Trombose venosa profunda

Coágulo na perna - NIH News

Muitas coisas podem causar dor e inchaço nas pernas. Porém, se os sintomas forem decorrente de um coágulo sanguíneo profundo na perna, isso pode ser perigoso. Coágulos sanguíneos podem ocorrer em qualquer pessoa, em qualquer idade. Porém, alguns possuem risco mais elevado. Tomar medidas para reduzir as chances de formação de coágulo sanguíneo nas veias pode ajudar a evitar problemas potencialmente sérios.

PUBLICIDADE

Coágulos sanguíneos podem aparecer em qualquer local do corpo. Eles se desenvolvem quando sangue se espessa e aglutina. Quando um coágulo se forma numa veia profunda do corpo, é chamado trombose venosa profunda. Os coágulos venosos profundos geralmente ocorrem nas pernas ou coxas.

“Trombose venosa profunda tem sintomas clássicos: inchaço, dor, aquecimentos e vermelhidão na perna”, diz Dr. Andrei Kindzelski. “Porém, em torno de 30-40% dos casos, ela passa despercebida, uma vez que não apresenta os sintomas típicos”. De fato, algumas pessoas não sabem que têm trombose venosa profunda até que ela cause problemas sérios.

Coágulos venosos profundos, especialmente nas coxas, podem se partir e viajar através da corrente sanguínea. Se um coágulo se alojar em uma artéria nos pulmões, pode bloquear o fluxo sanguíneo e ocasionar embolia pulmonar. Essa condição pode danificar os pulmões e reduzir os níveis de oxigênio, o que também pode danificar outros órgãos do corpo.

Quem apresenta maior risco para trombose venosa profunda

Algumas pessoas possuem risco maior para trombose venosa profunda. “Geralmente, pessoas que desenvolvem trombose venosa profunda têm algum nível de trombofilia, ou hipercoagulabilidade, que é a tendência a desenvolver coágulos mais rapidamente ou facilmente”, diz Dr. Kindzelski. Desenvolver coágulo sanguíneo é geralmente o primeiro sinal dessa condição, uma vez que ela é difícil de ser detectada antes disso. Nesses casos, o estilo de vida pode contribuir para a formação de coágulo, se você não se move o suficiente, por exemplo. Seu risco é maior caso tenha passado por cirurgia recente ou quebrado um osso, se ficou doente na cama por muito tempo, ou se viajou sentado por muito tempo (como em longas viagens aéreas).

Ter tido outras doenças ou condições médicas também eleva as chances de formação de coágulo sanguíneo. Essas incluem AVC, paralisia, doença cardíaca crônica, pressão alta, procedimentos médicos, ou tratamento recente para câncer. Mulheres que tomam medicamentos para terapia hormonal ou pílulas anticoncepcionais, estão grávidas, ou nas 6 primeiras semanas depois do parto, também possuem risco maior. Apresentam maior probabilidade, ainda, fumantes e pessoas acima dos 60 anos de idade. Porém, trombose venosa profunda pode acontecer em qualquer idade. 

Como diminuir a probabilidade de formação de coágulos sanguíneos

Você pode tomar medidas simples para reduzir as chances de formação de coágulos sanguíneos. Exercite seus músculos das pernas caso esteja sentando por um longo tempo viajando. Levante da cama e se mova assim que for capaz depois de passar por uma cirurgia ou doença. Quanto mais ativo você for, melhores serão suas chances de evitar um coágulo sanguíneo. Depois de alguns tipos de cirurgias, tome os medicamentos que seu médico prescrever para prevenir coágulos . 

Um diagnóstico rápido e tratamento apropriado pode ajudar a prevenir complicações decorrentes de coágulos sanguíneos. Procure um médico imediatamente se apresentar sinais ou sintomas de trombose venosa profunda ou de embolia pulmonar. Um exame físico e outros testes pode ajudar o médico a determinar se você tem coágulo sanguíneo.

Há muitas formas de tratar trombose venosa profunda. Os tratamentos visam interromper o crescimento do coágulo, prevenir que ele se quebre e mova para os pulmões, e reduzir as chances de ter outro coágulo sanguíneo.

Saiba mais:
Trombose venosa profunda
Trombose venosa profunda: fatores de risco e como prevenir
Pílula anticoncepcional eleva risco de trombose
Embolia pulmonar - Causas, sintomas e tratamento
Coagulação Sanguínea Excessiva - O que é, Causas e Tratamento
Sinais e Sintomas de coágulos sanguíneos - Hipercoagulação do Sangue
Pílula anticoncepcional - Eficiência, interações, efeitos colaterais
Terapia de reposição hormonal na menopausa
Riscos e benefícios da reposição hormonal
Benefícios da reposição hormonal superam os riscos?


PUBLICIDADE


Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:


Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:

Créditos:
Tradução: © 2017
, Hélio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH - National Institutes of Health