O que é puberdade precoce
masculina e feminina
A puberdade precoce femina é aquela que começa antes dos 8 anos de idade, e a
puberdade precoce masculina é a que ocorre antes dos 9 anos de idade.
Sinais de puberdade precoce
Os sinais de puberdade precoce são os mesmo da puberdade normal. A diferença é que a puberdade precoce começa a ocorrer em idade mais nova do que a normal.
Os sinais de puberdade precoce feminina incluem o desenvolvimento de seios, pêlos púbicos e nas axilas, aumento da taxa de crescimento, e sangramento menstrual.
Já os sinais de puberdade precoce masculina incluem o crescimento do pênis e testículos, desenvolvimento de pêlos púbicos e nas axilas, crescimento muscular, alterações na voz, e elevação na taxa de crescimento.
Causas da puberdade precoce
Algumas vezes a puberdade precoce tem como causa problemas estruturais no cérebro que engatilham o aparecimento precoce da puberdade. Há muitas condições que podem ocasionar puberdade precoce, como:
* Hiperplasia adrenal congênita.
* Síndrome de McCune-Albright.
* Desordens ou tumores nas glândulas adrenal ou gonadal.
* Tumores que secretam hCG.
* Hamartoma hipotalâmico.
Porém, em muitos casos, não existem causas identificáveis para a puberdade precoce. Se você achar que seu filho está começando a puberdade muito cedo, converse com o pediatra.
Tratamento para puberdade precoce
O tratamento para puberdade precoce pode ajudar a interrompê-la até que a criança esteja perto da idade normal para o desenvolvimento sexual. Uma razão para considerar o tratamento para puberdade precoce é o rápido crescimento e maturação dos ossos, o que pode prevenir que a criança atinja todo seu crescimento potencial.
Outra razão para considerar o tratamento da puberdade precoce é que a criança pode não estar psicologicamente pronta para as mudanças físicas e hormonais que ocorrem na puberdade.
Se a puberdade precoce for causada por um problema médico específico, o tratamento deste pode freqüentemente interromper a puberdade. Adicionalmente, puberdade precoce pode freqüentemente ser interrompida por tratamento médico que bloqueia os hormônios
responsáveis por seu aparecimento.
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|