Devo passar protetor solar em bebês?

Criança na praia - FDA

Você está na praia coberto de protetor solar. Seu filho de 5 meses está contigo. Você deve passar protetor solar nele também? Geralmente não. É o que diz o pediatra Hari Cheryl Sachs que trabalha para o FDA, órgão norte-americano que regula alimentos e medicamentos:

“O melhor é manter bebês de menos de 6 fora do sol, e evitar exposições entre 10h e 14h, quando os raios ultravioletas são mais intensos.” 

Protetores solares são recomendados para crianças e adultos, então por que bebês são diferentes?

Primeiro porque a pele do bebê é muito mais fina do que a dos adultos, e absorve os ingredientes químicos do protetor solar mais facilmente, explica Sachs. Além disso, bebês possuem uma superfície corporal proporcionalmente maior em relação ao peso, comparados com crianças e adultos. Esses fatores significam que a exposição de um bebê ao químicos do protetor solar é muito maior, aumentando o risco de reação alérgica e inflamação.

PUBLICIDADE

A melhor proteção é manter seu bebê na sombra, se possível, explica Sachs. Se não houver sombra natural, crie a sua com guarda-sol ou guarda-chuva do carrinho de bebê.

Se não houver jeito de manter o bebê fora do sol, você pode aplicar uma pequena quantidade de protetor solar, com FPS de pelo menos 15, em pequenas áreas como as faces e palma das mãos. Sachs sugere testar a sensibilidade do seu bebê ao protetor solar experimentando primeiro passar uma pequena quantidade no pulso.

No calor, os bebês também sofrem maior risco de ficar desidratados. Para se certificar que seu bebê esteja adequadamente hidratado, ofereça a ele a quantidade normal de leite do peito ou fórmula, diz Sachs. A quantidade de água neles o ajudará a se manter hidratado. Também é bom dar uma pequena quantidade de água entre as mamadas.

PUBLICIDADE

Dicas de segurança para proteger seu bebê do sol

Aqui estão algumas dicas para ter em mente no verão quando sair com seu bebê:

* Mantenha seu bebê na sombra o máximo possível. Se você usar uma pequena quantidade de protetor solar no seu bebê, não assuma que ele está bem protegido.

* Certifique que seu filho está vestido com roupas que cobrem e protegem a pele sensível. 

* Observe seu bebê com cuidado para ter certeza que ele não está mostrando sinais de queimadura ou desidratação. Esses sinais incluem vermelhidão e choro excessivo. 

* Hidrate! Dê ao seu bebê leite do peito ou fórmula. Também pode dar pequenas quantidades de água entre as mamadas.

* Repare o quanto o seu bebê está urinando. Se for menos do que o normal, pode ser sinal de desidratação e de que mais líquido é necessário.

* Se notar que seu filho está com queimadura, saia do sol imediatamente e aplique compressa gelada nas áreas afetadas.

Saiba mais:
Protetor solar - Bloqueador, filtro dos protetores solares
Proteção Solar - FPS, Radiação UVB e UVA
Queimaduras na pele
Água: importante e esquecida
Perigos da desidratação
Soro Caseiro
Importância da Água
Temperatura corporal - Baixa, normal, febre e hipertermia
Insolação
Sol e pele: o lado negro da exposição solar


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2014, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: FDA -
Food and Drug Administration

VoltarVoltar a mulher corredora