Resposta do
Professor Carlos Gomes Ventura
Participar de uma
maratona sem se preocupar antes em fazer todos os preparativos necessários para que tudo ocorra dentro do planejado é dar chance para a ocorrência de situações
desagradáveis.
A preparação tem inicio no momento em que se decide pela participação na maratona e termina no tiro de largada, portanto todas as etapas do processo são importantes.
No que diz respeito ao aquecimento podemos classificá-lo de duas formas:
Preparar o físico para o grande desafio – fazendo o aquecimento usual;
Preparar o lado emocional que certamente é o alicerce da preparação física.
Quando um corredor vai fazer uma prova de
velocidade, o seu aquecimento é mais intenso, intercalando alongamento, exercícios respiratórios, alternância de trotes e algumas corridas rápidas e curtas, flexões e principalmente concentração no objetivo a ser atingido.
No caso de provas longas – maratona, o aquecimento é assemelhado, diferenciado pela intensidade e tempo.
Quando participamos da Maratona de Munique (1988), o vencedor da prova foi o sul africano T’Jela, que não fez aquecimento, ficou sentado ao lado do treinador por meia hora, com uma temperatura ambiente de 0 graus, e venceu meu atleta com aproximadamente 27 segundos de diferença. Curioso, eu perguntei ao treinador qual era o segredo, porque o seu atleta não fez aquecimento – ele me respondeu que “o aquecimento foi mental”.
Podemos concluir que cada pessoa tem a sua forma e intensidade de preparação pré-prova. Particularmente sou a favor de pelo menos 50 a 60 minutos de aquecimento, visando a proteção de tendões, músculos e articulações, principalmente fortalecendo e dando segurança emocional ao corredor.
Em maratonas observamos atletas de alta performance fazendo um aquecimento rápido e outros um aquecimento prolongado.
Em provas longas, cada treinador decide um método de acordo com as características de cada um dos seus atletas.
Alguns teóricos defendem a idéia que a sudorese que ocorre no aquecimento prejudica o desempenho na prova, promovendo um gasto energético desnecessário. Acredito que o gasto energético é igual a um investimento financeiro, cada um sabe do seu limite.
Como treinador sou defensor da pratica do aquecimento adequado, prolongado que fará do corredor um competidor com confiança.
Carlos Gomes Ventura (Carlão)
blog, Telefone: (11)3686-5384, e-mail
Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide
Carlos
Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns
entre nós
corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o
livro...
|
Resposta do treinador
Nilson Duarte Monteiro
Qualquer exercício físico tem que ter um aquecimento, se não o sujeito pode se lascar.
Muitos atletas amadores que correm a maratona na casa das 4h30m ou mais, acham que o ritmo empregado na prova é fraco, aí pensam que não precisa aquecer, pois o aquecimento vem durante a corrida; ledo engano.
Vamos supor que o atleta saia num ritmo bem fraco, ou seja, pretende aquecer durante a prova, só que alguns metros após a largada (ele saiu frio, sem aquecimento) devido a multidão querendo passar, ela sofra um esbarrão, é provável que possa ter uma lesão/estiramento muscular, sei lá. Mas o por que disso? Porque o corpo não estava preparado, os reflexos ainda estavam lentos, porém, se ele estivesse aquecido, os reflexos estão mais apurados e os músculos aquecidos para aguentar o tranco do esbarrão. Isso é só um exemplo.
Gosto de contar causos passados comigo. Uma vez eu estava na beira de um campo de futebol assistindo um rachão, aí a bola veio em minha direção, eu fui chutá-la de volta para o campo, como eu não estava aquecido e meu corpo não estava acostumado com aquele tipo de esporte, tive um estiramento muscular.
Não deixe de aquecer, ele é fundamental para qualquer atividade física.
Resposta do
Professor Luis Tavares
Sim,
é necessário fazer aquecimento para uma
maratona, pois a finalidade do aquecimento, faz ativar a musculatura de forma gradativa, elevar o seu batimento cardíaco a ponto de entrar na maratona no ritmo proposto, porém o aquecimento que me refiro é um trote de aquecimento de 10 a 15 mins, não vejo necessidade de alongamento tanto no inicio como em seu final. Após a prova é bem interessante um pequeno trote, se tiver muito dolorido uma pequena caminhada.
Professor Luis Tavares Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br
- site: https://www.ectavares.com.br
Saiba mais:
Aquecimento e Desaquecimento, ou volta à calma, para Corredores
Caminhada à
corrida, aquecimento e desaquecimento
Alongamentos antes do treino ou só depois?
Flexibilidade
Análise da Corrida
Competições preparatórias
Automassagem para corredores
Como planejar
seu calendário de corridas
Princípios
básicos de treinamento para corredores
Sessões
de Treino para a Maratona
Plano
de 10 passos para corrida eficiente
Preparando suas pernas
para 42 km de asfalto duro
Treino,
recuperação, supercompensação
Preparação
para o dia da corrida
Acelerar a
recuperação de competições
Alongamentos eficientes
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|