Pessoas com obesidade podem completar uma maratona?

Pergunta: Pessoas com obesidade podem ser capazes de completar uma maratona?

Pessoas caminhando - CDC

Resposta do Professor Carlos Gomes Ventura

Todas as pessoas mesmo as com problemas de obesidade, ou tendência a obesidade, sempre tem como objetivo ou mesmo uma dúvida, em correr uma longa distância como por exemplo a Maratona com seus infindáveis 42 km 195m

Completar o percurso já é uma vitória particular de cada um. É aconselhável aos praticantes de atividades aeróbias que tenham em mente saber que completar o percurso da Maratona é possível para todos, você pode fazer trotando leve, caminhando lentamente ou mesmo em ritmo de marcha atlética.

PUBLICIDADE

Uma pessoa obesa que fixou como objetivo fazer uma maratona deve ser prevenida de que é prioritário um exame médico preferencialmente com um médico da área esportiva.

Na minha opinião é difícil concluir uma Maratona, sem que haja uma mínima preparação. Aquelas pessoas que tenham algum problema de obesidade devem procurar fazer esta longa distância de forma lenta e seqüente estipulando um ritmo aeróbio tranqüilo com seus batimentos cardíacos sempre abaixo de 130\140 BPM.

Às vezes é mais fácil fazer o percurso da Maratona caminhando do que trotar 10 km, acredito que todas as pessoas, mesmo as com algum problema de obesidade, respeitando orientações técnicas e de ordem médica podem completar o percurso da Maratona.

O mais importante que como preparação antecipada o indivíduo, procure correr durante pelo menos 30 a 40 dias, de forma aleatória pelo menos 60 minutos sem se preocupar com cronômetro.

Um corredor de fundo como o maratonista ou o corredor de fim de semana deve sempre aliar as suas corridas à alimentação, o percurso, e o repouso adequado, mesmo sendo obeso e com o aval de um médico é possível correr 42 km 195 m.

Carlos Gomes Ventura (Carlão) blog, Telefone: (11)3686-5384, e-mail

Livro
Manual do Corredor - A Grande Pirâmide

Manual do corredor - Carlos Ventura - clique aquiCarlos Ventura é um dos treinadores brasileiros de maior sucesso. Em seu novo livro, Carlão responde às indagações mais comuns entre nós corredores. A sabedoria de décadas de experiência do Carlão são passadas de forma simples e clara para corredores de todos os níveis de performance.
Saiba mais sobre o livro...

Resposta do treinador Nilson Duarte Monteiro

Pessoas com obesidade podem ser capazes de completar uma maratona? Podem, mas o sofrimento será imenso, o day after será praticamente imobilizado numa cama. Tudo bem, sou exagerado, mas é bem por aí.

PUBLICIDADE

Em primeiro lugar, para se correr uma maratona, no meu ponto de vista, tem que ter um lastro de pelo menos uns três anos de prática de corrida, não é aquelas corridinhas diárias para manter a forma, mas um treinamento específico para a prova da maratona. Para um obeso o buraco é mais embaixo, pois ele primeiro terá que perder peso para que a corrida seja mais confortável.

Outro detalhe é o biótipo do corredor, além de da obesidade, muitos tem ossatura pesada também. O cara não precisa ser obeso, mas se o sujeito tiver ossatura pesada, ou seja, tipo um arremessador. Os arremessadores geralmente são caras grandes, fortes, e não são obesos, mas tem a ossatura pesada, aí a corrida vai ser sofrida.

É isso, obeso pode correr uma maratona, mas o sofrimento vai ser enorme. Não vale a pena correr uma maratona só porque o amigo fez uma maratona. Será que vale a pena? Eu penso que não, mas cada um é cada um. Eu que sou magro, corro há 44 anos, fiz três maratonas e nunca mais faço essa loucura. Fiz essas três maratonas porque era atleta e tinha que fazer por causa da equipe, pois se fosse por vontade própria, nem morta santa.

Resposta do Professor Luis Tavares

Sim, pessoas com obesidade podem completar uma maratona, porém devem ter mais cuidado e atenção na preparação.

Importante é antes de tudo fazer exames completos principalmente cardíaco para certificar que não há problemas e começar de muito cuidado os treinos para não sobrecarregar as articulações.

O ideal é ter um planejamento a longo prazo de aproximadamente de 8 meses ou seja nos primeiros 4 meses trabalhar com rodagens para queima de gordura ou seja secar o que tiver de secar e depois trabalhar 4 meses com trabalhos mais especifico para a maratona.

Eu tenho uma aluna que conseguiu perder 60 kg em dois anos com treinos e dieta direcionados.

Ou seja tudo é possível desde que você tenha um comprometimento e objetivo a atingir.

Professor Luis Tavares
Telefone: (11)3159-8456 - e-mail: e.c.tavares@uol.com.br - site: https://www.ectavares.com.br

Saiba mais:
Caminho para o Sucesso na Maratona
Volume de treinamento para maratona?
Como saber se está preparado para correr uma maratona?
A Barreira do 30 Km na Maratona
Como começar a correr
Corrida não garante emagrecimento
Diminuir peso e a corrida
Duração ideal da corrida para emagrecer
Exercícios físicos para pessoas com obesidade
Corredores fundistas precisam ser muito magros?
Correr no calor é melhor para emagrecer?
O que o corredor pode fazer para evitar assaduras durante a maratona?


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

VoltarVoltar