O prolapso da válvula mitral é uma condição na qual uma das válvulas do coração, a mitral, não funciona apropriadamente. Na maior parte do tempo, prolapso da válvula mitral não causa qualquer problema. Em raras ocasiões, o sangue pode vazar para a direção errada através da válvula frouxa, o que pode ocasionar falta de fôlego, palpitações, dor no peito e outros sintomas.
Válvula mitral normal
A válvula mitral controla o fluxo de sangue entre as duas câmaras do lado esquerdo do coração: átrio esquerdo e ventrículo esquerdo. A válvula mitral permite ao sangue fluir do átrio esquerdo ao ventrículo esquerdo, mas não de volta.
No começo do batimento cardíaco, o átrio contrai e empurra sangue através dos ventrículos. Os folhetos da válvula mitral se abrem para deixar o sangue passar. Então, o ventrículo contrai para bombear sangue para o corpo, e os folhetos da válvula mitral se fecham para prevenir que o sangue volte para o átrio.
Prolapso da válvula mitral
No prolapso da válvula mitral quando o ventrículo esquerdo contrai, um ou ambos folhetos da válvula ficam frouxos ou prolapsam de volta ao átrio esquerdo. Isso pode impedir que a válvula sele firmemente. Como resultado, sangue pode fluir de volta para o átrio esquerdo.
A volta do sangue não ocorre em todos os casos de prolapso da válvula mitral. De fato, a maioria das pessoas com prolapso da válvula mitral não tem retorno de sangue nem apresenta qualquer sintoma ou complicação.
Quando a volta do sangue ocorre, ela pode ocasionar sintomas e complicações como falta de fôlego, arritmia, ou dor no peito. Arritmia é um problema com o ritmo do batimento cardíaco.
A volta de sangue pode ficar pior com o tempo. Ela pode ocasionar alterações no tamanho do coração e pressões maiores no átrio esquerdo e pulmões. A volta de sangue também aumenta o risco de infecções de válvula cardíaca.
Medicamentos podem tratar os sintomas de prolapso da válvula mitral problemático e prevenir complicações. Algumas pessoas precisarão de cirurgia para reparar ou substituir a válvula mitral.
Atualmente acredita-se que menos de 3% das pessoas tenham prolapso da válvula mitral, e que um percentual menor anda tenha sérias complicações decorrentes dela.
A maioria das pessoas com prolapso da válvula mitral não apresenta sintomas ou problemas médicos, e não necessitam de tratamento. Um pequeno número de pessoas com prolapso da válvula mitral pode precisar de medicamentos para aliviar os sintomas. Poucos pacientes com prolapso da válvula mitral podem precisar de cirurgia.
Raramente o prolapso da válvula mitral pode causar complicações como arritmia e endocardite. A endocardite é uma infecção do revestimento interno das câmeras e válvulas cardíacas. Bactéria que entra na corrente sanguínea pode causar a infecção.
|