Quais são as causas da vasculite
A vasculite ocorre quando o sistema imunológico ataca os vasos sanguíneos do corpo por engano. O que ocasiona isso não é totalmente compreendido.
Uma infecção recente ou crônica pode desencadear o ataque. O corpo também pode atacar seus próprios vasos sanguíneos em reação a um medicamento. A vasculite também pode estar ligada a certos cânceres do sangue, como leucemia e linfoma.
Algumas vezes um transtorno autoimune pode desencadear a vasculite. Transtornos autoimunes ocorrem quando o sistema imunológico fabrica anticorpos que atacam e danificam os próprios tecidos ou células do corpo. Exemplos de transtornos autoimunes incluem lúpus, artrite reumatóide, e escleroderma. O paciente pode ter esses transtornos por anos antes de desenvolver vasculite.
Quem tem risco de desenvolver vasculite
A vasculite pode afetar pessoas de todas a idades, etnias, e ambos os sexos. Alguns tipos de vasculite parecem ocorrer mais freqüentemente em pessoas que:
* Têm certas condições médicas, como hepatite C ou B crônica.
* Têm certos transtornos autoimunes, como lúpus.
* Fumam.
Tratamento para vasculite
O principal objetivo do tratamento para vasculite é reduzir a inflamação dos vasos sanguíneos afetados. Isso é geralmente feito reduzindo ou interrompendo a resposta imune que causou a inflamação.
O tratamento para vasculite depende do seu tipo, que órgão afetou, e sua severidade. Pessoas com vasculite severa recebem tratamento com medicamentos sob prescrição médica. E ocasiões raras, cirurgia pode ser feita para remover aneurisma decorrente da vasculite. Pessoas com vasculite leve podem obter alívio através de analgésicos como aspirina e ibuprofeno.
|