Corrida no programa de treinamento para atletas de outras modalidades

Pergunta: Atletas de outras modalidades esportivas podem encaixar a corrida no seu programa de treinamento?

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

Atletas de outras modalidades não só podem como devem praticar exercícios como educativos de corrida, atividades aeróbias e anaeróbias como preparação em seus treinamentos habituais.

Apenas a titulo de comentário, no tênis especialmente, poucos atletas (de qualquer categoria) treinam corridas, muitos jovens iniciantes vão para o paredão e depois para a quadra e da-lhe fundo bola, bola rápida na rede e não praticam exercícios para fortalecimento do seu principal músculo o coração, falta endurance, falta correr longo e lento, falta steady state.

Não vemos treinamentos e prática de educativos de corrida no futebol, no basquete, no tênis, às vezes com poucas exceções grande parte dos jogadores de futebol não correm nos treinamentos em regime de hipertrofia cardíaca.

Alguns times de futebol profissional na preparação física fazem exercícios totalmente errados treinando o grupo de jogadores de forma geral e não individualmente, ou então mandam para a academia pedalar ou fazer um leg press. Porém, no caso do futebol, o maior absurdo é a preparação das crianças que acabam imitando o que é de errado feito pelo seu ídolo.

É nesse momento que verificamos a necessidade da educação física escolar. 

Carlos Gomes Ventura (Carlão) blog, Telefone: (11)3686-5384, e-mail

Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...


PUBLICIDADE


Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

Corrida serve para qualquer esporte, ou melhor, é o exercício ideal para complementar o treinamento de qualquer esporte. Quanto à freqüência, vai depender do preparador físico do atleta, disponibilidade do atleta, intensidade do treinamento do esporte que ele pratica. Tem vários fatores de como a corrida deve ser encaixada no treinamento de outros esportes, mas ela deve fazer parte do treinamento de qualquer esporte. Eu penso que a corrida é imprescindível mo treinamento de qualquer esporte, sem distinção.


PUBLICIDADE


Resposta do Professor Luis Tavares

Sim, deve ser incorporado a corrida, tendo como objetivo trabalhar o aeróbio (resistência). Pode incluir no seu plano de treinamento de duas a três vezes por semana, com uma duração que pode variar de 40 a 50 mins de trote leve. Esse treino pode ser depois do treino especifico de sua modalidade esportiva ou no final da tarde caso tenha feito o treino especifico na parte da manhã.

Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: https://www.ectavares.com.br


PUBLICIDADE

Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Artigos relacionados:
Cross-training para prevenir lesões e melhorar técnica de corrida
Corredores devem fazer cross-training?
Cross-training é util para performance em corridas?
Programa de condicionamento físico
Atletas de final de semana - Lesões de fim de semana
Condicionamento físico

Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

VoltarVoltar