Exercício físico na terceira idade - Benefícios

Pergunta: Exercício físico na terceira idade, quais são os benefícios e recomendações?

Idosos ativos - National Cancer Institute Image Gallery

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

O exercício físico deve ser sempre feito em qualquer idade, principalmente por pessoas da considerada 3° idade, da melhor idade, ou idade da razão.
Todo o ser humano começa a ter um declínio acentuado de sua capacidade vital a partir do 28/30 anos de idade isto é inexorável, devido a isto a atividade aeróbia principalmente deve ser rotineira.

Uma criança deve fazer a atividade aeróbia com o objetivo de acentuar uma hipertrofia cardíaca e conseqüentemente, provocar melhores condições físicas e de saúde.

PUBLICIDADE

Uma pessoa de idade, qualquer idade, com 30, 40, 50, 60, 70, 80, ou mais, desde que tenha um aval de um médico da área esportiva, deve fazer também exercícios aeróbios, similares aos exercícios das crianças como caminhar, trotar, correr, fazer exercícios leves de força, enfim exercitar-se adequadamente e sem excessos na área anaeróbia para ter uma melhor condição de saúde.

A atividade em terreno variado, provoca exercícios de força para os membros inferiores, iniciar uma atividade em qualquer idade em terreno plano é muito bom e em um segundo momento fazer a atividade em terreno variado. Pessoas de mais idade, sofrem quedas ao tropeçar em raízes, pedras, guias de calçada, na escada de casa, tropeçando em tapetes e muitas vezes lamentavelmente sofrendo fratura de fêmur, o motivo destas quedas é a falta de força nos membro inferiores, o que não aconteceria se fizessem caminhadas, trotes corridas.

Exercícios leves de força, também os raios solares protegem nossos ossos, e evitam a incidência da osteoporose.

De todos os órgãos do corpo o maior consumidor de oxigênio é o nosso cérebro, sua atividade é de suma importância, pois colabora com nossas memória para dados antigos e recentes.

Pessoas de bastante idade deveriam participar de provas pedestres, semanalmente, pois desta forma a possibilidade de um prolongamento da saúde ficaria mais evidente.

Carlos Gomes Ventura (Carlão) blog, Telefone: (11)3686-5384, e-mail

Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...


Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

Os benefícios são muitos. 

Os exercícios na terceira idade é a chave para uma vida longa. Lógico que associado a boa alimentação e distância dos mal hábitos.

Uma coisa que tem que ficar bem clara, exercícios de baixo impacto, de força e intensidade moderada.

PUBLICIDADE

Vejo em algumas assessorias e academias, idosos levantando pesos desproporcionaias. Idosos fazendo exercícios educativos de corrida de grande impacto. Idosos fazendo intervall-training, fartlek, etc. Tudo isso pode levar a uma lesão grave, ou seja, em vez do sujeito estar fazendo uma prevenção está procurando por uma inatividade prolongada por causa de lesões motivado por exercícios mal aplicados ou aplicado para pessoa errada.

Idoso é igual a criança. Na criança não podemos aplicar cargas pesadas porque o corpo da criança está em formação. Já o idoso é o contrário, o corpo do idoso já está em fase de deterioração, os musculos e tendões estão perdendo a elasticidade, força e qualquer movimento brusco ou de impacto exagerado vai lesionar.

Os exercícios devem ser cadenciados, pouco estresse; por exemplo: O que eu vejo muito nos parques, idosos fazendo intervall-training ou fartlek. O estímulo desses exercícios são muito violentos para um músculo ou tendão cansado, sem o devido fortalecimento. Se um atleta jovem leva meses para entrar em uma forma adequada; imagine um senhor ou uma senhora já nos seus 50, 60 anos? Vai levar até anos para chegar numa forma desejada. Isso se a coisa for feita bem dosada. Mas o que acontece normalmente é aplicarem cargas generalizadas, ou seja, tanto para o jovem como para o idoso.

Estou com 53 anos, corro desde os 12 anos de idade, só parei uma vez para operar uma hérnia de disco lombar. Pois bem, mesmo com esses ano s todos correndo, me exercitando, fui fazer uma demonstração de exercícios de coordenação e tiros de velocidade para um atleta novo que veio treinar comigo, me estrupiei todo. Tive um estiramento na coxa, na panturrilha e no braço. Veja bem, não sou tão velho assim e corro desde criança. Agora vocês imaginem um cara dos seus 50 e poucos anos que nunca fez exercícios na vida e se empolgou com a corrida, aí procura uma academia ou assessoria que não dá muita bola para o ser humano e sim para o dinheiro que ele está pagando de mensalidade, ou pior pega essas planilhas de revistas e começa no mundo maravilhoso da corrida sem nenhuma orientação e senta a bota. Fatalmente vai se lesionar e feio.

É isso, exercícios para idosos é excelente, mas com moderãção e acompanhado de um profissional consciente de que está lidando com um ser humano que precisa de atenção individual e não de uma receita de bolo.

Me desculpem o desabafo, pois eu tenho visto muita barbaridade por esses parques e academias pelo Brasil afora.



Resposta do Professor Luis Tavares

São inúmeros os benefícios do exercício físico na terceira idade, porém alguns cuidados deve ter:
* Nunca exagere nas atividades físicas, sempre procurando de forma bem pedagógica e lenta
* Evitar trabalhar com cargas pesadas (musculação).
* O ideal seria uma caminhada; yoga; hidroginástica (voltada para terceira idade).

Os benefícios com a atividade: vai melhorar o auto-estima, combate a depressão, maior socialização (oportunidade de conhecer novas pessoas) , maior equilíbrio no controle de sua saúde ( diabetes, respiração, coração, etc).

Vale lembrar que qualquer atividade que uma pessoa da terceira idade desejar, é imprescindível a presença de um educador físico para melhor orientá-la de forma segura.

Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: https://www.ectavares.com.br

Saiba mais:
Tornando atividade física parte da vida do idoso
Exercício físico na terceira idade - Benefícios
Benefícios dos exercícios físicos para idosos
Mova-se para a sua saúde! Ficar ativo ao longo do dia aumenta sua expectativa de vida
Quedas em idosos
Importância e benefícios da atividade física na saúde
Exercícios físicos e a saúde dos ossos, massa e densidade óssea
Artrite e exercícios físicos - Articulações e doenças reumáticas
Andropausa - alterações sexuais do homem idoso
Nutrição e Idoso Ativo
Psicomotricidade no adulto e na terceira idade
Idosos velozes e furiosos - Idoso na corrida e saúde
Corrida para idosos
Depressão em idosos
Depressão na terceira idade
Problemas de visão - Isolamento do idoso pode ser um sintoma
Malefícios da atividade física sem orientação
Atividade física e qualidade de vida
Benefícios da caminhada
Caminhada - Caminhar Forte
Idosos com mais saúde direitos e deveres
Os Novos Velhos
Elixir da vida longa é fazer exercício, comer pouco e meditar
Como praticar mais atividades físicas
Idade e metabolismo: Como evitar ganho de peso ao envelhecer
Atividade física é associada à diminuição do risco para vários tipos de câncer
Você pode aumentar seu tempo de vida?


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

VoltarVoltar