Resposta do
Professor Carlos Gomes Ventura
Realmente os seios de uma praticante de corridas longas ou mesmo curtas tendem a ficar caídos, se não houver uma precaução e um trabalho compensatório.
A flacidez acontece com a perda da adiposidade (gordura) e também por falta de exercícios localizados para a firmeza do tecido mamário.
Este problema atinge principalmente mulheres que iniciam um processo de corridas para melhor qualidade de vida e principalmente perda de peso.
Uma atleta de alta performance tem este problema resolvido, pois podemos observar nossas corredoras de longas distâncias, triatletas usando “tops” ajustados ao corpo ou mesmo soutiens apropriados (alças e laterais largos) e usando sempre a pratica de exercícios orientados, o problema não é somente correr.
Existe também uma consideração a ser feita, a mulher de alta performance devido ao seu estado atlético, não esta preocupada com aparências, diferentemente da maioria das mulheres que correm, procurando uma linha esbelta.
Sugiro que a solução esta em fazer exercícios compensatórios para os músculos peitorais, usando pesos e objetivando resistência localizada.
É importante na pratica da atividade física, como a corrida, a filosofia de que aparência não é tudo, tudo é a nossa forma de pensar.
Carlos
Gomes Ventura
Telefone: (11)3686-5384 - blog: carlosventura8085.blogspot.com - e-mail: cgventura@uol.com.br
Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide
Carlos
Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós
corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o
livro...
|
Resposta do treinador
Nilson Duarte Monteiro
Não!
O que pode acontecer, ou melhor, acontece, é os seios diminuírem de tamanho, pois
o seio da mulher é constituído predominantemente de gordura, e como o exercício diminui o percentual de gordura no corpo, os seios femininos são os primeiros a sofrerem com essa diminuição.
Vocês já viram alguma corredora com "peitola", tipo siliconizada? Não.
Podem, num primeiro momento, ficarem um pouco caídos, tipo mamuchinha, mas com o passar do tempo, eles vão ficando firmes. O exercício físico, como a corrida, evita as formações de caroços nos seios femininos, pois o exercício (segundo os ginecologistas) ajuda a mulher se manter jovem, protegendo-a de males como o câncer de mama, pois a produção de estrogênio se prolonga além da menopausa, contrário das sedentárias.
Ah! Resumindo, o exercício bem dosado, bem acompanhado, é bom para tudo.
Bons treinos para todas as mulheres inteligentes.
Resposta do
Professor Luis Tavares
A principio não, o que pode deixar caído com o tempo é falta de cuidados com a vestimenta.
Em função de de treinos longos, com muito impacto, a atleta deverá se preocupar em usar um top de
elástico firme e justo e hipótese alguma sutiã. O sutiã não foi fabricado para a pratica esportiva e por isso
não tem uma resistência e conforto necessário.
Já o top por ser elástico e firme, tem uma resistência maior e segura com maior firmeza os peitos, principalmente os grandes (seios).
Por isso não deixe de usar top ao correr e nunca sutiã ou sem nada, se não desejar ter um
seios caídos no transcorrer dos tempos.
Um abraço
Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br
- site: https://www.ectavares.com.br
|