A todo instante seu coração está bombeando sangue pelo seu corpo. Quando está silêncio, você pode escutar o seu batimento. Devemos levar a saúde do coração a sério! A maioria de nós terá algum tipo de problema cardíaco em algum momento da vida.
Doenças cardiovasculares são a principal causa de morte em mulheres nos EUA. Porém, você pode tomar medidas agora para diminuir seu risco.
“Em torno de 1 em cada 3 pessoas na América morrerá de doenças cardiovasculares”, diz Dr. David C. Goff, especialista em doenças cardíacas. “E em torno de 6 em cada 10 terá alguma doença cardiovascular importante durante a vida”.
Doenças cardiovasculares se desenvolvem quando os vasos sanguíneos que suprem o coração ficam bloqueados com depósitos de gorduras, ou
placas. Depois que os vasos sanguíneos se estreitam, o fluxo de sangue para o coração é reduzido. Isso significa que oxigênio e nutrientes não podem chegar ao coração tão facilmente.
Eventualmente, uma área de placas pode se romper. Isso pode formar um coágulo sanguíneo sobre a superfície da placa, o qual pode bloquear o fluxo sanguíneo ao coração ocasionado ataque cardíaco.
Um ataque cardíaco acontece quando um vaso que supre sangue ao coração é bloqueado. Desta forma, o coração não consegue obter oxigênio suficiente, o que ocasiona morte do músculo cardíaco.
Os três maiores fatores de risco para doenças cardiovasculares são conhecidos desde os anos 60: fumo,
pressão alta, e níveis de colesterol elevados. Eles foram identificados pelo National Institutes of Health pelo Framingham Heart Study, um estudo de longo prazo em pessoas da cidade de
Framingham, Massachusetts.
“Se pudermos eliminar o fumo, pressão alta e colesterol elevado, erradicaríamos em torno de 9 em cada 10 ataques cardíacos”, diz Dr. Daniel Levy, especialista em coração que atualmente supervisiona o Framingham Heart Study.
O estudo também revelou outros fatores de risco, incluindo diabetes, obesidade e
sedentarismo. A equipe de pesquisa do Dr. Levy está agora procurando por genes que possam ser fatores de risco para doenças cardiovasculares. Ao entender os fatores que influenciam as doenças cardiovasculares os cientistas esperam encontrar novas formas de prevenção e tratamento.
Faça checkups
Doenças cardiovasculares no princípio podem não ocasionar nenhum sintoma. Por isso, checkups regulares são importantes.
“A triste verdade é que a grande maioria de nós tem doenças cardiovasculares e não sabe”, diz Dr. Goff.
Pressão alta e colesterol elevado podem ser sinais precoces de doenças cardiovasculares. “As pessoas deveriam consultar um médico cara checar seu colesterol e pressão, e se necessário tomar
medicamentos”, orienta Dr. Goff.
Há muitos outros exames para detectar doenças cardiovasculares. O eletrocardiograma mede a atividade elétrica do coração. Ele pode mostrar como o coração está trabalhando e pegar sinais de ataque cardíaco anterior.
Outro teste chamado ecocardiograma usa ultrasom para detectar problemas. Ele mostra o tamanho, forma e estruturas do coração. Também pode medir o fluxo sanguíneo pelo coração.
Embora doença cardiovascular precoce possa não ocasionar sintomas, nos estágios avançados pode causar pressão no peito, falta de ar ou fadiga. Algumas pessoas podem sentir tonturas e confusão. Procure um médico caso esteja experimentando qualquer um desses sintomas.
Faça escolhas saudáveis
Converse com seu médico sobre seu risco para doenças cardiovasculares e o que pode fazer para manter seu coração saudável.
“O mais importante para qualquer um ter coração saudável – e manter todo o corpo
sadio – é praticar atividade física suficiente, ter alimentação saudável, evitar ganho de peso, não fumar e fugir do
fumo passivo”, diz Dr. Goff.
