Para este verão, segue algumas sugestões que podem ser inseridas no cardápio, conforme sugere a nutricionista Mônica Gusmão.
Ingredientes
para a salada tropical
*
1 xícara de tomates cereja cortados ao meio
* 6 folhas de alface americana picada
* 1 rodela média de abacaxi picada
* 2 fatias picadas de peito de peru light
* 1 cenoura crua cortada em cubos
* 2 palmitos picados
* 1 colher de chá de azeite de oliva
* Sal e limão a gosto
Modo
de preparo da salada tropical
Modo de Preparo:
Misture todos os ingredientes em uma travessa. Cubra e leve à geladeira cerca de 30 minutos antes de servir.Rendimento: 4 porções
Alimentação para o Verão
Com as altas temperaturas do Verão, os alimentos comercializados e consumidos ficam mais suscetíveis a perder seu valor nutricional, em especial aqueles alimentos que não ficam sob refrigeração ou que são conservados incorretamente. O calor favorece o crescimento e desenvolvimento de bactérias que, ao serem ingeridas, podem causar sintomas como diarréia, náuseas, vômitos, e até mesmo quadros mais graves de intoxicação alimentar.
Além dos cuidados com a conservação dos alimentos como manter em temperaturas adequadas os diferentes tipos de alimentos, usar insumos frescos, evitar exposição ao calor, etc; no verão também é importante hidratar o nosso organismo.
Uma boa dica é ingerir bastante água, suco de frutas, água de coco, assim como alimentos ricos em líquido e minerais (que também são perdidos através do suor), como frutas (melancia, melão, laranja, caju), verduras (espinafre, couve, chicória) e legumes (tomate, pepino, chuchu, vagem). Bebidas alcoólicas e alimentos que contenham cafeína (café, guaraná em pó) favorecem a perda de líquidos do organismo, e devem ser substituídos por outrem ou ter seu consumo reduzido, conforme saliente a nutricionista Mônica Gusmão, da SPRIM Brasil.
Os alimentos gordurosos e frituras também podem ser evitados porque além de estragarem com maior facilidade, são de digestão mais lenta, principalmente sob o efeito do calor. Prefira carnes magras, como peixe e frango grelhado. Mantenha uma refeição variada, com leite, queijo (preferencialmente os menos calóricos, como minas frescal), leguminosas (feijões, lentilha, ervilha), cereais (arroz, milho, mandioca) e muitas verduras, legumes e frutas (as cítricas são excelentes fontes de vitamina C, ideal após as grandes refeições, facilitando a absorção do ferro de origem vegetal pelo organismo).
Realizar uma alimentação equilibrada proverá ao organismo todos nutrientes necessários para manter o organismo saudável: carboidratos e lipídios fornecem energia; proteínas desenvolvem e mantém o funcionamento normal de células e demais componentes estruturais; vitaminas e minerais são indispensáveis para as reações metabólicas do organismo; a água hidrata e favorece as funções corporais, contribuindo para o funcionamento adequado do intestino.
|