Sintomas de parada cardíaca
Geralmente os primeiros sintomas de parada cardíaca são a perda de consciência
e desmaio. Ao mesmo tempo, o batimento cardíaco (ou pulso) não pode ser sentido. Algumas pessoas podem ter batimento cardíaco acelerado ou ficar tontas logo antes de desmaiarem. Dentro de uma hora antes da parada cardíaca, a pessoa pode ter dor no peito, falta de ar, náusea ou vômito.
Diagnóstico da parada cardíaca
A parada cardíaca pode ocorrer sem aviso e requer primeiros socorros rápidos. Os médicos raramente podem diagnosticar a parada cardíaca quando ela está ocorrendo. Ao invés disso, a parada cardíaca é geralmente diagnosticada depois que ela ocorre. Os médicos fazem isso eliminando outras causas possíveis para o colapso súbito da pessoa. Caso a pessoa tenha alto risco de uma parada cardíaca, ela deve procurar um cardiologista, o qual decidirá se é necessário tratamento preventivo.
Testes diagnósticos e procedimentos para detectar fatores de risco para uma parada cardíaca
Os médicos pode usar vários testes para ajudar a detectar fatores que colocam a pessoa sob risco de parada cardíaca.
Eletrocardiograma
O eletrocardiograma é um teste simples e sem dor que registra a atividade elétrica do coração. Esse teste é usado para detectar e localizar a fonte de vários problemas cardíacos. O eletrocardiograma mostra a rapidez dos batimentos cardíacos e seu ritmo. Além disso, são registradas a força e freqüência dos sinais elétricos que passam por cada parte do coração. O eletrocardiograma mostra se a pessoa já teve um ataque cardíaco.
Ecocardiograma
O ecocardiograma é um teste sem dor que envolve ondas de som que criam imagens do coração. Ele dá ao médico informação sobre o tamanho e forma do coração, assim como se as suas câmaras e válvulas estão trabalhando bem. Esse teste também pode encontrar áreas no músculo cardíaco que não estão contraindo normalmente devido ao fluxo ruim de sangue ou lesão decorrente de ataque cardíaco. Há vários tipos de ecocardiogramas, incluindo os de estresse que são feitos antes e depois um teste de esforço.
Ventriculografia das câmaras cardíacas
A ventriculografia das câmaras cardíacas mostra como o coração está bombeando sangue. Neste teste pequena quantidade de substância radioativa é injetada na veia e viaja ao coração. A substância libera energia que é detectada por câmeras especiais fora do corpo que criam imagens de diferentes partes do coração.
Ressonância magnética cardíaca
A ressonância magnética cardíaca é um procedimento seguro que usa ondas de rádio e magnetos para criar imagens detalhadas do coração. Esse teste cria imagens do coração à medida que ele bate, produzindo imagens tanto paradas quanto em movimento do coração e vasos sanguíneos importantes.
Cateterismo cardíaco
O cateterismo cardíaco é um procedimento utilizado para diagnóstico e tratamento de algumas condições cardíacas. Um tubo longo, fino e flexível chamado cateter é colocado dentro de um vaso sanguíneo no braço, coxa ou pescoço e então levado ao coração.
Estudo eletrofisiológico
No estudo eletrofisiológico o médico usa cateterismo cardíaco para registrar como o sistema elétrico do coração responde a certos medicamentos e estimulação elétrica. Isso ajuda o médico a encontrar onde o sinal elétrico está danificado.
Teste de sangue
A pessoa pode fazer teste de sangue para checar os níveis de potássio, magnésio e outros químicos encontrados no sangue que desempenham papel importante na sinalização elétrica do coração.
|