Uso da soja na fitoterapia
As pessoas usam produtos de soja na fitoterapia para tratar uma variedade de condições médicas, como colesterol alto, sintomas da menopausa com ondas de calor, osteoporose, problemas de memória, pressão alta, câncer de mama e de próstata.
Como a soja é usada na fitoterapia
A soja é disponível em suplementos alimentares na forma de tabletes e cápsulas. Os suplementos de soja podem conter isoflavonas, proteína de soja, ou ambos. A soja pode ser cozinhada e comida, ou usada para fazer tofu, leite de soja e outros alimentos. Soja também é algumas vezes usada como aditivo em
alimentos processados.
O que a ciência diz sobre a soja
Pesquisas sugerem que a ingestão diária de proteína de soja pode abaixar um pouco os níveis de colesterol LDL (colesterol ruim). Alguns estudos sugerem que suplementos de isoflavona de soja podem reduzir ondas de calor em mulheres após a menopausa, porém os resultados têm sido inconsistentes. Não há evidência científica suficiente para determinar se os suplementos de soja são eficientes para qualquer outro uso para a saúde.
Efeitos colaterais e precauções no uso da soja
A soja é considerada segura para a maioria das pessoas quando usada com alimento ou tomada em suplementos por curto período de tempo. São possíveis pequenos problemas estomacais e intestinais como náusea, barriga inchada e constipação. Reações alérgicas como rachaduras na pele e problemas para respirar podem ocorrer em casos
raros. A segurança do uso a longo prazo de isoflavonas de soja ainda não foi estabelecida.
O possível papel da soja no câncer de mama é incerto. Até que seja conhecido mais sobre o efeito da soja sobre os níveis de estrogênio, mulheres que tenham câncer de mama, ovário ou de útero, ou apresentem risco elevado para essas doenças, devem ser particularmente cuidadosas sobre o uso da soja e devem discutir isso com seu médico. Todas as pessoas usando soja como fitoterápico devem informar isso ao médico.
|