O
que é sepse
A
sepse é uma condição médica grave caracterizada por estado inflamatório de todo o organismo e presença de infecção. O corpo pode desenvolver essa resposta inflamatória a micróbios no sangue, urina, pulmões, pele ou outros tecidos.
Sepse é geralmente tratada em UTI com fluidos intravenosos e antibióticos. Se a reposição de fluidos for insuficiente para manter a pressão sanguínea, medicamentos específicos podem ser usados. Ventilação artificial e diálise podem ser necessários para suportar as funções dos pulmões e rins.
A sepse severa ocorre quando sepse ocasiona disfunção de órgão, hipotensão (pressão baixa), ou fluxo sanguíneo insuficiente para um ou mais órgãos. Sepse pode levar a choque séptico, que é síndrome de disfunção de muitos órgãos anteriormente conhecida como falha múltipla de órgãos, e morte.
Sinais e sintomas da sepse
Adicionalmente aos sintomas relacionados à infecção, sepse é caracterizada por evidência de inflamação aguda presente por todo o corpo, a qual está associada com febre e contagem elevada de leucócitos, ou temperatura baixa e contagem baixa de leucócitos.
Sepse neonatal
É difícil excluir clinicamente sepse em recém-nascidos com menos de 90 dias que tem febre. Exceto em casos óbvios de bronquiolote viral aguda, a prática para recém-nascidos com menos de 30 dias é fazer exame médico geral incluindo contagem completa de sangue, cultura de sangue, urinálise, cultura de urina, estudos e cultura do fluido cérebro-espinhal. Além disso, em casos de suspeita de sepse neonatal o bebê deve ser hospitalizado e tratado para infecções bacterianas graves por pelo menos 48 horas até que as culturas não demonstrem crescimento.
Tratamento da sepse em adultos e crianças
O tratamento para sepse baseia-se em antibióticos, drenagem cirúrgica de fluidos infectados, reposição de fluidos e suporte apropriado às disfunções de órgãos. O suporte às disfunções de órgãos pode incluir hemodiálise para insuficiência renal, ventilação mecânica para disfunção pulmonar, transfusão produtos sanguíneos e terapias com drogas e fluidos para insuficiência circulatória.
A demora é um problema no tratamento para sepse. Estudos indicam que para cada hora de atraso na administração de antibiótico adequado há elevação de 7% na taxa de mortalidade.
Tratamento de sepse neonatal
Em neonatais a sepse pode ser difícil de diagnosticar clinicamente. A sepse neonatal pode ser relativamente assintomática até que colapso hemodinâmico e respiratório sejam iminentes. Desta forma, mesma a remota suspeita de sepse neonatal é freqüentemente tratada com antibióticos empiricamente até que saiam os resultados de culturas. Os organismos alvo do tratamento com antibióticos geralmente são as espécies que predominam nos tratos genitais e urinários femininos e para as quais os neonatais são especialmente vulneráveis. É claro, neonatais também são vulneráveis a outros patógenos comuns que podem causar meningite e bacteremia.
Choque séptico
O choque séptico é uma condição médica séria causada por diminuição da perfusão doa tecidos e entrega de oxigênio como resultado de infecção e sepse. Choque séptico pode causar disfunção múltipla de órgãos e morte. As vítimas mais comuns de choque séptico são crianças, pessoas com sistema imunológico
enfraquecido e idosos. A taxa de mortalidade para choque séptico é de aproximadamente 50%.
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|