Resposta do
Professor Joaquim Ferrari
Sim. A musculação para o corredor de fundo, tem como finalidade principal o aumento da estabilidade articular e a redução no desequilíbrio de forças nos grupamentos musculares, gerando uma
conseqüente redução na incidência de lesões.
A continuidade do treinamento e a
freqüência semanal de atividades são fatores muito importantes no sucesso do treino, dessa forma, a musculação terá um papel importante no desempenho se conseguir reduzir o número de lesões ao longo da temporada. Entretanto, a musculação pode vir também a piorar o desempenho se provocar um aumento grande da massa muscular aumentando o peso final do atleta.
Joaquim Ferrari
Tels. 55-21-2241-2581 e 55-21-2261-4512
e-mail: joaquimferrari@joaquimferrari.com.br
e joaquimferrari@ig.com.br
site: www.joaquimferrari.com.br
Resposta do Professor
Luis Antônio Sturian
Na minha opinião a
musculação deve fazer parte dos programas de treinos em qualquer que seja o esporte. Como tenho Academia desde 1985, posso dizer que tive muitas experiências através da utilização de exercícios de musculação, ver
www.voutreinar.com.br
.
Mesmo com minhas considerações a seguir, deixo claro que o treinamento principal na performance dos corredores são as
"corridas".
Muitas vezes, damos conta da importância da musculação somente quando temos uma lesão, primeiro para ver se com ela não utilizaremos o recurso da tal cirurgia, ou então depois da cirurgia quando ela entra mais forte com certa dependência do tal procedimento.
Na opinião de alguns treinadores a musculação atrapalha a performance do corredor, já que ele poderá ganhar massa muscular e conseqüentemente ter que carregar peso extra nas competições, diminuindo sua performance. Nesse caso, respeito a opinião de alguns treinadores que leram artigos publicados, quando ocorreram certos experimentos relativos a questão. Gostaria de saber quais os atletas de "elite" que se submeteram a esses testes.
Por isso minha opinião é que a musculação deve se fazer presente nas planilhas quase que diárias dos atletas corredores, principalmente para os "amadores". A questão que fica é: 1.- Quem aplica os trabalhos de musculação; 2.- O local onde são realizados; 3.- Como são realizados os treinamentos; 4.- Quais os recursos disponíveis;
O professor deve saber diferenciar as fases do treinamento, períodos de uso de mais força, potência, resistência e no período competitivo onde se diminui consideravelmente.
No caso de atleta amador, ele deverá ter uma musculação diferenciada dos corredores mais avançados chamados de "atletas de elite". A musculação deve entrar mais forte nesse caso porque ela supre uma determinada deficiência na questão muscular, contudo deveremos conhecer quem está em nossas mãos.
Tenho recebido na minha academia, alguns corredores com pouco tempo nas corridas, mas já com lesões por esforço, alguns mais sério como no púbis e quadril. Muitos deles iniciaram há pouco tempo nas corridas, muitos tem o peso acima do ideal, aumentam as rodagens diárias, as conseqüências músculos-esqueléticas não perdoam nesse caso. Vejam que muitos atletas de elite passam muito tempo longe das atividades devido as lesões por esforço, acaba sendo natural e só acontece com quem treina!!! Por isso, devemos pensar com mais carinho nos exercícios de musculação, evitando-se surpresas futuras.
Mas, como disse no segundo parágrafo: - O treinamento principal dos corredores são as próprias "CORRIDAS"!!
Luis
Antônio Sturian
Tel.:(19) 3434-2545 - e-mail: voutreinar@voutreinar.com.br
-
site: www.voutreinar.com.br
|