O que é a cirurgia de redução de intestino
A redução de intestino é o nome popular de um tipo de cirurgia bariátrica chamada bypass gástrico em Y de Roux. Este é um dos tipos mais usados de cirurgia bariátrica e visa diminuir a quantidade de alimento que a pessoa consegue ingerir, assim como diminuir a absorção das comidas ingeridas.
A cirurgia de redução de intestino cria uma pequena bolsa a partir do estômago original. Essa bolsa permanece ligada em uma extremidade ao final de parte inferior do esôfago, e na outra extremidade a uma nova conexão criada para uma parte do intestino delgado. Desta forma, há um atalho desviando os alimentos de parte do estômago e do intestino.
Juntamente com a perda de peso, pacientes que passam pela cirurgia de redução de
intestino sofrem o risco de desenvolver várias deficiências nutricionais.
Os pacientes da cirurgia de redução de estômago devem tomar por toda a vida suplementos multivitamínicos, de vitamina B12, ferro e cálcio. Eles também precisam de acompanhamento para avaliação física, metabólica e nutricional.
Riscos da cirurgia redução de intestino
Os riscos de mortalidade ou complicações decorrentes da cirurgia de redução de intestino são maiores quanto mais elevado for o IMC (índice de massa corporal), idade mais avançada e para pacientes do sexo masculino. Os riscos também são maiores em cirurgias revisionais, as quais são feitas quando o paciente já realizou cirurgia de redução de intestino e precisou de outro procedimento cirúrgico para algum tipo de reparo. Pacientes com mais de 50 anos com IMC maior que 50 parecem ter risco significativamente mais elevado.
Condições médicas que podem contribuir para elevação de risco incluem diabetes tipo 2, hipertensão e apnéia obstrutiva do sono. Embora condições médicas graves possam elevar o risco da redução de intestino, essa cirurgia também pode resolver ou melhorar significativamente alguns desse problemas médicos. Há forte evidência de melhoria para diabetes tipo 2 em pacientes que passaram por cirurgia de redução de intestino.
Riscos para a saúde associados à obesidade
Várias condições médicas estão associadas à obesidade. Algumas dessas condições médicas incluem: pressão alta, diabetes tipo 2, colesterol alto, doença das coronárias, doença na vesícula, asma, apnéia do sono, osteoartrite, infertilidade, refluxo gastroesofágico, incontinência urinária, entre outras. Além disso, pesquisas da Sociedade Americana do Câncer documentaram forte associação entre obesidade e muitas formas de câncer. Além de estar associada a outras doenças, a própria obesidade éreconhecida como um doença desde 1985 pelo National Institutes of Health (NIH).
|