Quais são os sinais e sintomas de prolapso da válvula mitral
A maioria das pessoas que tem prolapso da válvula mitral não é afetada por essa condição. Isso porque elas não têm
quaisquer sintomas ou quantidade importante de fluxo de sangue de volta pela válvula mitral.
Entre aqueles que têm sintomas, palpitações são relatadas mais freqüentemente. Outros sintomas incluem falta de fôlego, tosse, tontura, fadiga, ansiedade, enxaqueca, e desconforto no peito.
Os sintomas do prolapso da válvula mitral podem variar de uma pessoa para outra. Eles tendem a ser leves, mas podem piorar com o tempo, principalmente quando complicações ocorrem.
Complicações decorrentes de prolapso da válvula mitral
As complicações decorrentes de prolapso da válvula mitral são raras. Quando presentes, elas mais freqüentemente são devido ao fluxo de retorno do sangue através da válvula mitral.
O fluxo de retorno do sangue através da válvula mitral é mais freqüente em homens e pessoas que têm pressão alta. Casos severo de fluxo de retorno de sangue podem precisar de cirurgia na válvula para prevenir complicações.
O fluxo de retorno pela válvula mitral faz o sangue voltar do ventrículo esquerdo para o átrio esquerdo. Sangue pode até retornar do átrio para os pulmões, ocasionando falta de fôlego.
O retorno do sangue coloca estresse sobre os músculos do átrio e do ventrículo. Como o tempo, esse estresse pode ocasionar arritmia. O fluxo de volta do sangue também aumenta o risco de endocardite, uma infecção do revestimento interno das câmeras e válvulas do coração.
Arritmias
Entre os sintomas decorrentes do fluxo de retorno de sangue pela válvula mitral estão as arritmias, as quais são problemas na freqüência ou ritmo do batimento cardíaco. Existem muitos tipos de arritmias, sendo que a maioria é inofensiva. Outros tipos de arritmia podem ser sérios e até potencialmente fatais.
Infecção da válvula mitral
Folhetos deformados da válvula mitral podem atrair bactérias que estejam na corrente sanguínea. As bactérias podem se fixar na válvula e causar infecções sérias chamadas endocardite. Sinais e sintomas de infecção bacteriana incluem febre, calafrios, dores no corpo e dor de cabeça.
Endocardite não acontece freqüentemente, mas quando ocorre é séria. Prolapso da válvula mitral é a condição cardíaca mais comum que coloca as pessoas sob risco de endocardite. Pode-se tomar medidas para prevenir essa infecção com boa higiene bucal. Infecções na gengiva e deterioração dos dentes pode causar endocardite.
|