Melhor horário para treinamento?

Pergunta: Qual é o melhor horário do dia para treinar?

Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

O melhor horário do dia para se treinar na minha opinião, é aquele em que o atleta tira o melhor rendimento do treinamento, ou seja, onde a temperatura é mais agradável e o organismo melhor adaptado ao horário.

Quando eu era técnico, praticamente obrigava os meus atletas a acordarem de madrugada. Deixe-me explicar melhor essa história.

Sabemos que moramos num país tropical, que as temperaturas, na maioria das vezes, nunca são inferiores a 20 graus centígrados e a umidade sempre alta, aqui em Brasília onde moro é um pouco diferente, temperatura na casa dos 25 graus e umidade baixíssima, o que equivale à temperatura e umidade alta. O atleta brasileiro treina aqui como se estivesse na Europa ou E.U.A., o que no meu entender é um dos maiores erros no atletismo de fundo brasileiro, fazendo altas quilometragens em horário inadequado, obrigando o organismo a um desgaste acentuado nos treinamentos, aproveitando muito pouco do treino, ou seja, o brasileiro tem preguiça de acordar com as galinhas e aproveitar o clima mais ameno da manhã, preferindo treinar em horários inadequados. Quais esses horários no meu ponto de vista? Depois das 7 horas da manhã, estou falando dos fundistas. Já os velocistas, o melhor horário é depois das 7 horas, pois são provas de explosão e quanto mais quente melhor, diferentemente dos fundistas.

Os atletas que eu treinava, acordavam por volta das 4:30 horas da manhã e saiam para treinar às 6 horas. Quem morava perto do local de treino tinha um ritual, acordava tomava um banho frio para despertar, faziam uma caminhada até a padaria para despertar o organismo, pois ele passou 8 horas em repouso, nada melhor que uma caminhada para colocar o corpo em movimento. Quando ele chagava no local de treino estava com o organismo pronto para o sacrifício.

Outro horário perfeito para um bom treinamento, é aquele que acontece após as 17:00 horas, ao cair da tarde, onde a temperatura está baixando.

Atletas que fazem duas jornadas de treino, o da manhã sempre é o mais fraco do dia e o da tarde o mais forte, sempre respeitando o intervalo de 8:00 horas de um treino para outro. 

Outro horário inadequado para treinamento, é o das 12:00 horas, mesmo que a temperatura esteja ideal, porquê?? Convenhamos, todos nós estamos acostumados a nesse horário almoçarmos, então o organismo está pedindo combustível, comida e não corrida. Nosso organismo acostumou-se, pelas convenções da sociedade, que nesse horário é hora de descansar e comer, então...

Nilson Duarte Monteiro - e-mail: nilsondm@uol.com.br 

PUBLICIDADE


Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

É recomendável para praticantes de caminhadas, corridas e exercícios físicos em geral que procurem fazê-los no período da tarde - pôr do sol, como cito em meu livro Aprendendo a Correr, página 35.

Isso não quer dizer que atletas de bom desempenho não devam treinar no período matutino.

Para sedentários e pessoas com outras atividades não é recomendável o esforço físico logo cedo, pelos seguintes motivos:

· O nosso organismo durante o repouso - sono, entra num estado de letargia e inconsciência, onde são mantidas as condições mínimas para garantir a vida = diminuição da pressão sanguínea, diminuição da freqüência cardíaca, este estado proporciona um descanso e recuperação das energias gastas nos dias anteriores.

· Ao despertar, o organismo vai aos poucos assumindo sua condição normal de funcionamento, num ritmo próprio de cada um - uns bem humorados, outros mal humorados, por exemplo.

· No inicio do dia, todas as preocupações do dia anterior voltam à consciência de uma forma a provocar um grau elevado de ansiedade, isto pode provocar alterações no sistema cardiovascular.

· Entre o despertar/levantar e iniciar a atividade aeróbia ou anaeróbia, normalmente as pessoas não fazem uma alimentação adequada, as vezes ficam em jejum, e quando se alimentam não promovem um intervalo ideal para a ingestão e absorção e a atividade a ser feita.

· Existem informações sobre a maior ocorrência de problemas cardíacos no período da manhã e especialmente às segundas feiras. Isso se explica pela programação do final de semana, onde a atividade de lazer e eventualmente de treinamento é mais ativa. Somando-se a isso a preocupação pelo desempenho profissional, que esta prestes a ser desenvolvido e a responsabilidade em ter de executá-lo e pelo que deixou de fazer na última sexta feira, este grau de ansiedade e a conseqüente alteração de FC, PA, má digestão, esforço físico, tempo escasso faz com que o praticante não efetue adequadamente sua preparação, colocando-se em risco.

Devido a estes fatores recomendo que as atividades físicas sejam efetuadas no período vespertino (por do sol), quando o organismo já assimilou um maior equilíbrio no seu funcionamento ou seja, está na sua plenitude, alem de conduzi-lo a um estado anti-estressante.

Com relação a atletas que possuem programas de treinamento, programas de alimentação, follow-up médico, minha recomendação não se aplica, temos atletas que efetuam treinamentos de alto nível em até três vezes ao dia, sem que isto os prejudique.

Carlos Gomes Ventura
Telefone: (11)3686-5384 - e-mail: cgventura@uol.com.br

Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...


Resposta do Professor Luis Tavares

O melhor horário depende de atleta para atleta, tem atletas que tem rendimento melhor logo pela manhã e outros após o serviço a tardezinha ou a noite.

Eu prefiro pela manhã, pois nosso organismo está bem descansado e temos um rendimento melhor e a própria atividade física o fará mais dinâmico em seu trabalho durante o dia.
As vezes nem sempre quando se sai do trabalho ou escritório estamos dispostos a treinamento em função do desgaste ocasionado durante o dia, por isso é melhor pela manhã, já que a maioria das provas também é pela manhã acostumando assim ao horário dos seus treinos.

Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: https://www.ectavares.com.br

PUBLICIDADE


Resposta do Professor Joaquim Ferrari

Normalmente o melhor horário do dia para treinamento fica próximo ao final de tarde, já que é nesse momento que seu corpo está mais "disposto" segundo a teoria dos ciclos circadianos. Entretanto, isso além de individual, é treinável e pode ser modificado, permitindo aos corredores correrem de acordo com sua disponibilidade de tempo. A corrida a tarde permite também que se faça uma ingestão calórica e de carboidratos ao longo do dia que sustentará a atividade. Quem corre pela manhã muitas vezes treina com as reservas de glicogênio baixas devido ao longo tempo de jejum durante o período da noite. 

Joaquim Ferrari
Tels. 55-21-2241-2581 e 55-21-2261-4512
e-mail: joaquimferrari@joaquimferrari.com.br e joaquimferrari@ig.com.br
site: www.joaquimferrari.com.br


Resposta do Professor Luis Antônio Sturian

Uma pergunta que parece tão simples, mas acaba tendo um certo grau de importância. Quem não está adaptado ao forte calor, deve fugir dos horários com sol muito forte, além de ser prejudicial a saúde pela elevação excessiva da temperatura corporal, a pele fica muito exposta ao sol, neste caso, é imprescindível o uso de protetor solar prevenindo-se de um possível câncer de pele, outro fator importantíssimo é ter uma boa hidratação.

Um fato bem comum é a Meia Maratona do Rio, muitos amadores e atletas de "elite" sentem forte calor, já que vem de temperaturas mais amenas e acabam se castigando no calor do Rio de Janeiro. Como atleta amador e participante de todos os anos da Meia do Rio, posso afirmar que senti na própria "pele". 

Atletas de "elite" e mesmo amadores que tem freqüência diária nos treinamentos, procuram fazer uma adaptação específica para cada prova, prevendo-se em suas planilhas os treinamentos em horários de calor para se adaptar as condições da competição.

Se o calor é fator preponderante, trazendo prejuízo para o físico, fica a sugestão para que os treinamentos sejam realizados em horários mais "frescos", principalmente para aqueles que "correm pelo esporte e pelo prazer em correr" !!

Para concluir, deixo uma questão para reflexão: "será que treinar 10 km de manhã, vale mais que treinar os mesmos 10 km a tarde?" Não podemos afirmar que quem fez o treino de manhã, pode ter melhor condicionamento do que quem fez a tarde ou noite, os mesmos 10 km valem em ambas as partes. As condições climáticas, tipo de treinamento, grau de dificuldade de percurso e o condicionamento de cada um é que fazem a grande diferença.

Saiba mais:
Opinião sobre as competições realizadas na parte da manhã
Correr no calor é melhor para emagrecer?

Luis Antônio Sturian
Tel.:(19) 3434-2545 - e-mail: voutreinar@voutreinar.com.br - site: www.voutreinar.com.br


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use essa ferramenta abaixo pesquisar nesse site:  

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar: