A perda auditiva é uma das condições médicas mais comuns a afetar idosos. Aproximadamente 17% dos norte-americanos adultos têm algum grau de perda auditiva. Em torno de 1/3 e dos norte-americanos entre 65-74 anos e 47% dos com mais de 75 anos tem perda auditiva. Homens têm maior probabilidade de sofrer perda auditiva do que mulheres.
Pessoas com perda auditiva podem achar difícil conversar com amigos. Elas também podem ter problemas para entender as orientações médicas, responder a alertas, e escutar campainhas e alarmes.
A perda auditiva pode ter muitas formas. Ela pode variar de moderada, nas qual a pessoa perde a capacidade de ouvir certos sons, como vozes de mulheres e crianças, até a perda auditiva total. Ela pode ser hereditária, ou decorrente de doença, trauma, certos medicamentos, ou exposição de longo prazo a barulhos altos.
Há duas categorias gerais para perda auditiva. A neurossensorial ocorre quando há dano ao ouvido interno ou no nervo auditivo. A perda auditiva neurossensorial é permanente. Já a perda auditiva condutiva ocorre quando ondas de som não alcançam o ouvido interno. A causa pode ser acúmulo de cera, fluidos ou perfuração do tímpano. Tratamento médico ou cirúrgico pode geralmente restaurar a perda auditiva condutiva.
Uma forma de perda auditiva, presbiacusia, ocorre gradualmente à medida que a pessoa envelhece. Presbiacusia pode ocorrer por causa de alterações no ouvido interno, nervo auditivo, ouvido médio, ou ouvido externo. Algumas das causas são envelhecimento, barulhos altos, hereditariedade, lesão na cabeça, infecção, doença, certos medicamentos, e problemas circulatórios como pressão alta. Presbiacusia geralmente afeta pessoas de mais de 50 anos. Ter presbiacusia pode tornar difícil para a pessoa tolerar sons altos ou escutar o que os outros estão dizendo.
Tinitus, também comum em idosos, é a presença de sons de zumbidos nos ouvidos, freqüentemente ocasionada por exposição a barulhos altos ou certos medicamentos. O tinitus é um sintoma, não uma doença, de Omo de pode estar acompanhado de qualquer tipo de perda auditiva. Tinitus também pode ser sinal de outro problema de saúde importante, como alergias e problemas no coração e vasos sanguíneos. Tinitus pode ir e vir, ou pode persistir ou parar completamente.
Algumas pessoas podem não querer admitir que têm dificuldade de audição. Pessoas idosas que não pode escutar bem podem ficar deprimidas ou se afastar de outros para evitar a sensação de frustração ou embaraço de não entender o que estão dizendo.
Problemas de audição que são ignorados ou não tratados podem piorar. Se você tem problemas de audição, deve procurar um médico para tratamento apropriado.
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|
|