Musculação para corredores de fundo?

Pergunta: 
Musculação ajuda a performance dos corredores de fundo?


Resposta do Professor Joaquim Ferrari

Sim. A musculação para o corredor de fundo, tem como finalidade principal o aumento da estabilidade articular e a redução no desequilíbrio de forças nos grupamentos musculares, gerando uma conseqüente redução na incidência de lesões. 

A continuidade do treinamento e a freqüência semanal de atividades são fatores muito importantes no sucesso do treino, dessa forma, a musculação terá um papel importante no desempenho se conseguir reduzir o número de lesões ao longo da temporada. Entretanto, a musculação pode vir também a piorar o desempenho se provocar um aumento grande da massa muscular aumentando o peso final do atleta.

Joaquim Ferrari
Tels. 55-21-2241-2581 e 55-21-2261-4512
e-mail: joaquimferrari@joaquimferrari.com.br e joaquimferrari@ig.com.br
site: www.joaquimferrari.com.br

PUBLICIDADE


Resposta do Professor Luis Antônio Sturian

Na minha opinião a musculação deve fazer parte dos programas de treinos em qualquer que seja o esporte. Como tenho Academia desde 1985, posso dizer que tive muitas experiências através da utilização de exercícios de musculação, ver www.voutreinar.com.br .

Mesmo com minhas considerações a seguir, deixo claro que o treinamento principal na performance dos corredores são as "corridas".

Muitas vezes, damos conta da importância da musculação somente quando temos uma lesão, primeiro para ver se com ela não utilizaremos o recurso da tal cirurgia, ou então depois da cirurgia quando ela entra mais forte com certa dependência do tal procedimento.

Na opinião de alguns treinadores a musculação atrapalha a performance do corredor, já que ele poderá ganhar massa muscular e conseqüentemente ter que carregar peso extra nas competições, diminuindo sua performance. Nesse caso, respeito a opinião de alguns treinadores que leram artigos publicados, quando ocorreram certos experimentos relativos a questão. Gostaria de saber quais os atletas de "elite" que se submeteram a esses testes. 

Por isso minha opinião é que a musculação deve se fazer presente nas planilhas quase que diárias dos atletas corredores, principalmente para os "amadores". A questão que fica é: 1.- Quem aplica os trabalhos de musculação; 2.- O local onde são realizados; 3.- Como são realizados os treinamentos; 4.- Quais os recursos disponíveis; 
O professor deve saber diferenciar as fases do treinamento, períodos de uso de mais força, potência, resistência e no período competitivo onde se diminui consideravelmente.

No caso de atleta amador, ele deverá ter uma musculação diferenciada dos corredores mais avançados chamados de "atletas de elite". A musculação deve entrar mais forte nesse caso porque ela supre uma determinada deficiência na questão muscular, contudo deveremos conhecer quem está em nossas mãos. 

Tenho recebido na minha academia, alguns corredores com pouco tempo nas corridas, mas já com lesões por esforço, alguns mais sério como no púbis e quadril. Muitos deles iniciaram há pouco tempo nas corridas, muitos tem o peso acima do ideal, aumentam as rodagens diárias, as conseqüências músculos-esqueléticas não perdoam nesse caso. Vejam que muitos atletas de elite passam muito tempo longe das atividades devido as lesões por esforço, acaba sendo natural e só acontece com quem treina!!! Por isso, devemos pensar com mais carinho nos exercícios de musculação, evitando-se surpresas futuras.

Mas, como disse no segundo parágrafo: - O treinamento principal dos corredores são as próprias "CORRIDAS"!!

Luis Antônio Sturian
Tel.:(19) 3434-2545 - e-mail: voutreinar@voutreinar.com.br
site: www.voutreinar.com.br

PUBLICIDADE


Resposta do Professor Luis Tavares

A musculação é muito importante para o corredor durante o período de base. A base é uma parte de treinamento que é desenvolvido no início do ano ou após o período de transição. Considero a base o período mais importante do ano, pois ela te dará suporte e base para o ano todo. Como se trata de trabalho pesado e duro onde se trabalha basicamente força , resistência não velocidade, é muito importante incorporar musculação como parte integrante nesse período. A base tem duração de 2 a 3 meses e como muitos atletas se integram em uma Personal Trainer para esse fim, a maioria não desejam parar com a academia ao término da base e o que fazer? E por que não continuar?

