Resposta do
Professor Carlos Gomes Ventura
Atletas corredores, devem marcar suas viagens de ferias acompanhando a periodização estipulada no seu programa de treinamento.
No caso dos atletas que programo treinamento sigo o usual na periodização de um ano (12 meses).
Período de Base, Período Pré Competitivo, Período Competitivo, período de Transição ( 6 meses ) e novamente esta periodização nos 6 meses seguintes.
Levo em conta a competição que considero mais importante Ex: São Silvestre, Jogos Olímpicos, Troféu Brasil ou outra competição considerada importante no calendário do atleta.
Durante o período de Transição o atleta deve fazer corridas mais leves, caminhadas, atividades como jogos, natação,levando em conta que
exercícios onde o corpo é submetido a contatos muito fortes como futebol de campo, de salão,
basquete, devem ser evitados.
Mesmo em viagem o atleta não deve deixar de correr diariamente.
Um atleta que procura alta performance, tem um período de transição que não ultrapassa 20 dias, portanto sua maior preocupação é dedicar-se ao repouso fazendo com que viagens fiquem em um segundo lugar, o período de Transição deve ser aproveitado sempre objetivando os períodos seguintes.
Me us principais atletas que tiveram e tem resultados significativos interpretavam e interpretam o período de Transição como elemento parte do
treinamento. Cuidados com as mudanças alimentares.
Pode parecer um pouco de radicalismo, mas atleta que objetiva resultados de expressão usa viagem de ferias para aprimoramento de sua performance, deixando, turismo, passeios, visitas a Museus, Tours,
etc. tornem-se as motivadores, a maior motivação é correr.
Carlos Gomes Ventura (Carlão)
blog, Telefone: (11)3686-5384, e-mail
Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide
Carlos
Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns
entre nós
corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o
livro...
|
Resposta do treinador
Nilson Duarte Monteiro
Eu quando viajo de férias ou a trabalho, sempre levo o meu kit corrida e mantenho a rotina quando estou em casa, ou seja, acordo às 5h da manhã e caio na estrada às 6h, faça chuva ou sol, não importa, minha corrida diária é sagrada, nem que eu corra só 1km, mas eu tenho que colocar o tênis para o meu dia ficar completo. Posso ir dormir à meia-noite, mas as 5h estou de pé, pois, a noite estarei caindo pelas tabelas para dormir, esse é meu segredo para combater a insônia, nada de remédios para dormir.
Minha dica para quem está viajando de férias, é que reserve pelo menos 1h do dia para se exercitar, de preferência antes das atividades inerente às férias. É muito simples, faça isso enquanto a galera está dormindo, pela manhã, lógico, não precisa ser todo dia igual eu faço, sou um doente por corrida, mas pelo menos três vezes na semana. Se não for corrida, pedale, nade, jogue uma partida de futebol, vôlei, sei lá, mas não fique parado, engordando.
Resposta do
Professor Luis Tavares
Primeiramente seria interessante verificar se o hotel dispõe de sala de fitness ( aparelhos de musculação, esteira, etc).
Se não tiver , verificar no primeiro dia os arredores do hotel, ruas, parques, para traçar um itinerário para seus treinos.
Importante no período de férias , tentar conciliar seu lazer sem abrir mão de seu condicionamento físico, ou seja pelo menos encaixar 4 vezes por semana um treino de corrida ( aproximadamente 1 hora).
Caso não tenha um GPS ou um percurso aferido, faça por tempo como 1 hora de corrida.
Professor Luis Tavares Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br
- site: https://www.ectavares.com.br
|