Como é o tratamento para retenção urinária
Com retenção urinária aguda o tratamento começa com a inserção de cateter através da uretra para drenar a bexiga. Esse tratamento inicial alivia a pressão imediata de uma bexiga cheia e previne dano permanente a ela. Tratamento de longo prazo para qualquer caso de retenção urinária depende da sua causa.
A causa da retenção urinária pode ser temporária. Por exemplo, se o paciente teve retenção urinária depois de cirurgia, ele provavelmente recuperará a capacidade de urinar depois que os efeitos da anestesia passarem. Nesses casos, o paciente pode precisar que um cateter seja inserido sem nenhum outro tratamento necessário depois que ele
consiguir urinar por si mesmo. Se a pessoa tiver retenção urinária crônica, tratamento posterior será necessário. O paciente pode precisar continuar usando cateter caso outras opções de tratamento não funcionem.
Tratamentos para aliviar o aumento da próstata
A causa da retenção urinária em homens pode ser aumento da próstata. Os tratamentos para aumento da próstata variam de medicação a cirurgia.
Tratamento cirúrgico para mulheres com cistocele ou retocele
Mulheres podem precisar de tratamento cirúrgico caso cistocele ou retocele estejam provocando a retenção urinária.
Tratamentos para homens com estenose uretral
Se o homem for diagnosticado com estenose uretral, o médico pode realizar um procedimento chamado dilatação, no qual tubos cada vez mais largos são inseridos dentro da uretra para alargar a estenose. Um método alternativo é inflar um pequeno balão ao final de um cateter dentro da uretra. Um cirurgião pode reparar a estenose fazendo uma uretrotomia interna. Outro tratamento para estenose uretral em homens é a colocação de um stent para manter a passagem aberta.
Possíveis complicações decorrente de retenção urinária
Infecção no trato urinário decorrente de retenção urinária
A urina é normalmente estéril (sem germes), e o seu fluxo normal previne que bactérias cresçam no trato urinário. Porém, quando a urina permanece na bexiga, bactérias têm a oportunidade de crescer e infectar o trato urinário.
Dano aos rins decorrente de retenção urinária
Se a bexiga ficar muito distendida por longos períodos, o músculo pode ser permanentemente danificado e perder a capacidade de contrair.
Doença crônica nos rins decorrente de retenção urinária
Retenção urinária pode ocasionar danos renais permanentes que provocam redução da função renal e doença crônica nos rins. Se o paciente perder muito da sua função renal, ele precisará de diálise ou transfusão de rins para permanecer vivo.
|