Transtornos de ansiedade - Tipos e tratamentos

Dor de cabeça - Mediline plus

Ansiedade é um sentimento desconfortável de que alguma coisa pode prejudicar você ou uma pessoa amada. Esse sentimento pode ser normal e algumas vezes até útil. Se você começar em um novo emprego ou estiver fazendo um teste, ansiedade pode torná-lo mais alerta e pronto para reagir. Porém, algumas vezes ansiedade pode persistir ou tornar-se esmagadora. Quando a ansiedade atrapalha a saúde e tranquilidade, é chamada transtorno de ansiedade.

Se você tem transtorno de ansiedade, não está sozinho. Cada ano, milhões de pessoas de todas as idades sofrem ansiedade de longo prazo. Entre crianças, transtornos de ansiedade são as formas mais comuns de transtorno mental, as quais podem levar até a vida adulta.

PUBLICIDADE

“Todas a pessoas têm ansiedade”, diz Dr. Daniel Pine, neurocietista e psiquiatra do National Institutes of Health (NIH). “A chave é saber diferenciar entre ansiedade normal e anormal”.

Para aqueles com transtornos de ansiedade, medos, preocupações e ansiedades podem causar tanta angústia que interfere na vida cotidiana. A ansiedade cresce fora de proporção em situações estressantes, ou ocorre quando não há perigo real.

Ansiedade ativa a resposta do corpo ao estresse. Quase todas as células, tecidos e órgãos do seu corpo ficam em estado de alerta. A resposta ao estresse pode, com o tempo, esgotar o seu corpo. Pessoas com ansiedade crônica possuem maior risco de problemas de saúde, tanto físicos como mentais. Algumas pessoas consultam um médico por causa de dor de cabeça, coração acelerado ou outras queixas físicas, sem perceber que esses sintomas podem estar conectados com a ansiedade.

Pesquisadores patrocinados pelo NIH estão trabalhando para aprender mais sobre os transtornos de ansiedade. Eles descobriram que esses transtornos são causados por alguma combinação de genes e ambiente. Porém, os eventos precisos que ocasionam os transtornos de ansiedade ainda são desconhecidos. Cientistas também estão procurando melhores formas de diagnosticar, prevenir e tratar os transtornos de ansiedade.

Tipos de transtornos de ansiedade

Há vários tipos de transtornos de ansiedade. O principais são:

* Fobias
Medo intenso e irracional de coisas que representam pouco ou nenhum perigo, como aranhas, cachorros ou altura. Entres os transtornos de ansiedade, fobias específicas são as mais comuns.

* Fobia social
Ansiedade extrema em situações sociais do cotidiano.

* Transtorno do estresse pós-traumático
Ocasionado por trauma. Essa condição leva a pesadelos, insônia e lembranças recorrentes do evento traumático (flashbacks). Frequentemente acompanhado por depressão ou abuso de drogas, transtorno de estresse pós-traumático pode ocorrer em qualquer idade, incluindo infância.

* Transtorno de ansiedade generalizada
Preocupação excessiva com uma variedade de problemas cotidianos. 

* Síndrome do pânico
Ataques súbitos de terror, acompanhados de sintomas físicos que podem incluir palpitações cardíacas, falta de ar, tontura e desconforto abdominal. Síndrome do pânico é um dos transtornos de ansiedade mais tratáveis.

* Transtorno obsessivo-compulsivo (Toc)
Pensamentos persistentes e inquietantes (obsessão), e rituais repetitivos (compulsão) como lavar as mãos, contar ou limpar.

Tratamentos dos transtornos de ansiedade

Os tratamentos para transtornos de ansiedade geralmente incluem tanto medicamentos quanto terapia comportamental cognitiva. Os tratamentos atuais podem ser eficientes para a maioria das pessoas.

A terapia comportamental cognitiva é uma forma de psicoterapia que ajuda a pessoa a mudar tanto os padrões de pensamento que alimentam seus medos, quanto a forma que reagem às situações que provocam ansiedade.

PUBLICIDADE

Pesquisadores patrocinados no NIH estão usando equipamentos de imagem avançados para identificar áreas no cérebro relacionadas aos transtornos de ansiedade. Ainda em seus estágios inicias, esse método representa uma grande mudança de como os médicos geralmente diagnosticam transtornos mentais, que é examinando sintomas e comportamentos. Usando ressonância magnética os cientistas estão explorando o cérebro em ação: como ele pensa, lembra, sente emoções e regula as reações do corpo a coisas que causam ansiedade. Ao medir alterações no fluxo sanguíneo relacionadas à atividade cerebral, a ressonância magnética produz imagens coloridas de locais problemáticos em tempo real.

Dra. Sonia Bishop, University of California-Berkeley, usa ressonância magnética para estudar pessoas com alto risco de transtornos de ansiedade. Sua equipe espera prevenir transtornos de ansiedade antes que os pacientes entrem em uma espiral descendente. Os pesquisadores estão trabalhando no desenvolvimento de um novo tipo de tratamento relacionado à terapia comportamental cognitiva que ajuda a treinar como os pacientes regulam suas emoções e atenção.

Cientistas estão particularmente curiosos sobre as regiões do cérebro hipocampo e amígdala. A amígdala desempenha um papel importante no medo e ansiedade ao alertar o cérebro de perigos. O hipocampo transforma eventos ameaçadores em memórias. Quando os cientistas descobrirem se e como essas áreas contribuem para os transtornos de ansiedade, poderão desenvolver melhores tratamentos.

“Esses transtornos mentais colocam uma grande carga sobre o indivíduo, família e sociedade”, diz Dra. Bishop. “Transtornos de ansiedade são uma das causas mais comuns das pessoas irem ao consultório médico”.

Se você tiver problema com ansiedade, procure seu médico. Ele poderá verificar se há doença física ou condição de saúde relacionada. Você pode ser encaminhado a um especialista em saúde mental, o qual identificará o transtorno de ansiedade específico e seu tratamento apropriado. Com cuidado apropriado, a maioria das pessoas com transtornos de ansiedade podem levar uma vida normal.

Saiba mais:
Transtornos de ansiedade: quando pânico, medo e preocupações nos dominam
Transtorno de ansiedade generalizada
Ansiedade - Sintomas e tipos
Tratamento da ansiedade - Remédios e psicoterapia
Como tratar e controlar a ansiedade
Distúrbios da ansiedade infantil
Como atenuar a ansiedade pré-competição?
Lexotan - Bromazepam
Valium - Diazepam
Rivotril - Clonazepam
Síndrome do Pânico - Tratamento, Sintomas
Síndrome do Pânico
Ataque de Pânico
Fobia Social e Fobias específicas com seus tipos
Timidez e Fobia Social
Ansiedade - Diagnóstico e Tratamento
O bom humor está na cozinha
Antidepressivos
Paranóia - Pensamento paranóico
Neurose - O que é, sintomas, tratamento
Gagueira - O que é, causas, tratamento
Depressão - Tipos
Depressão - Sintomas e causas
Depressão - Diagnóstico, tratamento com antidepressivos e psicoterapia
Alimentos para espantar Depressão - Triptofano, Folato, Camomila ...
Depressão em idosos
Depressão na terceira idade
Estresse e sua saúde
Pedalar diminui ansiedade
Hora de estudar: como ajudar seu filho nos trabalhos de casa
Gagueira: o que causa essa perturbação da fala?
Aliviar o estresse pode ajudar sua saúde


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2014, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto:
National Institutes of Health