Camisinha masculina contra DSTs

Preservativos - CDC/ Debora Cartagena

Como o uso de camisinha masculina pode diminuir a incidência de doenças sexualmente transmissíveis

É muito importante o uso de preservativo masculino, também conhecido como camisinha, para ajudar a reduzir o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis (DSTs), as quais incluem, entre outras, AIDS, clamídia, herpes genital, verruga genital, gonorréia, hepatite B e sífilis

Essas doenças podem ser contraídas através de relação sexual vaginal, oral ou anal. Camisinha não é 100% segura, mas se usada apropriadamente reduz o risco de contrair DSTs, incluindo AIDS. Proteger-se contra a AIDS é muito importante porque ela é fatal e não tem cura. Para mais informações sobre a proteção dos preservativos conta AIDS, leia o artigo Camisinha e AIDS - Eficiência dos preservativos contra o HIV.

A camisinha é usada tanto como método anticoncepcional, como para reduzir o risco de contrair doenças sexualmente transmissíveis. É importante lembrar que outros métodos anticoncepcionais -- como DIU, diafragma ou pílula anticoncepcional -- não protegem contra DSTs. Desta forma, se for utilizado outro método anticoncepcional, para reduzir o risco de contrair DSTs deve-se utilizar a camisinha também.

Quem deve usar camisinha

A pessoa que praticar relação sexual de risco sempre deve usar camisinha. O maior risco é ter relação sexual -- vaginal, oral ou anal -- com uma pessoa que saiba ter doença sexualmente transmissível. Caso opte por ter relação sexual com uma pessoa infectada, deve-se usar camisinha do início ao fim sempre, e estar ciente que o preservativo reduzirá mas não eliminará de ser infectado. Também é arriscado ter relação sexual com uma pessoa que praticou sexo com alguém infectado no passado, mesmo que essa pessoa pareça saudável. Ao usar a camisinha, certifique-se de cobrir todo o pênis para reduzir o risco de ser infectado. Isso inclui o sexo oral onde o pênis fica em contato com a boca.

O uso de camisinha garante que não será infectado por doença sexualmente transmissível?

Não há garantia absoluta que não será infectado por DSTs, mesmo usando camisinha. Entretanto, o risco de contrair AIDS e outras DSTs diminui fortemente com o uso apropriado de camisinha.

Como obter a máxima proteção da camisinha

Para obter a máxima proteção da camisinha deve-se:
* Armazená-las apropriadamente.
* Usar uma camisinha nova sempre que tiver relação sexual.
* Utilizar a camisinha corretamente, do começo ao fim.

Como a camisinha protege contra doenças sexualmente transmissíveis

A camisinha age como uma barreira que impede o sangue, sêmen e fluidos vaginais de passarem de uma pessoa a outra durante o intercurso sexual. Esse fluidos pode abrigar germes como o HIV. Se a camisinha não for usada, germes podem passar de um parceiro infectado para outro.

Camisinhas são fortes o suficiente para sexo anal?

A camisinha tem maior probabilidade de romper durante o sexo anal devido à maior quantidade de fricção e outros estresses envolvidos. Mesmo que a camisinha não rompa, o sexo anal é muito arriscado porque pode provocar o dilaceramento e sangramento do tecido no reto. Essas dilacerações podem permitir que germes de doenças passem mais facilmente de um parceiro para outro.

Como a camisinha deve ser armazenada

Deve-se armazenar as camisinhas em locais secos e frescos, fora da exposição ao sol. Se quiser levar algumas camisinhas com você, leve no bolso ou carteira por não mais do que algumas horas por vez. Temperaturas estremas, especialmente o calor, podem prejudicar o látex da camisinha. Então não deixe a camisinha em ambiente quente, como o porta-luvas do carro.

Como a camisinha deve ser manuseada

A camisinha deve ser manuseada suavemente. Quando tirar a camisinha da embalagem, não use o dente, tesoura ou unhas afiadas. Certifique-se de ver o que está fazendo.

Como usar a camisinha corretamente

Para usar a camisinha corretamente:
* Use nova camisinha a cada ato sexual.
* Se o pênis não for circuncisado, puxe a pele que reveste a glande (prepúcio) antes de colocar a camisinha.
* Coloque a camisinha depois que o pênis estiver ereto e antes de qualquer contato dele com qualquer parte do corpo da parceira sexual.
* Ao colocar a camisinha aperte a ponta para sair o ar e a desenrole até a base do pênis.
* Se você sentir que a camisinha rompeu durante a relação sexual, interrompa imediatamente e remova o pênis.
* Ao remover a camisinha tenha cuidado para o esperma não derramar.
* Coloque a camisinha usada dentro de um saco plástico, o feche e deposite no lixo.

Saiba mais:
Camisinha e AIDS - Eficiência dos preservativos contra o HIV
Camisinha feminina ou preservativos femininos
Preservativo masculino
DST - Doenças Sexualmente Transmissíveis
DSTs na gravidez
DSTs - Testes, diagnóstico, tratamento e prevenção
DSTs mais comuns, sintomas
Tipos de DST
Herpes - Contágio e prevenção
Transmissão do HIV - Sexo oral e AIDS
HIV e AIDS - Você está sob risco? O que é, como se proteger e teste
AIDS - Transmissão e prevenção do HIV
Proteção contra HPV
Molusco contagioso - O que é, como evitar, tratamento


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2008, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: FDA - US Food and Drug Administration

VoltarVoltar a mulher corredora