Resposta do
Professor Carlos Gomes Ventura
O corpo humano através da corrida produz endorfinas e encefalinas que reduzem o estado doloroso.
Com estes neurotransmissores inibindo a transmissão da dor, fica evidenciado um estado de tranqüilidade e prazer para o corredor.
Tanto as endorfinas como as encefalinas são considerados analgésicos, e são endógenos (produzidos pelo próprio organismo), contrariamente a morfina que é exógeno.
O individuo quando corre, mesmo em steady state (estado de equilíbrio) chega em determinado momento a uma situação de cansaço, a partir deste ponto passa a sentir dores musculares e conseqüentemente intranqüilidade emocional.
Quando o corredor passa a exercitar-se diariamente, continuamente com batimentos cardíacos controlados fica evidenciado seu estado de bem estar e sua condição psicológica é positiva, seu humor positivo é melhor evidenciado.
Seus níveis de estresse diminuem, a corrida passa a funcionar com eustress (resultado de acontecimentos positivos).
Denominamos isso como “barato da corrida”.
O estado de estresse direta ou indiretamente contribui para com situações de desequilíbrios do corpo e da mente, a corrida passa a ser um elemento preventivo de saúde.
Os benefícios da corrida começam a se manifestar no corredor com uma maior disposição para as suas atividades profissionais, aumento da auto-estima e da autoconfiança, o que leva o individuo a ter maior resistência e passar a administrar sua vida a contento mesmo sob forte pressão ou num clima desfavorável, o raciocínio começa a ter melhores de condições quantitativamente e qualitativamente pois, o cérebro melhor oxigenado funciona com mais eficiência, isso demonstra um bem estar psicológico.
Carlos
Gomes Ventura
Telefone: (11)3686-5384 - blog: carlosventura8085.blogspot.com - e-mail: cgventura@uol.com.br
Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide
Carlos
Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós
corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o
livro...
|
Resposta do treinador
Nilson Duarte Monteiro
Não é só a corrida que nos faz se sentir bem, qualquer exercício vigoroso nos faz se sentir assim, bem disposto, alegre, de bem com a vida.
Dizem os médicos, que o exercício faz liberar serotonina no cérebro, uma enzima que trás a sensação de bem-estar.
Não tenho muito o falar sobre nesse assunto de química. Por quê? Porque não entendo nada. Uma coisa eu posso dizer, o cansaço físico é bem melhor que o cansaço mental.
Bons exercícios!
Resposta do
Professor Luis Tavares
A corrida afeta praticamente em tudo o bem estar psicológico, é ele que trás disposição de enfrentar o batente do dia a dia.
Por esse motivo, cada vez mais , empresários estão contratando personal trainer para administrar atividades física aos seus funcionários.
A corrida melhora a sua saúde, melhorando resistência cardiorespiratória, melhor composição corporal, além de força e resistência muscular localizada.
Com todo esse efeito positivo com a corrida, fará com que você tenha maior ânimo, disposição, melhora do seu humor, etc.
Quando se corre, o organismo libera a endorfina que é um neurotransmissor, assim como a noradrenalina, a acetilcolina e a dopamina, é uma substância química utilizada pelos neurônios na comunicação do sistema nervoso.
ENDORFINA é uma substância natural produzida pelo cérebro em resposta à atividade física, visando relaxar e preservar-nos da dor e que dá enorme prazer . Diferentemente de outras drogas, é produzida pelo próprio organismo e realmente dá prazer, despertando uma sensação de euforia,bem estar e é sinônimo de saúde
Além de todos esses efeitos positivos, a corrida ajuda a eliminar alguns vícios
como por exemplo o cigarro , pois a maioria das pessoas que fumam, são ansiosas e a corrida combate justamente a ansiedade , fazendo com que você largue progressivamente o cigarro.
Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br
- site: https://www.ectavares.com.br
|