Resposta do
Professor Carlos Gomes Ventura
A palavra de origem grega "rhytmos" significa, movimento que se repete a intervalos regulares, variação de movimentos de forma constante.
No caso de corredores de fundo, os treinamentos devem ser feitos com ritmos e intensidades de acordo com os objetivos propostos na programação e nos treinamentos.
Grande parte dos corredores que participam em provas de rua, raramente fazem provas de pista, devido a isto
a programação tática para o desempenho a ser efetuado em determinada prova programada, fica
prejudicado.
Desta forma vemos atletas alterando seu ritmo de corrida, às vezes forte, às vezes fraco, fazendo no inicio da prova o ritmo do adversário, isto é comum.
O corredor que rotineiramente faz treinamentos e corridas em pista, aplicam ritmo de corrida em uma competição de acordo com o treinamento e orientação técnica.
Hoje a maior parte dos corredores fazem sua participação de forma em pirica na competição, correndo para ganhar, sem planejar o ritmo de corrida, às vezes mostram na largada serem ótimos velocistas, parecendo crianças em um festival de velocidade.
O fundamental para o corredor de fundo é ter experiência em provas de pista como 10.000 e 5.000m e
também treinos onde saiba por exemplo fazer tiros de 1.000m, 800m, 400m, enfim treinos de repetição onde as distancias preconizadas pelo técnico sejam feitas conometradamente.
Quando vemos uma prova de rua como qualquer prova de rua notamos uma grande número de corredores correndo ansiosamente para manterem uma posição, ultrapassarem seus adversários, esfaldam-se em uma subida ou na descida, pois não tem um ritmo de corrida programado, são inexperientes na maioria das vezes. Nota-se inclusive que muitos corredores fazem a competição sem
sequer ter um cronômetro para sua orientação, é tudo uma aventura.
Todo corredor que objetiva resultado, deve primeiramente fazer treinamentos de acordo com a programação anual proposta, fazer seus treinos sempre levando em conta não
somente a resistência a ser conseguida, mas sobretudo o ritmo a ser usado.
A condição para se conseguir estabelecer o ritmo é: controle de seus batimentos
cardíacos nos treinos, estabelecer nas repetições de tiros em pista tempos programados pelo técnico nas distancias de 400m. 600m.,1000m, 1200m.
Desta forma fazendo as repetições programadas e controladas ele terá a idéia exata de como desenvolver o ritmo na prova que irá participar, pois não cometerá o erro de seguir um "coelho" propositadamente colocado por um adversário, não correrá para exibir-se para televisão ou público nas calçadas, ou seja deve correr no ritmo programado, nos treinos.
Deixando os desafios de uma vitória ou de uma derrota de acordo com o momento de uma definição onde deve sobrepujar um adversário ou superar-se em sua forma física e mostrando forças, ritmo,
equilíbrio na melhora da performance, se o corredor soube manter seu ritmo programado ele certamente deverá superar-se.
O grande segredo de um "virtuose" no piano, no violino, no canto, na corrida é o ritmo, para isto ser bem enfatizado não devemos que nosso coração é ritmo.
O corredor deve saber que não vencerá uma competição com sua condição muscular apenas, vencerá com sua condição mental.
Carlos Gomes Ventura (Carlão)
blog, Telefone: (11)3686-5384, e-mail
Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide
Carlos
Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns
entre nós
corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o
livro...
|
Resposta do treinador
Nilson Duarte Monteiro
Vou começar minhas resposta com uma pergunta; Por que os maiores corredores de fundo do mundo tem um senso de ritmo fantástico? Porque quase todos eles são oriundos das provas de pista.
A evolução natural de um bom corredor de fundo vem das pistas. O sujeito quando começa a carreira no atletismo, a
seqüência natural é começar nas pistas e depois de muitos anos passar a correr na rua, ou seja, as corridas de rua para esses grandes corredores é no final da carreira.
Os treinamentos para se competir em pista dá a esses corredores um noção de ritmo que os treinamentos para corrida de rua não dão; por quê? Simples, na rua você não tem a noção exata de distância, enquanto que na pista de 400m temos essa noção, e de tanto treinarmos ritmos em métodos com o intervall-training,
adquirimos a noção exata de tempo e distância.
Vou contar uma história que aconteceu comigo e com meus filhos aqui em Brasília:
Logo que nos mudamos para cá saímos para correr no bairro em fomos morar. Disse a eles que faríamos num ritmo de 5/1, depois de 1h10m chegamos em casa e eu disse que
havíamos corrido 14km e eles caíram na gargalhada, dizendo que eu chutei brabo. Fiquei tão revoltado com os moleques, que os fiz me acompanhar de bicicleta para marcar o percurso. Marquei o percurso com o
velocímetro da bicicleta e tinha errado na minha medição de ritmo, deu 14,3km, ou seja, errei por 300m o que não é nada para essa distância.
O que me deu esse senso de ritmo foi os treinamentos de pista, minha vida de corredor de pista por mais de 10 anos.
Hoje temos relógios GPS que ajudam nessa tarefa, mas, na minha época de atleta o GPS era na cabeça.
Vocês devem assistir maratonas pela TV e já viram que contratam coelhos para ditar o ritmo e os caras fazem esse trabalho direitinho. Se a organização da corrida pedem que eles passem a meia-maratona em 1h03m, os caras vão lá e passam, isso é ritmo, e que ritmo. Eles
adquiriram isso com muitos treinamentos de repetição (intervall-training).
Se você tiver distâncias medidas com precisão na rua, nos parques, etc, pode fazer intervall-training nesses lugares para
adquirir ritmo. Mas se não tiverem uma distância medida, não adianta nada, vocês estarão fazendo o falso fartlek.
Resposta do
Professor Luis Tavares
Através
de treinos específicos que poderemos corrigir as falhas de estratégia de ritmo , por exemplo, quem está se preparando para maratona deverá realizar pelo menos 6
longões de 25 a 30 km no ritmo que pretende realizar na maratona, dessa forma você
prepara o organismo para aquele ritmo que foi treinado. Sempre oriento os meus alunos no dia da prova correr exatamente no ritmo feito nos longos e nunca mais forte , pois com certeza irá quebrar. É preferível que se quebre nesses longões até se achar a melhor estratégia e ritmo do que no dia da prova.
No dia da corrida o atleta deverá se focar e se concentrar no ritmo que pré determinou e segurar, principalmente no inicio da prova já que seu organismo está inteiro.
Em uma maratona sempre digo que a prova realmente se inicia depois do 21 km, onde deveremos começar realmente a focar no ritmo e intensificar a velocidade.
Professor Luis Tavares Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br
- site: https://www.ectavares.com.br
|