A pele é a primeira camada de defesa do seu corpo contra o mundo exterior. Ela
também nos dá pistas importantes sobre nossa saúde geral. Aprenda como cuidar bem da sua pele, de modo que ela possa continuar cuidando bem de você.
A pele protege seu corpo de muitas formas. “A pele fornece uma barreira para proteger o corpo de invasões por bactérias e outros possíveis perigos do ambiente que podem prejudicar a saúde humana”, diz o dermatologista Dr. Heidi Kong da NIH (National Institus of Health).
Sua pele desempenha outras tarefas também. Ela contém terminações nervosas que o permitem sentir quando um objeto é muito quente ou perfurante, de modo que possa se esquivar rapidamente. Glândulas sudoríparas (que produzem o suor) e pequenos vasos sanguíneos na sua pele ajudam a controlar sua
temperatura
corporal. Além disso, células na sua pele podem transformar a luz solar em vitamina D, a qual é importante para os ossos.
A pele também o pode alertar de problemas de saúde. Uma erupção cutânea vermelha coçando pode ser sinal de
alergia ou infecção, e uma erupção vermelha em forma de borboleta na face pode ser sinal de lúpus. Pigmentação amarelada na pele pode indicar doença renal. Sinais escuros ou incomuns pode ser um sinal de alertar para câncer de pele. Caso note alterações incomuns da sua pele que o deixem preocupado, marque uma consulta com um dermatologista.
Sua pele pode ficar muito seca se não beber líquido suficiente ou se ficar muito tempo exposto ao sol ou a condições secas. “Ainda que
lavar as mãos possa ser importante para a boa higiene, lavar demais pode deixar sua pele seca”, diz Dr. Kong, especialmente se lavar com água quente e sabão abrasivo. Para tratar a pele seca, use cremes ou loções hidratantes, e utilize água morna ao invés de quente quando tomar banho ou lavar as mãos. Você também pode tentar umidificadores para tornar o ar na sua casa menos seco.
O sol também pode danificar a sua pele. A luz solar contém raios ultravioletas que causam
queimaduras e fazem sua pele envelhecer mais rapidamente, ocasionando mais rugas à medida que você envelhece. “Há uma forte relação entre a exposição aos raios ultravioletas e câncer de pele”, diz Dr. Kong. Então, proteja sua pele dos raios solares. Use bonés e outras vestimentas para se proteger. Utilize protetor solar com um Fator de Proteção de pelo menos 30, e restrinja o tempo que passa sob o sol durante a final da manhã e começo da tarde, quando os raios solares são mais intensos.
Muitos pesquisadores, como Dr. Kong, estão estudando o microbioma da pele - as bactérias e outros microorganismos que vivem na pele. Alguns desses microorganismos podem ser benéficos. Evidência sugere que eles ajudam a manter a pele saudável e melhoram o sistema imunológico que luta contra infecções.
“Porém, há algumas doenças de pele com associações conhecidas com certos micróbios”, diz Dr. Kong. “Estamos tentando compreender como esses micróbios deferem entre as pessoas saudáveis e aquelas com doenças de pele”. A longo prazo, cientistas podem encontrar formas de ajudar os micróbios na pele benéficos e reduzir os prejudiciais.
Saiba
mais:
Envelhecimento da pele e nutrição
Cuidados com a pele
Hidratação e higienização da pele
Bronzeamento saudável
Limpeza de pele facial - Produtos e tipos de pele
Peeling de cristal para a pele bela
Hidratação da pele - Hidratantes
Peeling
Pele sensível - Vermelhidão, ardor e coceira
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:
|
Créditos:
Tradução: copyright © 2015 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto:
NIH – National Institute of Diabetes and Digestive and Kidney Diseases
|