O que é reabilitação cardíaca
A reabilitação cardíaca é um programa supervisionado medicamente que ajuda a melhorar a saúde e bem-estar de pessoas com problemas cardíacos. Programas de reabilitação cardíaca incluem exercícios físicos, educação sobre vida para coração saudável, e aconselhamento para reduzir o estresse e ajudar o paciente a retornar para uma vida ativa.
Cada paciente tem seu programa de reabilitação cardíaca desenhado para atender suas necessidades. Reabilitação cardíaca ajuda pessoas que tiveram problemas cardíacos a:
* Recuperar depois de ataque cardíaco ou cirurgia do coração.
* Prevenir futuras internações, problemas cardíacos, e morte relacionada a problemas cardíacos.
* Avaliar fatores de risco para doença coronariana e outros problemas cardíacos. Esses fatores de risco incluem pressão alta, colesterol sanguíneo alto, sobrepeso ou obesidade, diabetes, fumo, falta de atividade física, e depressão e outros problemas psicológicos.
* Adotar mudanças no estilo de vida, que podem incluir dieta saudável, mais atividade física, e aprendizado para lidar com o estresse.
* Melhorar a qualidade de vida.
Prognóstico para a reabilitação cardíaca
Pessoas de todas as idades podem se beneficiar da reabilitação cardíaca.
As mudanças de estilo de vida feitas têm poucos riscos. Essas mudanças ajudam a melhorar a saúde geral e prevenir futuros problemas cardíacos e até a morte.
Os exercícios físicos como parte da reabilitação cardíaca podem não ser seguros para todos os pacientes. Por exemplo, pessoas com pressão muito alta ou doença cardíaca severa podem não estar prontas para exercícios físicos. Esses pacientes ainda podem se beneficiar de outras partes do programa de reabilitação cardíaca.
Quem precisa de reabilitação cardíaca
Pessoas de todas as idades e grupos étnicos podem se beneficiar da reabilitação cardíaca, a qual pode ajudar quem teve:
* Ataque cardíaco.
* Angioplastia.
* Reparo ou substituição de válvula cardíaca.
* Transplante de coração ou de pulmão.
* Angina.
* Insuficiência cardíaca.
Benefícios da reabilitação cardíaca
A reabilitação cardíaca tem muitos benefícios, como:
* Reduzir o risco geral de morte, risco de problemas cardíacos futuros e de morrer de ataque cardíaco.
* Diminuir a dor e necessidade de medicamentos para tratar o coração ou dor no peito.
* Reduzir a chance de que tenha que voltar ao hospital ou ao atendimento de emergência por causa de problema cardíaco.
* Melhorar a saúde geral, ao reduzir o risco de problemas cardíacos.
* Melhorar a qualidade de vida e tornar mais fácil trabalhar, participar de atividades sociais, e praticar atividades físicas.
Pessoas que fazem reabilitação cardíaca regularmente também reduzem o estresse, ficam mais independentes e previnem incapacitações. Pacientes que recebem ajuda para a saúde emocional e começam programa de exercícios podem melhorar sua saúde geral, abaixar a pressão e freqüência cardíaca, e controlar o nível de colesterol. Essas pessoas também têm menor risco de morrer ou sofrer outro ataque cardíaco. O tratamento para saúde emocional também pode ajudar algumas pessoas a pararem de fumar.
Riscos da reabilitação cardíaca
As mudanças de estilo de vida decorrentes da reabilitação cardíaca possuem poucos riscos. A princípio, atividade física é mais segura em uma clínica do que em casa. Membros da equipe de reabilitação cardíaca são treinados e têm experiência em ensinar pessoas com problemas cardíacos a se exercitar.
A equipe de reabilitação cardíaca observará o paciente para certificar que ele está seguro. A pressão sanguínea será checada várias vezes durante o treinamento de exercícios físicos. Também pode ser usado eletrocardiograma para ver como o coração reage e se adapta ao exercício. Depois de algum treinamento, a maioria das pessoas aprende a se exercitar com segurança em casa.
Muito raramente, atividade física durante reabilitação cardíaca pode causar problemas sérios. Esses problemas podem incluir lesões aos músculos e/ou ossos, ou problemas no ritmo cardíaco que podem ocasionar morte ou ataque cardíaco recorrente.
A equipe de reabilitação cardíaca informará o paciente sobre sinais e sintomas de possíveis problemas para ele observar quando estiver se exercitando em casa.
Caso apreçam esses sinais e sintoma, a pessoa deve interromper a atividade e ligar para o médico.
|