Exercício avanço é bom para os glúteos e posteriores de coxa

Exercício Avanço - Professor Moraes

No atletismo os glúteos dos velocistas e saltadores são bem desenvolvidos razão suficiente para comprovar que esse grupo muscular é de característica de força e explosão. Na evolução do ser humano os glúteos se desenvolveram para facilitar o movimento da corrida a partir do Australopithecus que corria para caçar e/ou fugir dos predadores.

Pois bem. Um dos bons exercícios destinados aos glúteos é o chamado avanço indevidamente prescrito visando só o quadríceps. Na verdade ele recruta sim, os glúteos, os isquiocrurais, o quadríceps o reto do abdome e os oblíquos externos do abdome. A gente sabe que os melhores ganhos de força e hipertrofia muscular são conseguidos com trabalhos em que haja grandes amplitudes no movimento. Ou seja, quando o músculo está mais alongado no maior momento de força como é o caso nesse exercício dos isquiocrurais e todo o grupo dos glúteos.

Trabalhos bem conduzidos usando atividade eletromiográfica constataram que o exercício avanço promoveu maior recrutamento muscular dos glúteos do que o popular quatro apoios muito utilizado nas aulas de ginástica nas academias. (Shields et al., 2005) comprovou que os glúteos e os posteriores de coxa no agachamento quando se acrescenta sobrecarga usando maiores amplitudes são mais envolvidos do que o próprio quadríceps sugerindo que os agachamentos assim como o avanço têm melhores resultados na musculatura posterior em ângulos e cargas maiores. 

PUBLICIDADE

Cabe ainda uma observação. Não é raro vermos pessoas sugerindo o afastamento de pernas no agachamento livre justificando mais ênfase nos glúteos e adutores do quadril. Estudo feito por (Escamilla et al., 2002) mostrou que não é verdade porque o ato de afastar as pernas não promove maior amplitude nos glúteos que é, como citado acima, condição de hipertrofia. Portanto, o agachamento descrito no artigo anterior e o avanço são exercícios que se completam para a musculatura anterior e posterior de coxa.

Cuidados

O avanço exige atenção e domínio do equilíbrio. Antes de começar a usar carga é preciso que o corredor domine a técnica. Quando começar a usar carga é mais prudente usar halteres e posteriormente, se necessário, dambblle com as mãos abaixadas que é mais funcional para o corredor.

PUBLICIDADE

A técnica

Partindo da posição em pé com as pernas afastadas largura dos ombros dê um passo à frente o suficiente para que coxa fique paralela ao chão com o joelho a 90°. Adaptações com o pé mais adiantado ou sobre um step sob qualquer justificativa não se aplica ao objetivo do corredor.

Na corrida

Os músculos posteriores de coxa incluindo os glúteos têm maior atuação durante a fase de transferência e preparação para o vôo. São igualmente importantes na preparação física para corridas em ladeiras ou que exigem mais velocidade como as provas de até 5 km.

Cartas para: lcmoraes@compuland.com.br - Luiz Carlos de Moraes CREF1 RJ 003529

Para Refletir: Quem mente a primeira vez vai mentir sempre para justificar a anterior. Pode chegar ao ponto que a até o próprio mentiroso acredita que é verdade. (Moraes 2014).
Sobre a Ética: O sol nasce e morre todo dia. A vida também é assim, mas tem gente que insiste em morrer todo dia. (Moraes 2014).

Saiba mais:
Musculação para corredores
Corredores devem fazer musculação?
Exercícios de Musculação para Corredores
Musculação ajuda performance dos corredores fundistas?
Exercícios para pernas para corredores
Musculação - Treino de força para corredores deve ser o ano todo
Aeróbios antes ou depois da musculação?
Por causa dos joelhos o treinamento das mulheres não é igual ao do homem (parte II)
Pilates x Musculação
Iniciando na Musculação - O Be-A-Bá
Musculação - Prevenindo Lesões
Musculação - Overtraining, disformia muscular e vigorexia
Lesões nos exercícios de musculação
A corrida dos braços e a musculação


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Texto copyright © 2014 por Luiz Carlos de Moraes CREF/1 RJ 003529
lcmoraes@petrobras.com.br | lcmoraes@compuland.com.br  
Visite www.noticiasdocorpo.com.br
Luiz Carlos de Moraes CREF/1 RJ 3529