Resposta do
Professor Carlos Gomes Ventura
Existem inúmeros tipos de praticantes de corrida, bem como diferentes tipos de potencial humano.
A alta performance somente se adquire de acordo com sua possibilidade de dedicação aos treinamento.
Um individuo que quer correr a maratona para abaixo de 2h15, os 10km abaixo de 29 ou mesmo um 5 km abaixo de 13;50, não tem dúvida deve procurar tempo para dedicação total, os treinos para quem quer adquirir alta performance, não permitem horários resumidos de treinamento.
Fazer resultados bons para cada tipo de corredor, mesmo sem tempo hábil, pode acontecer com pelo menos 4 treinos por semana, mas jamais se adquire um excelente performance sem que haja treinamento todos os dias e as vezes duas sessões por dia.
Em atletismo não existe condicionamento sem que o atleta se dedique ao máximo.
Sempre tive uma afirmativa muito forte, a construção do atleta é como uma linha de montagem, aqueles que não tem potencial não chegam no final desta linha de montagem, ficarão pelo caminho, mesmo assim aqueles que chegam no fim da linha deverão ter uma forma espartana de dedicação, e esforços muito grande, o corredor deve abdicar de vida social, às vezes
tornar-se solitário para chegar ao objetivo.
Carlos
Gomes Ventura (Carlão)
Telefone: (11)3686-5384 - blog: carlosventura8085.blogspot.com - e-mail: cgventura@uol.com.br
Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide
Carlos
Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós
corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o
livro...
|
Resposta do treinador
Nilson Duarte Monteiro
As dicas para pessoas sem muito tempo para praticar exercícios físicos
manterem a forma são várias. Por exemplo; caiu um papel no chão, em vez do sujeito se abaixar para pegá-lo dobrando o joelho, ele deverá fazê-lo sem dobrar, automaticamente ele estará fazendo um alongamento. Outro bom exemplo de exercício, é quando vamos para o trabalho. Saia mais cedo de casa, se vai de ônibus, salte uns três ou quatro pontos antes do destino e termine-os a pé. Não suba de elevador para o escritório, vá de escada. Detalhe, não desça as escada, essa prática pode comprometer a coluna com o passar do tempo, nem sempre para baixo todo santo ajuda, mas subir sim.
Outro bom momento para alongar-se no trabalho é quando estamos pensando em como distribuir as tarefas do dia,
enquanto vai pensando vá se esticando, ou mesmo na hora do bate-papo, ninguém se incomoda com isso. No começo podem até achar estranho, mas com o tempo o pessoal acostuma. Eu mesmo costumo fazer alongamentos enquanto converso, algumas pessoas ficam olhando de lado, mas com o passar da conversa acabam esquecendo, ou mesmo perguntando, aí eu explico que é a única hora que eu tenho para me exercitar.
Outro bom exercício para melhorar a capacidade cardio-respiratória no trabalho, é pegar uma bexiga, aquelas bolas de encher de festa de aniversário e ficar enchendo.
Como diria Geraldo Vandré na célebre música "Pra não dizer que não falei de flores", "Quem sabe faz a hora, não espera acontecer...", ou seja, tempo nós temos, só precisamos organizá-lo.
Minha gente, tempo tem, o grande problema é dar o pontapé inicial. A primeira semana é horrível, é a pior fase para quem está começando, é igual para um fumante que está deixando o vício, os primeiros cinco dias de abstinência é um inferno. Assim é com os exercícios, dói tudo no começo, mas depois se acostuma.
Resposta do
Professor Luis Tavares
Se a pessoa tiver disponibilidade de no máximo 1 hora por dia, aconselhamos apenas um trabalho aeróbio leve , como caminhar ou trotar 1 hora em ritmo confortável.Se não tiver tempo de treinar em nenhum momento, aconselhamos algumas dicas para se manter em forma:
* Vá ao trabalho a pé ou de bike ao invés de carro além de economizar gasolina estará se exercitando;
* Troque o elevador do seu escritório ou residência pelas escadas, pois subindo e descendo as escadas, principalmente se estiver nos últimos andares, estará trabalhando muito a sua resistência muscular localizado;
* De uma pausa no serviço de pelo menos 10 mins para esticar as pernas e alongar se.
* Ao chegar em casa a noite, reserve pelo menos 30 mins para trotar ou caminhar em volta do quarteirão.
O mais importante é a pessoa ter força de vontade e dedicação e não desistir nunca.
Eu por exemplo, por motivos profissionais minha agenda está sempre lotado e logicamente não poderia abrir
mão de meus treinos e da minha forma, e o único horário disponível que encontrei foi de treinar de madrugada. Ou Seja acordo ás 4 hs e vou treinar das 5 hs às 6:30 hs. E por incrível que pareça minha qualidade de disposição melhorou 100%, aumentando meu nível de concentração e rendimento no trabalho.
Professor Luis Tavares Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br
- site: https://www.ectavares.com.br
Resposta do Onécimo Ubiratã Medina Melo
Para começarmos temos que saber qual exercício físico essa pessoa pratica.
Exercícios como corrida, caminhada e alongamento (flexibilidade) podem ser feitos em qualquer lugar ao ar livre e
horário com certa qualidade e quantidade. Ou até mesmos em ginásios cobertos e salões de festas.
Já exercícios físicos como natação, ciclismo e musculação tem limitações como espaço, locais e materiais que limitam muito a pratica dessas atividades.
Na hora de escolhermos a atividade devemos procurar aquela que mais nos agrada ou a que nós causa mais benefícios com sua pratica, se possível unir os dois itens.
Outro ponto de vista que deve pesar muito é quanto tempo tempo disponível para praticar a atividade física. Devemos montar um quadro de horários com todas nossas atividades do dia durante uma semana e a partir daí buscar vazios no nosso quadro ou a possibilidade de exclusão ou troca de uma atividade menos importante.
Observar por quanto tempo teremos que manter esse quadro de horário e buscar a pratica de atividades mesmo que não favoritas por um período até nossos horários mudarem.
Dentro de um programa de treinamento podemos montar um número muito grande de combinações que podem atingir um ou vários objetivos com um determinado sistema de treino.
Seu custo é algo com relativa importância pois não adianta investir muito e não conseguir terminar as sessões de treino. Seu dinheiro está sendo mal usado.
O importante é praticar alguma atividade física pois todas elas nos causam benefícios.
Onécimo Ubiratã Medina Melo
e-mail: biratri@yahoo.com.br - site:
https://www.biratreinamento.com.br
|