Para quem pensa que os grãos de soja servem apenas para a produção de óleo, engana-se. O mercado consumidor a cada dia investe na criação de produtos à base de soja. Hoje é possível encontrar uma infinidade de produtos disponíveis nos supermercados para o consumidor. São massas, ingredientes de padaria, cereais, carnes, farinhas, misturas preparadas, bebidas, alimentos para bebê, alimentos dietéticos, etc.
Com o forte investimento em soja por parte dos agricultores, expandiu-se a informação à população sobre os benefícios deste alimento funcional. A soja é uma leguminosa de excelente fonte protéica. Além disso, contém ácidos graxos insaturados, isoflavonas, e como todo vegetal, é livre de colesterol.
Os sais minerais, como: cobre, cálcio, fósforo, zinco, ferro, potássio, magnésio, manganês e vitaminas do complexo B, também são nutrientes encontrados na soja, porém em menor quantidade. Muitos estudos confirmam que, o seu consumo traz benefícios à saúde, prevenindo e auxiliando em tratamentos de doenças crônicas, tais como: câncer, diabetes, osteoporose, menopausa, obesidade,
intolerância
à lactose, e doenças cardiovasculares.
Em qualquer canto do país é fácil localizar os derivados da soja, ou mesmo seus grãos. Ela está nos supermercados, em feiras livres e casas de produtos naturais. Os produtos mais conhecidos são, os óleos refinados, a proteína vegetal texturizada, mais conhecida como carne de soja e, a bebida de soja, popularizada como leite de soja. A farinha de soja, matéria prima para confecção de bolos, tortas, biscoitos e pães, são vendidas em casas de produtos naturais ou, nas gôndolas de produtos artesanais e dietéticos nos supermercados. Apesar do crescente consumo, os produtos de soja ainda são mais caros que os produtos convencionais, mesmo assim se levado em consideração o custo-benefício, vale a pena o investimento, em uma alimentação mais saudável.
Outro grande benefício de consumir soja é o baixo valor energético. Os produtos costumam ser menos calórico que os produtos convencionais. De acordo com Wanessa Santos, Coordenadora de Projetos de Nutrição e Saúde, da SPRIM Brasil - Agência de Nutrição e Saúde, de São Paulo, enfatiza: "Em cada 100 ml de extrato de soja, ou "leite", contém 52 calorias aproximadamente, sendo que em 100 ml de leite pasteurizado contém 61 calorias em média, sendo alimentação apropriada para quem deseja alimentação saudável e pouco calórica ", o que confirma esta afirmação.
Com tantas opções de soja disponíveis ao consumidor, existem várias possibilidades para montar um cardápio fácil, suculento e saudável para ingestão de toda a família, basta usar o talento gastronômico.
|