Correr na chuva

Pergunta: Correr na chuva pode ser perigoso para a saúde?

Chuva - National Weather Service

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

Correr na chuva, na garoa, no frio, na neve faz parte da rotina de dificuldades de todo o praticante e atletismo em corridas de fundo.

O atletismo praticado pelo homem desde a Grécia Antiga, cerca de 700 anos AC, nunca levou em consideração o tempo. As intempéries fazem parte das dificuldades que o fundista enfrenta.

Correr na chuva provoca apenas uma diferença de temperatura e nosso corpo deve estar preparado para esta situação. Todo corredor de fundo deve estar preparado pa ra esta contingência, nos treinamentos e nas competições, da mesma forma como enfrentar o calor o frio.

Muitas provas de rua às vezes são feitas embaixo de chuva, não acredito que isto possa prejudicar totalmente o desempenho do corredor embora cause alguma dificuldade. Os atletas de fundo no seus treinamentos devem correr em situações diversas como calor, frio, chuva, vento, neve e por ai fora.

Carlos Gomes Ventura (Carlão) blog, Telefone: (11)3686-5384, e-mail

Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...


PUBLICIDADE


Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

Não. Correr com chuva é gostoso, mantém a temperatura do corpo mais baixa, etc. Mas, tem seus inconvenientes, os tênis de corrida ficam encharcados e pesados, a vestimentas também, mas nada que possa prejudicar a saúde.

O perigo de se correr na chuva são os raios, aí sim pode ser perigoso a saúde, ou escorregar no piso molhado.

Sair para correr já chovendo não é prejudicial, pois você vai aquecendo junto com a chuva, mas sair para correr com o tempo seco e no meio do caminho cair aquele toró, aí pode ocorrer o choque térmico, mas é muito difícil acontecer isso, pois a chuva começa a cair gradualmente e o corpo vai se adaptando a mudança de temperatura. Só se cair uma tromba d'água, aí o choque térmico é inevitável.

Outro mito que o pessoal diz, é que correr com chuva o sujeito pode gripar. Ninguém fica gripado por tomar chuva, fica-se gripado porque a imunidade está baixa. Gripe é vírus, fica-se gripado por causa dele e não por causa da friagem.

Pra mim não tem tempo ruim para correr, pode estar fazendo sol, chuva, neve, o diabo, não dispenso minha corridinha diária.



PUBLICIDADE


Resposta do Professor Luis Tavares

Na verdade tem momentos que é interessante de se treinar na chuva e momentos de se preservar.

Treinar na chuva, é até legal para mudar um pouco o “cenário” do treino, não ficando monótono e também preparar e aclimatar o organismo para uma situação de chuva no dia de competição.

Porem algumas considerações:

Evitar a chuva, se houver muitos raios que possa oferecer perigo;

Se tiver saindo de uma gripe ou com organismo debilitado;

Evitar se tiver próximo da competição ( 2 semanas).

Se você tiver treinando e começar a chover não pare , continue o treino, pois organismo quente e aquecido não há problemas, de repente até a hora de terminar o treino a chuva já passou. Porem assim que acabar o treino, se troque as roupas molhadas pela seca imediatamente.

Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: https://www.ectavares.com.br

Saiba mais:
Correr na esteira ergométrica
Gripe e treinamento esportivo
Dicas Gerais de Segurança ao Correr
Calafrios - O que são, causas
Bronquite Aguda e Crônica - O que é, causas
Pneumonia - Diagnóstico
Pneumonia - Causas
Resfriado Comum


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

VoltarVoltar