O que é tuberculose
A tuberculose é uma doença bacteriana crônica. Ela se espalha através do ar e geralmente infecta os pulmões, embora outros órgãos e partes do corpo possam também ser envolvidas.
A maioria das pessoas que são infectadas com tuberculose possuem a bactéria sem sintomas (tuberculose latente), porém
algumas desenvolverão a doença ativa. De acordo com a Organização Mundial da Saúde estima-se que cada ano 8 milhões de pessoas desenvolvem a tuberculose ativa (com sintomas) e dessas quase 2 milhões morrem.
De cada dez pessoas infectadas com a bactéria da tuberculose, uma poderá desenvolver a doença ativa em algum momento da vida. O risco de desenvolver tuberculose ativa é maior no primeiro ano da infecção, mas a doença ativa freqüentemente não ocorre até muitos anos depois.
O tratamento da tuberculose geralmente é feito com remédios tomados por 6 meses a 2 anos dependendo do tipo de infecção.
Tuberculose multi-resistente
A tuberculose multi-resistente é aquela na qual a bactéria não pode ser morta por pelo menos 2 melhores antibióticos, isoniazida e rifampina, comumente usados para curar a doença. Como resultado, essa forma da doença é mais difícil de ser tratada do que a tuberculose comum, e requer pelo menos 2 anos de tratamento com remédios múltiplos.
Tuberculose extensivamente resistente
A tuberculose extensivamente resistente é uma forma menos comum de tuberculose multi-resistente, na qual a bactéria mudou o suficiente para resistir aos 2 melhores antibióticos, isoniazida e rifampina, assim como à maioria dos remédios alternativos usados no tratamento. Como resultado, tuberculose extensivamente resistente precisa de mais de 2 anos de tratamento e é a mais difícil de ser tratada.
Sintomas da tuberculose
Os primeiros sintomas da tuberculose podem incluir perda de peso, febre, sudorese noturna, e perda de apetite. Os sintomas da tuberculose podem ser vagos e ficar sem ser detectados na pessoa afetada. Para alguns a doença pode passar por períodos sem sintomas, ou ficar crônica e mais debilitante com tosse e dor no peito.
Os sintomas da tuberculose envolvendo áreas que não são os pulmões podem variar dependendo do local afetado.
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|