Resposta do
Professor Carlos Gomes Ventura
Atletas de outras modalidades não só podem como devem praticar
exercícios como educativos de corrida, atividades aeróbias e anaeróbias como preparação em seus treinamentos habituais.
Apenas a titulo de comentário, no tênis especialmente, poucos atletas (de qualquer categoria) treinam corridas, muitos jovens iniciantes vão para o paredão e depois para a quadra e da-lhe fundo bola, bola
rápida na rede e não praticam exercícios para fortalecimento do seu principal músculo o coração, falta endurance, falta correr longo e lento, falta steady state.
Não vemos treinamentos e prática de educativos de corrida no futebol, no basquete, no
tênis, às vezes com poucas exceções grande parte dos jogadores de futebol não correm nos treinamentos em regime de hipertrofia
cardíaca.
Alguns times de futebol profissional na preparação física fazem exercícios totalmente errados treinando o grupo de jogadores de forma geral e não individualmente, ou então mandam para a academia pedalar ou fazer um leg press.
Porém, no caso do futebol, o maior absurdo é a preparação das crianças que acabam imitando o que é de errado feito pelo seu
ídolo.
É nesse momento que verificamos a necessidade da educação física escolar.
Carlos Gomes Ventura (Carlão)
blog, Telefone: (11)3686-5384, e-mail
Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide
Carlos
Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns
entre nós
corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o
livro...
|
Resposta do treinador
Nilson Duarte Monteiro
Corrida serve para qualquer esporte, ou melhor, é o exercício ideal para complementar o treinamento de qualquer esporte.
Quanto à freqüência, vai depender do preparador físico do atleta, disponibilidade do atleta, intensidade do treinamento do esporte que ele pratica. Tem vários fatores de como a corrida deve ser encaixada no treinamento de outros esportes,
mas ela deve fazer parte do treinamento de qualquer esporte. Eu penso que a corrida é
imprescindível mo treinamento de qualquer esporte, sem distinção.
Resposta do
Professor Luis Tavares
Sim, deve ser incorporado a corrida,
tendo como objetivo trabalhar o aeróbio (resistência). Pode incluir no seu plano de treinamento de duas a três vezes por semana, com uma duração que pode variar de 40 a 50 mins de trote leve.
Esse treino pode ser depois do treino especifico de sua modalidade esportiva ou no final da tarde caso tenha feito o treino especifico na parte da manhã.
Professor Luis Tavares Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br
- site: https://www.ectavares.com.br
|