADE

Como os genes influenciam a obesidade

Os genes dão instruções ao corpo de como responder a mudanças no ambiente. Estudos têm identificado variações em vários genes que podem contribuir para o obesidade ao aumentar a fome e ingestão de alimentos.

Raramente um padrão claro de obesidade herdada dentro de uma família é causado por uma variação específica de um único gene. A maioria dos casos de obesidade provavelmente é resultante de interações complexas entre múltiplos genes e fatores ambientais.

Histórico familiar e obesidade

Os profissionais da saúde rotineiramente coletam o histórico médico familiar para ajudar a identificar pessoas com maior risco para doenças relacionadas à obesidade, como diabetes, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer. O histórico familiar reflete os efeitos entre parentes próximos dos genes compartilhados e ambiente. Famílias não podem mudar seus genes, mas podem alterar o ambiente familiar para encorajar hábitos de alimentação saudável e atividades físicas. Essas mudanças podem melhorar a os histórico médico da família para a próxima geração.

Doenças, medicamentos e obesidade

Algumas doenças podem ocasionar obesidade ou ganho de peso. Essas incluem doença de Cushing e síndrome do ovário policístico. Medicamentos, como esteróides e alguns antidepressivos, também podem causar ganho de peso. A ciência continua investigando a papel de outros fatores na equilíbrio energético, como a exposição a químicos e a influência do microbioma.

Consequências da obesidade para a saúde

Pessoas com obesidade possuem risco maior para uma séria de doenças e problemas de saúde, incluindo:
* Todas as causas de morte (mortalidade).
* Pressão alta.
* Elevados níveis de colesterol LDL (colesterol ruim).
* Altos níveis de triglicérides.
* Baixos níveis de colesterol HDL (colesterol bom).
* Diabetes tipo 2.
* Doença arterial coronariana.
* AVC.
* Pedra nos rins.
* Osteoartrite.
* Apneia do sono e problemas respiratórios.
* Alguns tipos de câncer (endometrial, mama, cólon, rins, fígado).
* Baixa qualidade de vida.
* Transtornos mentais como depressão e ansiedade.
* Dores no corpo e dificuldades físicas.

Saiba mais:
Riscos da obesidade para a saúde
Consequências da obesidade
Causas da obesidade
O que é obesidade
Sintomas da obesidade
Obesidade - A culpa
Sobrepeso e obesidade
Sobrepeso e obesidade - Causas
Obesidade e Genética
Exercícios físicos para pessoas com obesidade
Atividade física regular e controle de peso
Obesidade - Que exercícios fazer
Prevenção da obesidade


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2017
, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: CDC - Center for Disease Control and Prevention