Tipos de Dores de Cabeças: Cefaleia Tensional, Enxaqueca, Cefaleia em Salvas

Mulher com dor de cabeça - NIH

A maioria de nós tem dor de cabeça ocasionalmente. Algumas vezes ela é leve. Em outras a dor é latejante. A dor de cabeça pode durar de minutos a dias. Há vários tipos de dores de cabeça. Como tratar, depende do tipo que tem.

Dores de cabeça podem aparecer em decorrência de outras condições médicas, como sinusite ou lesão na cabeça. Nesses casos, tratar a condição médica geralmente alivia a dor de cabeça também. Porém, a maioria das dores de cabeça - incluindo cefaleia tensional e enxaqueca - não são causadas por doença separada.

A dor de cabeça pode ser sentida como uma dor dentro do cérebro, mas não é. A maioria das dores de cabeça começam nos muitos nervos dos músculos e vasos sanguíneos que envolvem a cabeça, pescoço e face. Esses nervos podem ter engatilhar dor por tensão muscular, vasos sanguíneos alargados, entre outros gatilhos.

PUBLICIDADE

Uma vez ativados, os nervos mandam mensagem ao cérebro, e ele pode sentir como se a dor viesse de dentro da sua cabeça.

Cefaleia tensional

Cefaleia tensional é o tipo mais comum de dor de cabeça. Ela pode causar uma sensação de pressão dolorosa na cabeça e pescoço. Cefaleias tensionais ocorrem quando os músculos na cabeça e pescoço ficam tensos, frequentemente em decorrência de estresse ou ansiedade. Trabalho intenso, pular as refeições, apertamento da mandíbula ou pouco sono podem causar cefaleia tensional.

PUBLICIDADE

Medicamentos como aspirina, ibuprofeno ou paracetamol podem ajudar a reduzir a dor. “Mudanças no estilo de vida para relaxar ou reduzir o estresse podem ajudar, assim como yoga, alongamentos e massagem”, diz Dra. Linda Porter especialista do National Institutes of Health (NIH) em pesquisa da dor.

Enxaqueca

Enxaqueca é o segundo tipo mais comum de dor de cabeça. Ela afeta mais de 1 em cada 10 pessoas. Enxaqueca tem influência hereditária e geralmente afeta mulheres. A dor pode ser forte e durar por muitos dias. Os sintomas de enxaqueca também podem incluir visão turva e náusea

“Enxaqueca é complexa e pode ser incapacitante”, diz Dra. Linda Porter. Certos odores, barulhos ou luzes podem fazer a enxaqueca aparecer. Outros gatilhos incluem falta de sono, certos alimentos, pular refeições, fumo, estresse e até a aproximação de uma tempestade. Evitar esses gatilhos ou usar medicamentos prescritos pelo médico pode ajudar a prevenir ou aliviar a severidade dos episódios de enxaqueca.

Tome cuidado para não abusar de remédios para dor de cabeça. Isso pode tornar as dores mais frequentes e fortes. Pessoas com dores de cabeça que retornam, como enxaqueca e cefaleia tensional, têm risco maior de abusar de medicamentos. Especialistas orientam a não tomar certos medicamentos para aliviar dor de cabeça mais do que 3 vezes na semana.

Outros tipos de dor de cabeça

Uma forma menos comum, porém mais forte, de dor de cabeça é a cefaleia em salvas. Ela aparece subitamente em ataques no mesmo horário do dia ou da noite por semanas. Cefaleia em salvas pode atacar um lado da cabeça, frequentemente perto de um olho, com dor de extrema intensidade. Esse tipo de dor de cabeça é mais comum em homens e fumantes.

Em casos mais raros, uma dor de cabeça pode ser sinal de alerta para uma doença séria. Procure rapidamente ajuda médica se tiver dor de cabeça após um golpe na cabeça, ou se tiver dor de cabeça com febre, confusão mental, perda de consciência, ou dor em um olho ou ouvido.

“Lembre-se que medidas de preventivas e remédios podem ajudar a controlar dores de cabeça. Porém, se a dor for severa ou durar muito tempo, procure ajuda médica”, diz Dra. Linda Porter.

Saiba mais:
Dor de cabeça - Cefaleia tensional
Dieta e dor de cabeça - Enxaqueca e cefaleia
O que causa dores de cabeça? Tensão é causa mais comum
Enxaqueca - Sintomas, tratamento, remédios, causas
Reações alérgicas, urticária, dor de cabeça? Tartrazina
Enxaqueca - Sintomas, áurea, causas, tratamento
Enxaqueca com áurea
Aneurisma Cerebral
Sinusite - O que é, causas, sintomas
Stress - Causas, sinais, controle e alívio
Insônia primária e secundária
Como tratar e controlar a ansiedade


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2014, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH - National Institutes of Health