Um tumor no cérebro não é como em outras partes do corpo. Ele tem espaço limitado para crescimento por causa do crânio. Isso significa que o tumor em crescimento pode espremer partes vitais do cérebro, ocasionado sérios problemas de saúde. Conhecer os possíveis sintomas do tumor cerebral pode ajudar a procurar ajuda médica caso necessário.
Possíveis sintomas de tumor cerebral
Os sintomas do tumor cerebral dependem do seu tamanho, tipo e localização. Os sintomas mais comuns estão listados abaixo. Eles não significam que você tenha tumor cerebral. Porém, converse com seu médico se experimentar um dos seguintes sintomas:
* Dor de cabeça forte.
* Convulsões.
* Náusea e vômito.
* Alterações na fala, visão ou audição.
* Problemas de equilíbrio e para caminhar.
* Alterações de humor, personalidade ou capacidade de concentração.
* Problemas de memória.
* Dormência, formigamento ou fraqueza nos braços ou pernas.
O que é um tumor
Tumor é uma massa anormal de células. Quando a maioria das células normais envelhece ou se danifica, elas morrem e são substituídas. Algumas vezes esse processo dá errado. Novas células são formadas quando o corpo não precisa delas, ou células velhas ou danificadas não morrem como deveriam. Essas células extras podem formar um tumor.
Um tumor que começa no cérebro é chamado tumor cerebral primário. Pessoas de todas as idades podem desenvolver esse tipo de tumor, até crianças. E há muitas formas como esses tumores podem se desenvolver.
“Há mais de 13 tipos diferentes de tumores cerebrais primários”, diz Dr. Mark R. Gilbert, especialista em tumores cerebrais. Em torno de 80 mil pessoas nos EUA são diagnosticados com tumor cerebral primário a cada ano.
Câncer que se espalha para o cérebro a partir de outras partes do corpo é chamado tumor cerebral metastático, o qual é bem mais comum do que tumores cerebrais primários.
Tanto tumores cerebrais metatásticos quanto primários podem causar sintomas similares. Os sintomas dependem principalmente de onde o tumor está no cérebro.
“Os sintomas de tumores cerebrais podem ser dramáticos ou sutis” diz Dr. Gilbert. Convulsão é um exemplo de sintoma dramático. Em torno de 3 em cada 10 pacientes com tumor cerebral são diagnosticados após sofrerem convulsão, ele explica.
Outros sintomas são menos óbvios. Por exemplo, você pode notar problemas de memória ou fraqueza em um lado do corpo. Até que os sintomas se desenvolvam, você pode não saber que tem tumor cerebral.
Caso tenha sintomas que sugerem tumor cerebral, procure atendimento médico. Se médico pode fazer exame físico e perguntar sobre seu histórico pessoal e familiar. Você pode precisar fazer exames adicionais. Tumores podem ser detectados por métodos de imagem como
tomografia computadorizada e ressonância magnética.
“Tecnologias de imagem cerebral mudaram a forma como podemos visualizar anormalidades”, explica dr. Gilbert. Elas permitem aos cirurgiões aprender o máximo possível sobre o tumor e o removê-lo com mais segurança.
Tratamento do tumor cerebral
O tratamento depende do tipo e localização do tumor. Pode envolver cirurgia, radiação ou medicação que mata ou bloqueia o crescimento de células cancerosas.
Geralmente o tratamento de tumor cerebral requer uma equipe de profissionais. Isso pode incluir cirurgiões, especialistas em câncer, nutricionistas e enfermeiros. A equipe faz mais do que tratar o tumor. Ela também tenta minimizar seu impacto na qualidade de vida do paciente.
Saiba
mais:
Metástase - O que é câncer metastático e tratamento
Lesão cerebral traumática - Trauma no cérebro
Aparelhos celulares - Radiação e perigos à saúde
O que causa dores de cabeça? Tensão é causa mais comum
Tabagismo e problemas de saúde
Luta contra o Câncer - Alimentação e hábitos alimentares
Quimioterapia - O que é, tipos
Radioterapia
Gostou desse artigo? Então você pode recomendá-lo com o Google +1:
|
Use a busca abaixo para encontrar o que deseja em mais de 5 mil páginas sobre esporte, saúde e bem-estar:
|
Créditos:
Tradução: copyright © 201 7
por Helio Augusto Ferreira Fontes
Texto: NIH - National Institutes of Health
|