A maioria dos casos de
pericardite é leve, resolvendo com descanso e tratamento simples. Algumas vezes, tratamento mais intenso é necessário para prevenir complicações. O tratamento pode incluir medicamentos e, menos freqüentemente, procedimentos médicos ou cirurgia.
Os objetivos do tratamento incluem:
* Reduzir a dor e inflamação.
* Tratar a causa por trás da pericardite, quando conhecida.
* Checar se há complicações.
Tipos específicos de tratamento para pericardite
Como primeiro passo para o tratamento, o médico pode orientar o paciente para descansar até se
sinta melhor e não tenha mais febre. O médico pode orientar a tomar antiinflamatórios para reduzir a dor e infamação, como por exemplo aspirina e ibuprofeno. O paciente pode precisar de medicamento mais forte se a dor for severa.
Se uma infecção bacteriana estiver casando pericardite, o médico poderá prescrever antibióticos. O paciente poderá precisar ficar no hospital durante o tratamento para pericardite de modo que o médico possa checar por complicações.
Os sintomas de pericardite aguda podem durar de alguns dias a três semanas. Pericardite crônica pode durar por vários meses.
Outros tipos de tratamentos para pericardite
O paciente pode precisar de tratamento para as complicações decorrentes da pericardite. Duas complicações sérias são tamponamento cardíaco e pericardite constritiva crônica.
Tamponamento cardíaco é tratado com um procedimento chamado pericardiocentese. Uma pequena agulha ou tubo (chamado cateter) é inserido dentro da parede peitoral para remover o excesso de fluido no pericárdio. Esse procedimento alivia a pressão sobre o coração.
A única cura para pericardite constritiva crônica é cirurgia para remover o pericárdio. Essa cirurgia é conhecida como pericardiectomia.
Os tratamentos para essas complicações requerem internação em hospital.
Saiba
mais:
Pericardite - Causas
Pericardite - Sintomas
Pericardite - Diagnóstico
Pericardite - O que é, aguda e crônica
Miocardite - O que é, sintomas, causas, tratamento
Reabilitação cardíaca - Novos tempos
Reabilitação cardíaca
Ataque cardíaco - O que é, sintomas, prognóstico
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
Créditos:
Tradução: copyright © 2011 por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: National Heart, Lung and Blood Institute (NHLBI)
|