O profissional de educação física é mais do que um simples educador

Palavras mágicas

Todos nós sabemos que qualquer profissão tem uma série de qualidades específicas e inerentes somente a cada uma delas e outras qualidades são comuns a todas como, por exemplo, a honestidade, o conhecimento e a dedicação. Existem também as coerências. Não dá para imaginar um médico fumante, um advogado desonesto ou um profissional de Educação Física que não goste de se relacionar com as pessoas porque antes de tudo precisa conquistar o cliente.

Entre as virtudes do professor uma deve ser a arte de elogiar. É claro que cada cliente tem as suas expectativas muitas nem sempre possíveis de ser atingidas, mas cabe ao profissional de Educação Física ter a sensibilidade de fazer com que seu cliente melhore sempre procurando desenvolver o seu potencial emocional. As “feridas” por assim dizer ou as fraquezas do cliente não precisam ser lembradas. Um cliente, por exemplo, que não emagreceu num determinado espaço de tempo o profissional não precisa dizer e/ou lembrar, mas certamente alguma coisa melhorou. Não é melhor elogiar a postura, a coordenação motora ou a capacidade aeróbia que melhorou do que dizer que apesar de tudo não emagreceu? Entretanto, o elogio também tem que ter a medida certa e o tom de sinceridade se não, pode soar como um puxa-saquismo ou um medo de perder o cliente porque não emagreceu. O elogio é mais significativo quando feito em tom pessoal do que absoluto ou construído numa frase que serve para todo mundo. Ou seja, não é melhor dizer “gostei da sua coordenação motora que melhorou muito” do que “sua coordenação está melhor”? O cliente ao ouvir a primeira opção se sente valorizado porque foi o professor que prestou atenção e notou. A frase teve o tom pessoal. “Eu gostei”. Já a segunda ficou no ar e serve para qualquer um. É impessoal.

PUBLICIDADE

Por outro lado, é preciso conhecer bem o cliente que está sendo elogiado porque algumas pessoas têm dificuldades de aceitar ou por não saber como reagir diante de um elogio podem ficar sem jeito e o “tiro sair pela culatra”. Ou seja, numa segunda vez o cliente pode não gostar do elogio e se ele disser que não gosta tudo bem para o profissional. Pior é quando ele não fala e a relação começa a ficar desgastada. O profissional precisa ter sensibilidade para perceber e isso fica mais fácil nos trabalhos personalizados fora do ambiente de academia. O elogio, via de regra, ressalta as características boas da pessoa que está sendo elogiada. Por isso ao se elogiar é preciso perceber se não estamos fugindo a essas características. Tão ruim quanto ficar apático a tudo é fazer elogios em excesso ou sem sentido ressaltando uma característica que o elogiado sabe que não tem.

Por outro lado, a arte de elogiar fortalece as relações pessoais conquistando sempre um novo aliado.

E não é só na relação profissional / cliente. No dia a dia precisamos a nos acostumar a elogiar as pessoas que nos agradam com suas atitudes. Todos nós reclamamos e/ou reagimos imediatamente quando algo nos desagrada ou precisamos defender nossos direitos. Não raro ouvimos alguém dizer: Exijo respeito! Por incrível que possa parecer é algo que nem precisamos treinar ou fazer esforço. Porque não fazer o mesmo elogiando as pessoas ao nosso redor especialmente quando elas têm atitudes ou comportamento que nos ajudam e/ou agradam? Quando nessas situações simplesmente agradecemos soa como uma obrigação ou regra de boa conduta. Se ao contrário elogiamos o comportamento que uma pessoa tenha tido com a gente estamos na verdade confirmando o gosto por essa atitude. É muito provável que o elogiado não se esqueça disso o que não aconteceria se simplesmente vier um muito obrigado.

PUBLICIDADE

Ao profissional de Educação Física não basta ter conhecimento e diploma. O mundo muda muito rápido e as pessoas hoje têm pouco tempo e parecem estar sempre atrasadas. Trabalham muito em detrimento do social. Se por um lado a tecnologia avança assustadoramente, por outro as pessoas estão ficando cada vez mais sozinhas e as redes sociais que fazem tanto sucesso apenas “tapam o sol com a peneira”.

O relacionamento afetivo é pessoal. Daí a importância do profissional de Educação Física perceber nos seus clientes não apenas um corpo que faz exercício. Existe ali uma pessoa, uma alma muitas vezes precisando ser ouvida e percebida por alguém. Saber ouvir e elogiar na medida certa pode ser melhor do que encher a parede de diplomas. O cliente quer atenção. O exercício é um detalhe.

Cartas para: lcmoraes@compuland.com.br
Luiz Carlos de Moraes CREF1 RJ 003529

Para Refletir: A consciência é o melhor de todos os juízes. Nunca falha, nunca se engana e se for culpada será sempre perseguida pelo próprio medo. (Moraes 2011)
Sobre a Ética: É mais fácil conseguir o que queremos com um sorriso do que com a lei. Um sorriso abre todas as portas. (Moraes 2011).

Saiba mais:
Profissional de Educação Física - Comunicar é preciso
Malhar com personal - Vantagens e possíveis desvantagens
Personal Trainer
Quanto custa a hora aula de professor de Educação Física - Quanto vale um profissional
Professor de Educação Física - Doze Virtudes
Conceito de Fitness
Treinamento ideal cada um tem o seu e não é o mesmo para sempre
Relógio Biológico
Dez passos para malhar melhor
Onze razões para correr e malhar
Treine o seu cérebro e a emoção
Preparar-se para os exercícios! Psicologia espotiva
Academia de Ginástica - Como escolher Academias?
Trabalho, família e o exercício físico em sintonia
Professor de educação física não precisa ser atleta mas precisa dar exemplo de postura


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Texto copyright © 2010 por Luiz Carlos de Moraes CREF/1 RJ 003529
lcmoraes@petrobras.com.br | lcmoraes@compuland.com.br  
Leia mais artigos sobre esporte e saúde no site Notícias do Corpo