Quando estamos na base com esses trabalhos mais pesados há tendência natural de você ficar lento, se persistir na academia você poderá não desenvolver a velocidade quando entrar no trabalho mais específico mesmo começando a fazer tiros. Recomendo para aqueles que não quiserem deixar a academia após a base, procurar trabalhar mais os membros superiores e alongar muito antes e depois das seções.

Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: https://www.ectavares.com.br


Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

Em treinamento esportivo existem correntes com opções das mais diversas na aplicação para obter-se bom rendimento. Especificamente em corridas de longas distâncias, técnicos tem apresentado excelentes trabalhos tendo como um dos itens do treino a pratica de musculação.

Tenho uma teoria que o corredor de longas distâncias deve correr com naturalidade e total descontração, visto que sua necessidade anaeróbia é totalmente diversa da necessidade 
anaeróbia de atletas que correm distâncias menores.

Acho importante para o fundista um trabalho de resistência localizada para membros superiores sem o objetivo de adquirir massa, mas apenas atividade muscular, com relação ao trabalho específico de musculação sou a favor de que os nossos fundistas, usem terreno montanhoso ou acidentado para a ocorrência de um trabalho muscular natural, sem que estes atletas percam suas características mais importantes que são a apresentação de melhora de seus membros inferiores de forma que não saiam das características que dão o verdadeiro perfil de um corredor de fundo.

Carlos Gomes Ventura
Telefone: (11)3686-5384 - e-mail: cgventura@uol.com.br

Artigos Relacionados:
Exercício avanço é bom para os glúteos e posteriores de coxa
A corrida dos braços e a musculação
Corredores devem fazer musculação?
Cross Country ou Corta-Mato
Malhar com personal - Vantagens e possíveis desvantagens
Personal Trainer
Trabalho, família e o exercício físico em sintonia
Excesso de malhação pode causar problemas de saúde
Exercício sem dor, melhor, mais completo, máquinas sem esforço
Atletas de final de semana - Lesões de fim de semana
Exercícios para pernas para corredores
Pular corda emagrece, queima calorias e engrossa as pernas?
Ficar em forma sem frescura
Exercício irregular
Malhar não precisa complicar
Por onde anda a autenticidade - Padrões de beleza e imagem interior
Diminuir peso e a corrida
Aptidão física para atividade esportiva
Espelho na academia
Correr descalço não garante vida esportiva mais longa
Ano novo é tudo como dantes no quartel de abrantes - Promessas
Temos muito a comemorar e construir no dia do profissional de educação física
Postura ética do dono da academia
Postura ética da secretária de academia
Atividade física muito democrática e acessível
Setembro é o mês da esperança e da reflexão na educação física
O profissional de educação física é mais do que um simples educador
Profissional de Educação Física - Comunicar é preciso
Professor de educação física não precisa ser atleta mas precisa dar exemplo de postura
Fazer exercício com música pode ser muito bom ou um inferno
Quanto custa a hora aula de professor de Educação Física - Quanto vale um profissional
Professor de Educação Física - Doze Virtudes
Escalada, rapel, rafting, corrida de aventura - Aproveite o horário de verão
Três meses na academia - O desafio da barreira
Academia em casa não é tão simples assim
Erros mais comuns cometidos por quem frequenta academia
Malhar em academia - Vantagens e possíveis desvantagens
Academia - Porque as pessoas desistem
Academia de Ginástica - Como escolher Academias? 
Bumbum é a preferência nacional
Tatuagem - Riscos e insatisfação com tatuagens
Dicas de Beleza
Ginástica por obrigação vira problema
Lesões em academias de ginástica
Corpo sarado como sinônimo de saúde

Use essa ferramenta abaixo pesquisar nesse site:  

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar: