Importância do monitor de freqüência cardíaca

Pergunta: Qual é a importância do monitor de freqüência cardíaca para corredores de fundo?

Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

O monitor cardíaco é de importância fundamental para uma periodização. Quem me dera se no meu tempo de atleta eu pudesse ter tido um negócio desse para controlar os meus treinos.

Quando eu era atleta, tinha que controlar os treinos conhecendo o meu corpo, ficar atento nas mudanças de ritmo, nas reações do meu organismo para não cometer o erro de treinar forte demais, ou fraco demais. Naquela época éramos obrigados a aprender a conhecer bem o nosso organismo.

Quando eu era técnico, tive que aprender a reconhecer se o atleta estava agüentando o treino sem se esgotar. Aprendi a reconhecer pela fisionomia do sujeito até onde poderia agüentar, até onde eu poderia forçar a barra em cima dele, ou encerrar o treino só observando o rendimento dele no treino.

Hoje em dia o monitor facilita a vida do técnico, este precisa apenas ter um bom conhecimento de fisiologia do exercício e aplicar as cargas equivalentes ao treinando. Antes o cara precisava, além do conhecimento em fisiologia, ter uma boa sensibilidade para saber até onde o atleta poderia ir. Outra facilidade do monitor cardíaco é medir o intervalo entre as repetições nos treinamentos de interval training. Não precisa mais ser por tempo e, sim, por freqüência cardíaca, ou seja, quando a freqüência cardíaca chegar a um patamar estipulado pelo técnico, o atleta está pronto para outro tiro. Antes, após um tiro o técnico contava as pulsações do atleta logo após o tiro e depois de do descanso estipulado, contava novamente as pulsações, isso dificultava em sobremaneira tanto treinando como o técnico. Aí o técnico ficava fazendo contas e mais contas, contando pulsações até o atleta estar apto a para mais um tiro. Hoje, é só estipular o patamar de pulsações e esperar até estar apto para outro tiro.

Um exemplo de descanso entre as repetições; quando a FC chegar ao patamar de 140 bpm, o atleta está pronto para outro tiro. O descanso pode ser de 30s a 90s ou até mais, vai depender do condicionamento do sujeito.

Outra boa coisa do monitor cardíaco é que o técnico estipula uma zona alvo para o atleta fazer o percurso e esse pode correr sem se preocupar com o tempo, pois pode estar num dia não muito bom, aí quem vai ditar o ritmo é o coração e não vai forçar a barra sem necessidade.

É isso, para quem não quer exagerar no treino e conseguir condicionamento sem se matar e depois ficar com um overtraining, uma lesão sem necessidade, use o monitor cardíaco. O único momento em que o atleta tem que se matar, dar tudo de si é na competição. No treino, o nome já diz, pegar condicionamento, adestrar, se preparar.

Bons treinos.
Nilson Duarte Monteiro - e-mail: nilsondm@uol.com.br 

PUBLICIDADE


Resposta do Professor Luis Tavares

É fundamental para que corredores não excedam e ultrapassem seus limites, respeitando o limite de cada um.

Para que sirva plenamente o monitor de freqüência cardíaca, seria interessante submeter um teste de esforço em esteira, onde saberemos a sua freqüência cardíaca máxima. A partir desse item saberemos distribuir o seu ritmo e intensidade de treinamento como trabalho leve entre 60 a 70% da freqüência cardíaca Máxima; moderado entre 70 a 80 % ou forte 80 a 90% ou intensidade alta (tiros) 95%.

A formula atualmente muito usada 220-idade= freqüência máxima é muito relativo e nem sempre condiz com seu estado físico, por isso recorra ao teste de esforço que se aproxima de uma forma segura e mais real possível das suas condições.

Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br 
site: https://www.ectavares.com.br


Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

O monitor de freqüências cardíacas é fundamental pelos registros que fornecem orientações ao praticante. Toda a medida de freqüência cardíaca permite controlar a atividade física em regimes aeróbios e anaeróbios, não deixa de ser parceiro para o técnico, para o treinador e para o praticante.

O monitor fornece inúmeras medidas, como porcentual de freqüência cardíaca máxima, consumo energético, níveis de intensidade da corrida, programas de precisão na performance, necessidades de hidratação, programações semanais, ajustes de exercícios, a função que calcula o tempo de exercício que você estabeleceu como goal, tempo de recuperação, treinos intervalados e transferências desses dados para um computador.

No caso de freqüências cardíacas máximas, ele fornece um aviso de sua proximidade.

Em fim, o monitor pode controlar a intensidade do seu exercício, pois fornece precisamente as freqüências cardíacas máximas e mínimas rapidamente.

Como estamos em um país onde um porcentual muito grande de corredores não pode adquirir este aparelho, devemos usar o sistema antigo, que é "do dedo indicador na carótida" e sempre acompanhando a orientação do treinador e do médico esportivo sobre limiares de batimentos.

Carlos Gomes Ventura
Telefone: (11)3686-5384 - blog: carlosventura8085.blogspot.com - e-mail: cgventura@uol.com.br

PUBLICIDADE

Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...


PUBLICIDADE

 

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Artigos relacionados:
Monitores Cardíacos ou de Freqüência Cardíaca
Usando o monitor cardíaco
Periodização
, fisiologia do exercício, zona alvo, overtraining
Teste de Esforço
Eletrocardiograma
Importância dos treinos leves
Importância da freqüência cardíaca basal ou em repouso
Dicas para pessoas sem tempo praticar exercícios físicos  e manter a forma
Correr na Esteira ou na Rua
Fórmula geral para frequência cardíaca máxima está superada

VoltarVoltar

Use essa ferramenta abaixo pesquisar nesse site:  

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar: