Causas da perda auditiva
A perda auditiva pode ter muitas causas. Algumas pessoas perdem a audição lentamente à medida que envelhecem. Essa condição é chamada presbiacusia. Os médicos não sabem as causas da presbiacusia, mas ela parece ser hereditária.
Outra causa para perda auditiva é infecção no ouvido chamada otite média, a qual pode ocasionar perda da audição se não for tratada. A perda auditiva também pode ser decorrente de certos medicamentos. Os medicamentos “ototóxicos” são aqueles que danificam o ouvido interno, as vezes permanentemente. Alguns antibióticos são ototóxicos. Até aspirina em algumas doses pode causar problemas, mas eles são temporários. Verifique com seu médico se perceber problema ao tomar algum medicamento.
Hereditariedade também é uma causa de perda auditiva, mas nem todas as formas de perda da audição acontecem no nascimento. Algumas formas podem aparecer tarde na vida. Na otosclerose, a qual acredita-se ser uma doença hereditária, um crescimento anormal de osso impede as estruturas dentro do ouvido de funcionar apropriadamente.
Uma das causas mais comuns de perda auditiva é o barulho alto, o qual pode danificar permanentemente o ouvido interno. Sons altos também contribuem para tinitus, que é a presença de sons de zumbidos no ouvido. Pancada forte na cabeça também pode causar perda auditiva.
Prevenção da perda auditiva
Perda auditiva induzida pode ser prevenida. Pode-se proteger a audição ao evitar sons acima de 85 decibéis, os quais podem danificar o ouvido interno. Procure abaixar o volume da televisão
e aparelho de som. Quando estiver envolvido em atividade com muito barulho, use equipamento para proteção auricular. Se você experimentar zumbido no ouvido ou tiver problema para escutar depois de som alto, então estava exposto a muito barulho.
Há outras formas de prevenir a perda auditiva. Se bloqueio de cera estiver causando perda auditiva, o médico pode usar tratamentos para limpar o ouvido. Deve-se consultar sempre um médico antes de usar produtos limpar o ouvido, principalmente se houver suspeita de perfuração do tímpano.
A infecção no ouvido otite média é mais comum em crianças, mas adultos também podem ter. Pode-se ajudar a prevenir infecções respiratórias superiores, e uma resultante infecção no ouvido, limpando as mãos freqüentemente. Também deve-se tomar a vacina para gripe anualmente para ajudar a ficar livre de infecções no ouvido relacionadas à gripe. Caso tenha uma infecção no ouvido, procure um médico antes que ela piore.
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|