A reconstrução da mama tem por objetivo melhorar a qualidade de vida das mulheres submetidas a um tratamento cirúrgico que tenha deixado seqüelas funcionais, estéticas e/ou psicológicas. A mama é o caráter sexual secundário mais importante na mulher e símbolo de feminilidade.
A finalidade da reconstrução mamária não é somente restituir a integridade corporal, mas também recompor a imagem psíquica comprometida por problemas de auto-imagem, aceitação social, dificuldades sexuais e na vida a dois.
Entre as vantagens para a paciente que acabou de passar pelo trauma da retirada da mama devido ao câncer, a reconstrução imediata ameniza o sentimento de mutilação e por conseqüência melhor adaptação psicológica e diminuição da depressão, além de permitir a utilização de tecidos sem fibrose cicatricial.
Perfil
Dr. Roberto Hegg é ginecologista e mastologista. Além de atender no consultório, é professor associado livre docente da Faculdade de Medicina do Hospital das Clinicas da Universidade de São Paulo, onde é responsável pelo setor de oncologia clínica do departamento de ginecologia. Dr. Roberto também tem vasta experiência em estudos clínicos sobre câncer de mama.
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|