Seguir uma alimentação saudável é importante para todo mundo. “Quando alguém coloca alimento no prato, em torno de metade deveria ser de
frutas, legumes e
verduras. Em torno de ¼ de grãos integrais. E ¼ de proteína magra ou frutos do mar”. Diz Dr. Goff.
Se você tiver pressão alta, pode seguir a dieta DASH. Ela enfatiza frutas, legumes, verduras, grãos integrais e laticínio de pouca gordura. Para saber mais, leia o artigo
dieta DASH.
Dr. Goff também aconselha: “evite alimentos que tenham muito sal, pois ele é um dos principais fatores para pressão alta e risco de doença cardíaca”.
Previna diabetes
Diabetes aumenta suas chances de pressão alta e colesterol elevado. Você também possui maior probabilidade de desenvolver doenças cardiovasculares e sofrer ataque cardíaco. “Quem tem diabetes quase certamente possui doença cardiovascular”, diz Dra. Larissa Avilés-Santa, especialista em diabetes e saúde cardíaca no NIH. Ela supervisionou um grande estudo do NIH sobre fatores de risco para doenças cardíacas em mais de 16 mil adultos hispânicos e latinos.
Dra. Avilés-Santa diz que algumas vezes as pessoas pensam que desenvolverão diabetes e doenças cardíacas não importa o que façam. Porém, isso não é verdade. Mesmo que tenha histórico familiar dessas doenças, pode ser o mensageiro de boa saúde para sua família. Você pode ajudar sua família os inspirando com
hábitos saudáveis.
A melhor forma de prevenir diabetes e através de alimentação saudável e exercícios físicos. “A evidência é avassaladora de que mesmo mudanças modestas no estilo de vida podem reduzir mais o risco de desenvolver diabetes do que medicação”, diz Dra. Avilés-Santa.
Procure ajuda
Para algumas pessoas, ter um ataque cardíaco é o primeiro sinal de doença cardíaca. Dor ou desconforto no peito, suor frio ou falta de ar são sinais de ataque cardíaco.
Caso apresente algum desses sinais, procure ajuda médica imediatamente. Agir rápido pode salvar sua vida e prevenir danos permanentes.
Doenças cardiovasculares e ataques cardíacos são os principais fatores de risco para
parada cardiorrespiratória, a qual ocorre quando o coração para subitamente de bater. O fluxo sanguíneo para o cérebro e outras partes do corpo é interrompido. Sem tratamento, parada cardiorrespiratória pode ocasionar morte em minutos.
Doenças cardiovasculares e ataques cardíacos também podem dificultar o trabalho do sistema elétrico do coração. Como resultado, pode ocorrer
arritmia, ou batimento irregular do coração. Seu coração pode bater muito rápido, devagar ou em ritmo irregular. Tipos perigosos de arritmia podem causar parada cardiorrespiratória.
Faça checkups regularmente para certificar-se que um médico checará seu coração. Doenças cardiovasculares e arritmias podem ser tratadas para diminuir o risco de parada cardiorrespiratória.
Seja bom para seu coração. Dê valor para ele. Faça exames médicos e siga as orientações do seu médico.
Saiba
mais:
Proteja seu coração: medidas para reduzir seu risco cardíaco
Doenças cardiovasculares - Tipos, fatores de risco, prevenção
Doenças cardíacas - Prevenção de doença cardíaca e seus tipos
Alimentação e Coração Saudável
Riscos de fumar para o coração e vasos sanguíneos
Fumo de cigarro e doença cardíaca
Diabetes e doenças cardíacas
Ataque cardíaco - O que é, sintomas, prognóstico
Exercício físico - Riscos e benefícios para o coração
Arritmia Cardíaca - O que é, causas, sintomas e tratamento
Alimentação, colesterol, saúde do coração, doença cardíaca e derrame
Palpitação no coração - O que é, como prevenir
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:
|
Créditos:
Tradução: copyright © 201 8
por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH - National Institutes of Health
|