Como é o tratamento para síndrome do QT longo
O objetivo do tratamento para síndrome do QT longo é prevenir episódios de desmaio e batimentos cardíacos anormais que possam ameaçar a vida. O tratamento não cura a síndrome do QT longo, mas melhoram bastante a expectativa de vida do paciente.
O médico recomendará o melhor tratamento baseado em:
* Se o paciente tem sintomas, como desmaio ou parada cardiorrespiratória.
* Que tipo de síndrome do QT longo o paciente possui.
* A probabilidade de desmaio ou de parada cardiorrespiratória.
* Que tratamento o paciente se sente mais confortável.
Pessoas com síndrome do QT longo sem sintomas podem ser aconselhadas a:
* Fazer mudanças no estilo de vida para reduzir o risco de desmaios ou parada cardiorrespiratória. Essas mudanças
incluem evitar esporte competitivo e exercício extenuante, como natação, que podem ocasionar batimentos cardíacos anormais.
* Evitar medicamentos que podem desencadear sintomas. Esses podem incluir alguns medicamentos usados no tratamento de alergias, infecções, pressão alta, colesterol alto e depressão.
* Tomar medicamentos, como beta-bloqueadores, que reduzem o risco de sintomas ao diminuir a freqüência cardíaca.
O tipo de síndrome do QT longo determinará que medicamentos o paciente tomará para evitar ritmos cardíacos anormais. Por exemplo, os médicos só receitam bloqueadores dos canais de sódio para pessoas com síndrome do QT longo do tipo 3.
Se o médico achar que o paciente está com alto risco de complicações decorrentes da síndrome do QT longo, ele pode sugerir outros tratamentos mais agressivos em adição aos medicamentos e mudanças no estilo de vida. Esses tratamentos agressivos incluem:
* Aparelho implantado cirurgicamente, como marcapasso ou desfibrilador cardioversor implantável.
* Cirurgia nos nervos que regulam o batimento cardíaco.
Pessoas com alto risco são aquelas que já desmaiaram ou desenvolveram ritmos cardíacos perigosos decorrentes da síndrome do QT longo.
Mudanças no estilo de vida para tratamento da síndrome do QT longo
Pessoas com síndrome do QT longo devem tentar evitar gatilhos específicos que teve para batimento cardíaco anormal. Muitas pessoas com síndrome do QT longo também se beneficiam ao adicionar mais potássio à dieta. O paciente com síndrome do QT longo pode checar com seu médico sobre comer mais alimentos ricos em potássio, como banana, ou tomar diariamente suplementos alimentares de potássio.
Medicamentos no tratamento da síndrome do QT longo
Beta-bloqueadores são medicamentos que previnem que o coração bata mais rapidamente em resposta a estresse físico ou emocional. A maioria das pessoas com síndrome do QT longo é tratada com beta-bloqueadores. O médico também pode receitar bloqueadores dos canais de sódio para pacientes com síndrome do QT longo do tipo 3.
Tratamento da síndrome do QT longo com marcapasso ou desfibrilador cardioversor implantável.
Esses aparelhos cirurgicamente implantados monitoram o ritmo cardíaco. Eles liberam correntes elétricas ao coração quando detectam ritmo cardíaco anormal.
Cirurgia no tratamento da síndrome do QT longo
Pessoas com alto risco de morte decorrente de síndrome do QT longo algumas vezes são tratadas com cirurgia. Durante essa cirurgia são cortados os nervos que colocam o coração pronto para bater mais rápido em resposta a estresse físico ou emocional. Isso diminui o risco de desenvolver ritmos cardíacos anormais em resposta a estresse ou exercício.
|