“Softlift”® é como vem sendo chamada a associação de duas consagradas técnicas de rejuvenescimento facial. Trata-se do uso da toxina botulínica associado aos preenchimentos superficiais e com o recém lançado (há 15 dias) Juvederm Voluma® (release em anexo) utilizado para preencher o subcutâneo, até então tratado sem sucesso com preenchimento de gordura e PMMA (ácido polimetilmetacrilato). O produto é aprovado pelo FDA americano e também pela Anvisa no Brasil.
De acordo com o dermatologista João Carlos Pereira, da Clínica Derm, de São José do Rio Preto, o Softlift® é um conceito de rejuvenescimento facial total e não limitado às rugas ou sulcos ou boca. O envelhecimento é atacado em todos os planos: para as rugas de expressão, que surgem com a contração da pele, provocada pela ação da musculatura facial, a toxina botulínica (Botox®) segue imbatível, mas isso somente não é suficiente. Além da redução da dinâmica facial, é necessário o preenchimento de planos superficiais para eliminar sulcos e rugas profundas (bigode chinês, etc...), através de preenchimento com Ácido Hialurônico, que atualmente é o produto mais utilizado para este fim.
“Ocorre que, em pessoas mais velhas, além das rugas, acontece também a perda da gordura facial no plano profundo, surgindo depressões profundas na face (rosto magro e com aparência de eterno cansaço) e também flacidez da pele. Agora com o Juvederm Voluma® podemos completar o rejuvenescimento atuando na parte profunda para repor a gordura perdida no subcutâneo e, ainda, até modelar e alterar as formas da face.
A substância também é à base de um Àcido Hialurônico, mais estruturado e com alta densidade, podendo durar até dois anos. Além do efeito preenchedor, tem a propriedade de ser expansivo, promovendo o esticamento da pele que estava frouxa por falta de preenchimento. Então, todo o envelhecimento do rosto é revertido com a eliminação ou redução das rugas de expressão pela toxina botulínica, redução dos sulcos e rugas profundas pelos preenchimentos superficiais e, além disso, conseguimos a retomada dos volumes originais da face jovem pelo preenchimento do subcutâneo com o Juvederm Voluma®. A face ganha uma aparência jovial, suave, com a pele mais esticada, sem sulcos e rugas, devido à associação destas técnicas chamadas na sua totalidade de “Softlift”®, adiando assim, a cirurgia plástica para anos à frente”.
Para entender melhor, o médico explica que o envelhecimento da face humana se caracteriza por discreto relaxamento dos músculos, deslocamento e perda da gordura que preenche a face. Como consequência, surgem depressões faciais e acentuação da flacidez da pele, rugas e sulcos pela falta do preenchimento. Outra possibilidade é a gordura sofrer ação da lei da gravidade, descer e se depositar sobre a mandíbula. A face fica com “afundamento” no local onde estavam as bochechas aparentando um ar “triste”, abatido ou envelhecido. Essa flacidez de pele pode ser pela perda de colágeno e pelo envelhecimento, mas também pode, nestes casos, ser devido à sobra da pele pela falta do preenchimento ocasionando pregas verticais na lateral do rosto ao sorrir.
Com o Softlift® tanto as depressões como as pregas laterais do rosto desaparecem com este tratamento. Uma vez realizado o Softlift®, o rejuvenescimento facial ainda pode ir um pouco mais além com o tratamento das alterações de textura e manchas da pele. Isto pode ser conseguido associando a tecnologia a Laser com os aparelhos de Luz Pulsada (StarLux...) Laser Fracionado (Lux Fractional, Fraxel...), Laser Fracionado de CO2, Ultrapulse (Active, SmartXide...) e o Laser de Rubi ou YAG para as manchas.
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|