A maioria dos casos de parada cardíaca é decorrente de fibrilação ventricular, a qual é um tipo de arritmia. Na fibrilação ventricular, os ventrículos (câmaras inferiores do coração) não batem normalmente. Quando isso acontece, o coração não bombeia sangue ou bombeia muito pouco.
Fibrilação ventricular é fatal se não for tratada dentre de alguns minutos.
Outras causas de parada cardíaca são outros problemas elétricos no coração. Por exemplo, parada cardíaca pode ocorrer se a freqüência dos sinais elétricos do coração ficar muito lenta e parar. Parada cardíaca também pode ocorrer se o músculo cardíaco não respondem aos sinais elétricos.
Vários fatores podem causar problemas elétricos que levam a uma parada cardíaca, incluindo:
* Doença das artérias coronárias, a qual reduz o fluxo de sangue ao músculo cardíaco.
* Estresse físico extremo, o qual eleva o risco de atividade elétrica anormal no coração.
* Desordens hereditárias que perturbam a atividade elétrica do coração.
* Alterações estruturais no coração que fazem os sinais elétricos se espalharem anormalmente.
Doença das artérias coronárias como causa de parada cardíaca
A doença das artérias coronárias ocorre quando material gorduroso chamado placa se acumula nas artérias coronárias, as quais suprem o músculo cardíaco com sangue rico em oxigênio. A placa estreita a artéria e reduz o fluxo de sangue ao músculo cardíaco. Eventualmente uma placa pode romper, causando formação de coágulo sanguíneo que pode bloquear totalmente, ou quase totalmente, o fluxo de sangue rico em oxigênio à parte do coração alimentada pela artéria. Isso causa um ataque cardíaco.
Durante um ataque cardíaco algumas células do coração morrem e são substituídas por tecido cicatrizado. A doença das artérias coronárias é uma das causas de parada cardíaca por que esse processo danifica os sinais elétricos do coração. O tecido cicatrizado pode fazer com que os sinais elétricos se espalhem anormalmente pelo coração. Essas alterações elevam o risco de arritmias ventriculares perigosas.
Doença das artérias coronárias parece ser uma das maiores causas de parada cardíaca em adultos. Porém, muitos desses adultos não apresentam sinais ou sintomas de doença das artérias coronárias até terem parada cardíaca.
Estresse físico como causa de parada cardíaca
Certos tipos de estresse físico podem fazer o sistema elétrico do coração falhar. Exemplos incluem:
* Atividade física intensa. O hormônio adrenalina é liberado durante atividade física intensa, o qual pode engatilhar parada cardíaca em pessoas com outros problemas no coração.
* Níveis muito baixos de potássio e magnésio no sangue. Esses minerais desempenham papel importante para os sinais elétricos do coração.
* Grande perda de sangue.
* Grave falta de oxigênio.
Desordens hereditárias como causa de parada cardíaca
Algumas famílias têm tendência para arritmias cardíacas. Essa tendência é herdada e membros dessas famílias têm maior risco a uma parada cardíaca.
Alterações estruturais no coração e parada cardíaca
Alterações na estrutura e tamanho normal do coração podem afetar o sistema elétrico. Exemplos dessas alterações incluem coração aumentado devido à pressão alta ou doença cardíaca avançada. Infecções no coração também podem causar alterações estruturais.
|